Kevinkakaka Escreveu:Acho que isso é mais um indício de que eles não tem mais excesso de trabalho desde que passaram a pagar corretamente os dubladores...
Podia ter sido antes, já que a quantidade absurda de trabalho que eles fizeram pela metade do preço já causou estrago no mercado e agora as distribuidoras querem pagar valores bem mais baratos aos polos tradicionais... Mas antes tarde do que nunca.
Eu me pergunto o que levou eles a assinarem o acordo. Será que houve muita fuga de talento humano pra São Paulo e isso estava comprometendo os trabalhos deles, vide Rick and Morty? Se for esse o caso, esse boicote a quem trabalhava lá no fim das contas fez um grande favor pro público consumidor de dublagem.
Eu sei que o boicote em cima dos dubladores que foram trabalhar lá foi pesado, causando "fuga" até pro RJ se a gente ligar os pontos, no caso de uma certa dubladora carioca de renome que estava em SP, e que eu não sei se devo citar o nome aqui pra não queimar o filme de ninguém.
No fim, talvez essa história tenha tido um fim positivo, mas não concordo que os fins justifiquem os meios. Campinas fez muito trabalho medíocre ruim entre o ano passado e a primeira metade deste ano de 2018, mas a conduta de caça-às-bruxas que eu sei que aconteceu em São Paulo nos últimos tempos (e ainda acontece) está longe de ser ética ou moralmente aprovável. Seria bom se mais gente em São Paulo tivesse a postura do Nelson Machado, mas não é o caso de muita gente.