SuperBomber3000 Escreveu:O problema é a quantidade de demanda que aumentou muito desde que os canais passaram a dublar mais e mais. Alguns dubladores como o Guilherme Lopes disseram que não tinha como deixar a dublagem só no eixo RJ-SP como era antes. Daí Miami e estúdios dentro do Brasil e fora do eixo acabam ganhando mais e mais trabalhos, seja por ocupação dos estúdios dentro do eixo que já dublam bastante, ou por preços mais baixos desses outros vindos de Belo Horizonte, Miami, Campinas e etc. Não que esses trabalhos devam ser aceitos, mas as causas devem ser bem especificadas. É por isso que cada vez mais temos "dublagens desconhecidas" aparecendo.Sim, realmente a quantidade de dublagem realizada aumentou nos últimos anos, especialmente por causa desse boom que aconteceu com a TV paga. Mas não acredito que os trabalhos feitos em Miami, Campinas ou BH ocorram por falta de mão de obra no Rio ou em São Paulo, mas sim pra reduzir custos e baratear todo o processo, deixando uma margem maior para lucro. De qualquer forma, ainda considero a dublagem feita fora do Brasil pior por não estar sequer movimentando dinheiro aqui dentro. Eu já vi alguns dubladores comentando dessa questão de sair do eixo Rio-São Paulo, mas acho que é preciso ter qualidade e não dar rasteira nos preços cobrados, como ocorre atualmente - pelo menos foi o que deu a entender numa entrevista que colocaram aqui no fórum com o pessoal que dubla em BH.
Quanto ao assunto recente: esse Glitter Force é só um lixo da Saban. De certo já tinha o meu boicote quando foi noticiado, essa dublagem é só a pá pra enterrar de vez.
O JBox postou uma reflexão bem sensata sobre essa questão das dublagens. Eles focam em animes, mas acho que é possível estender o raciocínio pra além disso.