Opiniões Impopulares Sobre Dublagem

3773 Replies, 945818 Views

(03-07-2026, 09:43 )Thiago. Escreveu: Então, saiu o trailer da nova temporada de Soy Luna e muita gente não curtiu a voz do Luy Campos na personagem Delfi. Ele fez essa personagem nas temporadas antigas, que foram exibidas há muito tempo atrás

Nesse hiato teve a transição dele e a voz ficou bem mais grossa pra uma personagem feminina. Eu acho que em casos assim valia a pena trocar a voz. Não sei vocês

Eu concordo, acho q a Nathalia Guillen poderia dublar a Delfi, mas não sei se ela dubla na MAC
É preciso saber viver! Smile
A Rosane Corrêa fez um trabalho maravilhoso dublando a Brenda em Todo Mundo em Pânico 4
(07-07-2026, 13:17 )Jack_Spicer Escreveu: A Rosane Corrêa fez um trabalho maravilhoso dublando a Brenda em Todo Mundo em Pânico 4

Pq não foi a Marisa nesse filme?
(07-07-2026, 13:25 )Duke de Saturno Escreveu:
(07-07-2026, 13:17 )Jack_Spicer Escreveu: A Rosane Corrêa fez um trabalho maravilhoso dublando a Brenda em Todo Mundo em Pânico 4

Acho Que Ela Não Dublava Mais na Herbert Nessa Época

Nesse corte da live que a Marisa fez com a Larissa Cardoso (no canal dela, no caso), ela explica melhor porque não dublou a Brenda no quarto filme:
(07-07-2026, 13:35 )Derek Valmont Escreveu:

Nesse corte da live que a Marisa fez com a Larissa Cardoso (no canal dela, no caso), ela explica melhor porque não dublou a Brenda no quarto filme:

Ah ss, não lembrava desse vídeo, obg Derek!

Eu concordo. Claro que prefiro a Marisa, mas a Rosane foi o nome certo na ausência dela.
Eu não sei se é uma opinião impopular, mas não consigo pensar em outro tópico para comentar isso.

Acho intrigante (ia dizer "surpreendente", mas não é "surpresa" a palavra correta) ver como a relação dos fãs de dublagem (e do próprio público, em geral) com reality shows é, digamos, "paradoxal". Eu entendo os porquês disso acontecer, mas não deixa de ser intrigante.

Digo porque, realities e documentários provavelmente são o principal ganha-pão do mercado e fonte de currículo para vários dubladores. É o tipo de produção que tem mais volume de trabalho na prática, e ainda assim, é o mais ignorado. Eu entendo isso acontecer e até concordo (são produções com orçamentos de produção menores do que um filme ou um desenho, mais "fáceis" de produzir), mas é um paradoxo isso acontecer, na prática.
(06-02-2026, 16:07 )Gabriel Escreveu: Apesar de eu ver que uma galera fica meio “puta” com o fato de as grandes produções estarem divididas entre Rio e SP hoje em dia. Sinceramente eu vejo mais como uma “reparação histórica”. Tipo, isso é reflexo de um mercado que, por anos e anos, teve uma preferência pela dublagem carioca — coisa de 30 anos fácil, puxando ali pra 40.

A AIC foi top por 10 anos, 10 anos em que SP dominou (62–72). Não vou contar o período anterior porque muita coisa nem era dublada na TV, mudou com a lei do Jânio Quadros, em 61, que tornou obrigatório que TUDO fosse dublado para passar na TV.

Em 72, a AIC começou a decair por problemas internos, e a Globo foi ganhando seu lugar ao sol como a grande emissora da TV brasileira. Com isso, a Herbert Richers foi crescendo ali, devido à forte ligação entre as duas. E, sei lá, até 2002, quando a TV a cabo estourou e o DVD se popularizou, tomando o lugar do VHS, a coisa foi se equilibrando — embora SP já tivesse ganhado um bom espaço com o VHS, ali deu uma equilibrada.

Porém, é bizarro pensar que, nos anos 70 e 80, uma galera foi de Sampa pro Rio porque não tinha trabalho lá. Bizarro mesmo, porque todos eram bons e tinham seu lugar ao sol. Talvez o único dublador que não tenha vindo já consagrado pro Rio tenha sido o Hamilton, que ainda assim já tinha feito CHiPs, como o protagonista da série.

E em 2012–13–14, quando a Disney muda de vez pra São Paulo, isso se dá devido ao maior comprometimento com questões de prazo (segundo o Wendel Bezerra, em conversa com o Seixas, que disse ter ouvido isso do cliente: os clientes migraram mais pra SP por causa do comprometimento com entrega no prazo, coisa que o Rio estava deixando a desejar).

Hoje, SP domina, mas é coisa de 55% vs. 45%; não é aquela discrepância dos anos 80, em que a HR pegava 80% do mercado sozinha, enquanto os outros estúdios do Rio ficavam com 10% e SP com os outros 10%. Então, dublador paulista ou dublador carioca que não dublava na HR tinha que ser MUITO BOM pra trampar MUITO — tinha que REBOLAR pra ganhar dindin. Por isso o Campa fez “todos” os filmes em SP, e o Rodney estava em todos os estúdios fora a HR, pra ver se conseguia ganhar algo.

Sobre a Disney, não fico feliz com os caminhos que ela tomou na dublagem, mas essa migração pra São Paulo foi boa pra mudar os ares e ouvir vozes novas nos grandes projetos. Tanto que as primeiras dublagens deles eram muito boas. O problema é que foram trocando as gestões responsáveis, e a coisa foi virando essa bola de neve que é hoje, que ninguém gosta — a não ser quem tá lá dentro.
Ela pode dominar no número de projetos em geral, mas falando em estúdio, a Delart ainda é a líder de mercado, a maioria das grandes produções são feitas lá (que bom) e isso mesmo perdendo Disney, Paramount, Fox e Netflix nos últimos anos.
(08-07-2026, 10:16 )Victinho Escreveu: Ela pode dominar no número de projetos em geral, mas falando em estúdio, a Delart ainda é a líder de mercado, a maioria das grandes produções são feitas lá (que bom) e isso mesmo perdendo Disney, Paramount, Fox e Netflix nos últimos anos.

Você mesmo já falou de Disney, Fox, Paramount e Netflix. Isso prova do quão está equilibrada a questão dos grandes projetos.
Isso que eu estou falando não é opinião ou opção pessoal, é análise.

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)