Trailers Dublados 2

4113 Replies, 705461 Views

Bruna Escreveu:Então, querido, peço desculpas por ter me expressado de tal forma que deu abertura pra essa leitura, como se eu estivesse sendo combativa ou lhe antagonizando de propósito; a minha intenção é sempre de ser educada e clara, mas nem sempre é possível passar isso nas mensagens, principalmente quando é algo que pode ter um significado emocional – pra mim é o caso dessas dublagens paulistas antigas. Eu, ainda criança, participava de comunidades dedicadas à "descobrir" e compartilhar essas dublagens raras, esquecidas, e, do meu jeitinho, contribuí pra sites como o Tela de Cinema, que tornaram acessíveis inúmeras dessas grandes dublagens que podem não ser as mais famosas, mas ainda merecem reconhecimento.

A minha frustração teve dois motivos, e nenhum deles teve a ver com a sua educação nem tom. A primeira questão foi que você entendeu a "minha lógica" de forma incorreta e, dali, extrapolou pra uma conclusão que eu nunca defenderia; admiro muito a Marli e gosto do trabalho dela nas dublagens originais dos filmes, mas seria péssimo ela na Christina Ricci adulta. A segunda frustração é justamente essa questão de nós sermos fãs de dublagem, e sabermos de coisas que os "casuais" esquecem. Então, quando eu fico irritada com alguém por só mencionar o Chico José, é muito porque eu vejo tanto mérito nos outros como nele; é CLARO que o público vai conhecer mais as dublagens do Chico e do Bardavid, mas isso não quer dizer que é inválido que eu cobre um pouco mais de conhecimento dos membros daqui, que são, como eu, fãs de dublagem. Aí, é claro, tem o argumento de que a dublagem é carioca, aí supostamente não faria sentido falar do LC ou do Carlinhos... o problema é que o Chico José é paulista, começou a dublagem em São Paulo e, por mais que tenha feito boa parte de sua carreira no Rio, é atualmente um dublador paulista, atuante em São Paulo, então não existe diferença no momento nesse quesito.

Enfim, como eu disse, não é só que o Chico fez o Fester na dublagem carioca do primeiro filme, mas ele também é o dublador que mais fez o Christopher Lloyd, e eu estava simplesmente esclarescendo que o LC tem só uma produção a menos em relação à ele, e fez antes do Chico o filme. No caso da Adriana é a mesma coisa, ela é de longe quem mais fez a Christina Ricci e fez ela na dublagem "clássica" carioca. É isso, não disse que o Chico não deveria ser homenageado, mas que o LC e o Carlinhos merecem estar na conversa também, por mais que você possa apelar pra um consenso público de pessoas que viram mais a carioca do que a paulista — por que isso é importante? Um grande trabalho como o do LC é um grande trabalho, não importa em que mídia foi lançado.

#paz e amor

Não esperava que um comentário meu causaria tudo isso, peço desculpas caso eu tenha passado uma tal impressão e de não ter considerado o LC e o Carlinhos (eu sei que ambos dublaram o ator, só não sei se a MGE chamaria um dos dois pra dublar o ator), só citei o Chico obviamente por conta da dublagem carioca (pois sabemos que o Bardavid infelizmente não tem como), mas mesmo assim melhor esperar até Agosto ou Setembro pra saber quem dublou o ator.
Novamente, peço desculpas pelo o que resultou essa conversa.
Moon Knight Escreveu:Bruna, primeiramente: não vejo necessidade de me responder com deboche ou agressividade. Em momento algum te ataquei ou feri algum direito ? pelo contrário, tento manter o respeito com todo mundo aqui, mesmo quando discordo. E aliás, concordo com a maioria dos seus posicionamentos no fórum, o que torna ainda mais estranho esse tom. Tratar os outros com educação não deveria ser visto como coisa de ?intelectual?.

Bom, acho importante esclarecer: não deturpei o que você disse, só segui a mesma linha de raciocínio e levei ela pra outra direção. Você argumentou que o Chico não deveria ser homenageado por não ter sido o primeiro e nem muito mais recorrente que outros a dublar o ator ? citando o LC como alguém que o dublou primeiro e com bastante histórico. O que eu quis dizer foi: se o critério for esse ? de prioridade ou frequência ? então, por coerência, também deveríamos considerar a Marli Bortoletto pra dublar a Christina Ricci na série da Wandinha, já que ela foi a primeira a dublar a atriz nos filmes da franquia, mesmo que tenha sido só nas versões em VHS.

Mas sabemos que esse tipo de escolha vai além da ordem ou da constância. Vai também do que ficou no imaginário do público. As dublagens cariocas, tanto do Chico quanto da Adriana, foram as que mais circularam, e acabaram se tornando as vozes ?oficiais? dos atores na franquia pra muita gente. Então, quando se fala em homenagem, o apelo popular pesa ? não por desmerecer os outros trabalhos, mas por reconhecer o que marcou.

O ponto todo é: existem diferentes critérios possíveis pra justificar uma homenagem. O seu é legítimo, mas o meu também é. Não estou apagando a história de ninguém ? só propondo outro olhar dentro do mesmo debate, de maneira saudável.

"então, por coerência, também deveríamos considerar a Marli Bortoletto pra dublar a Christina Ricci na série da Wandinha, já que ela foi a primeira a dublar a atriz nos filmes da franquia, mesmo que tenha sido só nas versões em VHS"

Isso seria a treva,

Sou a favor de coerência, ou se defende bonecos ou não defende. Tipo amar a Marcia Regina em "Eu Sei O Que você Fizeram" e não querer Wellington Lima.

