Catalogação: Arquivo de dublagens usando IA (oficiais e amadoras)

17 Replies, 2837 Views

DavidDenis Escreveu:O locutor e dublador Igor Lott entrou na Justiça contra a Uber acusando a empresa de utilizar indevidamente sua voz em uma propaganda.

Além do processo conta a Uber, Igor Lott abriu outras três ações com base nas mesmas alegações contra o Banco do Brasil, o Shopping Anália Franco e o Bradesco.

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/roge...copiaecola

Depois de já alguns anos com a voz dele sendo replicada com fins lucrativos em diversos veículos, comerciais, vídeos institucionais, resumos de filmes no Youtube e coisas do tipo, eu não sei se isso veio no tempo certo.
O meu pai assiste bastante vídeo narrado por IA e eu sempre ouço a voz do Igor em tudo quanto é coisa, é bem doido isso.
True love will find you in the end.
Exato. A voz do Igor tá muito comum. Mas isso mostra também como tá comum narrações e locuções usando IA.
Assistindo a estreia do novo canal Times Brasil - CNBC neste domingo eu vi um documentário que parecia dublado por IA. Não era dublagem ruim, era claramente IA, mas uma IA que nem estava tão ruim, era bem "ok".

O canal Time Brasil já tinha anunciado que seria o primeiro canal jornalístico a usar IA de forma clara e assumida em imagens, animações, cenários, traduções, legendas e até gerando texto. A parte sobre textos via IA estava até no release para a imprensa. Logo, dublagem seria apenas mais uma coisa usando IA no canal.

Entre no Twitter X e vi este comentário do jornalista Gabriel de Oliveira (Rick Souza) dono do TV POP.

https://x.com/RickSouza/status/1858306012421530045

Pelo visto temos o primeiro canal que vai sim dublar tudo por IA em sua programação e eles licenciaram todo o conteúdo da rede de TV americana CNBC para o Brasil.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Estou vendo que cada vez mais a IA chegou pra ficar no YouTube. Hoje fui ver o vídeo da Coreia do Norte no canal do Matt e da Julia e tá lá forte o áudio em português e outro idiomas. Ela ainda se perde em palavras, uma foi guia (de turismo) que virou dieta.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
DavidDenis Escreveu:Estou vendo que cada vez mais a IA chegou pra ficar no YouTube. Hoje fui ver o vídeo da Coreia do Norte no canal do Matt e da Julia e tá lá forte o áudio em português e outro idiomas. Ela ainda se perde em palavras, uma foi guia (de turismo) que virou dieta.
Dei uma assistida, colocaram as vozes do Robson Kumode e da Tati Keplmair nos youtubers, será que teve permissão dos mesmos? Ou eles não tem ideia?
Amar não é pecado! 🍃
Raposita Escreveu:Dei uma assistida, colocaram as vozes do Robson Kumode e da Tati Keplmair nos youtubers, será que teve permissão dos mesmos? Ou eles não tem ideia?
Acho que isso já foi discutido em um outro tópico; as vozes desses dois, do Gabriel Noya e de mais alguns aparecem direto nessas dublagens de IA do YouTube. Pessoalmente, eu duvido muito que eles tenham dado permissão explícita levando em conta que são parte da campanha da Dublagem Viva, mas é possível que talvez algum contrato que tenham assinado tivesse uma cláusula de IA na letra miúda... vai saber.
True love will find you in the end.

Esse canal gringo de Dragon Ball (SmugStick) costuma usar a voz do Robson Kumode versão I.A
Amar não é pecado! 🍃

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Gafes de dublagens Clockwork217 1.447 461.882 16 minutos atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Escalações que deveriam ser oficiais Daniel Felipe 970 156.920 Ontem, 21:12
Última postagem: Luizzs
  Novidades sobre Dublagens CH (2025) Thiago. 765 41.260 26-08-2025, 19:20
Última postagem: Yatogam1
  Dublagens em que há repetição de vozes SuperBomber3000 314 103.716 26-08-2025, 15:22
Última postagem: Danilo Powers
  Dublagens de Curitiba SuperBomber3000 135 52.237 25-08-2025, 21:57
Última postagem: SuperBomber3000

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)