Tópico criado com o objetivo de pesquisar mais sobre a Áudio Brasil, filmes e séries dublados, diretores, corpo de dubladores. Me baseei no tópico da Herbert Richers para saber um pouco mais do estúdio.
O estúdio teve uns problemas sindicais lá por 2007, até se não me engano virar o Belas Artes que era completamente marginalizado dentro da dublagem paulista até 2012 mais ou menos, que depois virou a ArtWay que tentou se inserir (e quase conseguiu um tempo) mas depois teve problemas de novo. A linha do tempo, de forma porcamente resumida é essa.
Tinha gente grande nos primeiros elencos do estúdio, depois entrou aquela galera que dublava quase que só no Belas Artes e alguns estúdios bem obscuros (tipo a Cinedub de Piracicaba - que depois virou Marmac - a Makkio, e também Campinas na época); alguns nomes até conseguiram se inserir de fato no mercado depois disso e fazer seu nome na dublagem paulista, mas é uma coisa que também não foi de uma hora para a outra.
Quanto a elencos da Audio Brasil (e depois do Belas Artes), há alguns catalogados na Dublagem Wiki através de créditos de DVDs antigos e registros que existem por aí. Dado o que o estúdio dublou, é o que se consegue catalogar.
Eu acho que os artigos da Dublagem Wiki deveriam é ser mesclados e melhor formatados. A versão hispânica da wiki por exemplo tem vários estúdios catalogados em artigos únicos, principalmente quando a gestão de cada estúdio é a mesma.
E imagino que seja o mesmo caso da H2D agora, que foi Art Way Filmes, e antes Belas Artes, e bem antes Audio Brasil. Até então, como mencionei no tópico anterior, não sabia o que raios era a Audio Brasil até terem me mencionado, porque a princípio o artigo de tal estúdio não tinha descrição nenhuma, o máximo que tinha era a localização do estúdio, sua fundação e seus trabalhos.
Deviam colocar a trajetória de cada um de acordo com o nome fantasia da empresa num artigo só até chegar na H2D, ao meu ver.
Jef Escreveu:Eu acho que os artigos da Dublagem Wiki deveriam é ser mesclados e melhor formatados. A versão hispânica da wiki por exemplo tem vários estúdios catalogados em artigos únicos, principalmente quando a gestão de cada estúdio é a mesma.
E imagino que seja o mesmo caso da H2D agora, que foi Art Way Filmes, e antes Belas Artes, e bem antes Audio Brasil. Até então, como mencionei no tópico anterior, não sabia o que raios era a Audio Brasil até terem me mencionado, porque a princípio o artigo de tal estúdio não tinha descrição nenhuma, o máximo que tinha era a localização do estúdio, sua fundação e seus trabalhos.
Deviam colocar a trajetória de cada um de acordo com o nome fantasia da empresa num artigo só até chegar na H2D, ao meu ver.
É que a H2D, diferentemente dos seus antecessores, hoje eu acho que no máximo só tem, e se tiver, um escritório/representação em SP capital, enquanto a sede foi movida para Orlando nos EUA. Quanto aos demais, eles até foram "a mesma coisa" em termos de espaço físico - e problemas com o mercado, convenhamos - mas não foram em termos de administração, a Audio Brasil tinha um dono, o Belas Artes outro, e a ArtWay outra.
E voltando ao ponto do tópico, quanto a trabalhos do estúdio em questão, eu sei que o Faduli dirigiu algumas coisas lá no começo do estúdio, que inclusive estão catalogadas aqui no Fórum. Fora isso tem mais coisas catalogadas na Wiki com o elenco que lá se formou depois disso. O Wendel e o Élcio Sodré também deram aulas no curso de dublagem de lá até mais ou menos 2007, antes dos problemas do estúdio com o mercado se iniciarem.
Por alguma razão eu achava q esse estúdio era do RJ
Qual o ano de fundação e de encerramento?
Amar não é pecado! 🍃
Sei não, mas é o meu objetivo saber por meio deste tópico.
PH JR Escreveu:Sei não, mas é o meu objetivo saber por meio deste tópico.
Sugiro tentar falar com a Raquel Elaine ou outro diretor da casa, talvez tenham contato pra ajudar a saber mais sobre como iniciou o estúdio, ou caso tenha um site deles pode ter história também.
A Lívia Simardi não era diretora da casa? Acho que ela foi quem mais deu certo dessa leva, dubla até produções da Disney, hoje em dia. A Vany Américo também se deu bem, acho que ela era coordenadora ou algo assim.
Moon Knight Escreveu:A Lívia Simardi não era diretora da casa? Acho que ela foi quem mais deu certo dessa leva, dubla até produções da Disney, hoje em dia. A Vany Américo também se deu bem, acho que ela era coordenadora ou algo assim.
Vários dubladores de SP que hoje são grandes, acabaram dublando em algum momento na Audio Brasil/Belas Artes. Não apenas as duas, como vários outros, gente que inclusive pegou o finalzinho da Álamo. Mas, é compreensível também que muitos não queiram ter um grande vínculo até hoje com esse momento da carreira, ou com trabalhos especificamente feitos na Audio Brasil e no Belas Artes.
SuperBomber3000 Escreveu:É que a H2D, diferentemente dos seus antecessores, hoje eu acho que no máximo só tem, e se tiver, um escritório/representação em SP capital, enquanto a sede foi movida para Orlando nos EUA. Quanto aos demais, eles até foram "a mesma coisa" em termos de espaço físico - e problemas com o mercado, convenhamos - mas não foram em termos de administração, a Audio Brasil tinha um dono, o Belas Artes outro, e a ArtWay outra.
Ah sim, eu sei disso, a questão é que, sendo um CEO ou outro, o estúdio permanecia o mesmo, com a mesma gestão e os mesmos clientes. Por isso que, pelo menos no caso dos estúdios pré-H2D, deveriam todos serem mesclados em um artigo ao meu ver. Até a Wikipedia faz isso, um exemplo é a antiga página da Funimation, virou Crunchyroll LLC e permanece como "fundada em 1994". O CEO é diferente mas a gestão é pelo menos 50% a mesma.
|