Normalmente a defesa é parcial por ter fãs. Fãs do Briggs sempre querem ele em tudo, sempre, mesmo não combinando. Mas é aquilo querem Briggs no Superman jovem - mesmo sem combinar - mas não querem a Monica Rossi na Lois jovem por não combinar.

Mas convenhamos que Marli na Wandinha seria terrível... rs
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
DavidDenis Escreveu:Sou a favor de coerência, ou se defende bonecos ou não defende. Tipo amar a Marcia Regina em "Eu Sei O Que você Fizeram" e não querer Wellington Lima.

será que vai ter coerência na escolha do dublador do Matthew Lillard em pânico 7?
[video=youtube;fqYIg0OK-Bc]https://www.youtube.com/watch?v=fqYIg0OK-Bc&ab_channel=AppleTv%2BTrailers[/video]
Bruna Escreveu:#paz e amor
Total Bruna, agora consigo entender melhor seus pontos e reitero, ambos os critérios são válidos! Quanto à comunicação, acontece kkkk
#pazeamor (resumi sua mensagem pra resposta não ficar tão longa)

JAXK Escreveu:Não esperava que um comentário meu causaria tudo isso, peço desculpas caso eu tenha passado uma tal impressão e de não ter considerado o LC e o Carlinhos (eu sei que ambos dublaram o ator, só não sei se a MGE chamaria um dos dois pra dublar o ator), só citei o Chico obviamente por conta da dublagem carioca (pois sabemos que o Bardavid infelizmente não tem como), mas mesmo assim melhor esperar até Agosto ou Setembro pra saber quem dublou o ator.
Novamente, peço desculpas pelo o que resultou essa conversa.
Querido, não precisa se desculpar, você apenas fez um comentário que gerou diversos pontos de vista, somos humanos e às vezes, acabamos por nos desentender.

DavidDenis Escreveu:"então, por coerência, também deveríamos considerar a Marli Bortoletto pra dublar a Christina Ricci na série da Wandinha, já que ela foi a primeira a dublar a atriz nos filmes da franquia, mesmo que tenha sido só nas versões em VHS"

Isso seria a treva,

Sou a favor de coerência, ou se defende bonecos ou não defende. Tipo amar a Marcia Regina em "Eu Sei O Que você Fizeram" e não querer Wellington Lima.

Normalmente a defesa é parcial por ter fãs. Fãs do Briggs sempre querem ele em tudo, sempre, mesmo não combinando. Mas é aquilo querem Briggs no Superman jovem - mesmo sem combinar - mas não querem a Monica Rossi na Lois jovem por não combinar.

Mas convenhamos que Marli na Wandinha seria terrível... rs
Então, mas foi exatamente por isso que citei a Marli ? não porque eu ache que ela devesse dublar a Christina Ricci hoje (seria realmente bizarro, rs), mas pra mostrar que seguir só a lógica da coerência histórica nem sempre leva às melhores escolhas. Meu ponto era justamente esse: às vezes, o que mais marca o público é o que faz mais sentido manter.
Moon Knight Escreveu:Querido, não precisa se desculpar, você apenas fez um comentário que gerou diversos pontos de vista, somos humanos e às vezes, acabamos por nos desentender.

Entendi, agradeço pela resposta
Paseven Escreveu:será que vai ter coerência na escolha do dublador do Matthew Lillard em pânico 7?

Se for o Sérgio Corcetti, sim, mas podem acabar indo por outro dublador mesmo
(Este post foi modificado pela última vez em: 26-04-2025, 08:41 por JAXK.)
DavidDenis Escreveu:Sou a favor de coerência, ou se defende bonecos ou não defende. Tipo amar a Marcia Regina em "Eu Sei O Que você Fizeram" e não querer Wellington Lima.
Equiparar o Well no Freddie com a Márcia Regina na Jennifer Love Hewitt não faz sentido; não é só que a Márcia fez os filmes originais, ela também (e perceba que é um agravante, não o único ponto que eu estou fazendo) é, de longe, a dubladora que mais fez a atriz de qualquer polo, e ainda outro ponto importante: a escala ainda funciona.

No caso do Well, sim, ele fez os dois filmes originais, mas nunca mais; vários outros dubladores mesmo em SP assumiram o ator depois, e convenhamos que a a escala é horrível e não funcionaria hoje em dia, se é que funcionou na época... debatível.

Eu respeito se você queria o Well no filme novo, mas discordo que seja a mesma coisa e que se é pra defender um necessariamente tem que defender o outro... não é assim, vamos ter mais nuance, por favor...
True love will find you in the end.
JAXK Escreveu:Se for o César Marchetti, sim, mas podem acabar indo por outro dublador mesmo

mas ele nunca nem fez o ator
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
JAXK Escreveu:Se for o César Marchetti, sim, mas podem acabar indo por outro dublador mesmo

Pq seria o César Marchetti?

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 183 68.670 Ontem, 13:01
Última postagem: Bruna'
  Games Dublados Paseven 2.534 794.196 26-08-2025, 20:56
Última postagem: Diego brando
  Animes dublados (2025) Jef 361 39.045 26-08-2025, 14:56
Última postagem: DavidDenis
  Episódios Censurados Dublados Danilo Powers 61 45.954 22-08-2025, 13:46
Última postagem: johnny-sasaki
  Filmes ou séries que não funcionam dublados H4RRY51 24 1.033 07-07-2025, 17:05
Última postagem: H4RRY51

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)