![]() |
Sobre a Áudio Brasil - Versão para impressão +- Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem! (https://www.dublanet.com.br/comunidade) +-- Fórum: Dublagem +--- Fórum: Falando de Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=10) +--- Tópico: Sobre a Áudio Brasil (/showthread.php?tid=46611) Páginas:
1
2
|
Sobre a Áudio Brasil - PedroJúnior17 - 13-01-2025 Tópico criado com o objetivo de pesquisar mais sobre a Áudio Brasil, filmes e séries dublados, diretores, corpo de dubladores. Me baseei no tópico da Herbert Richers para saber um pouco mais do estúdio. Sobre a Áudio Brasil - SuperBomber3000 - 13-01-2025 O estúdio teve uns problemas sindicais lá por 2007, até se não me engano virar o Belas Artes que era completamente marginalizado dentro da dublagem paulista até 2012 mais ou menos, que depois virou a ArtWay que tentou se inserir (e quase conseguiu um tempo) mas depois teve problemas de novo. A linha do tempo, de forma porcamente resumida é essa. Tinha gente grande nos primeiros elencos do estúdio, depois entrou aquela galera que dublava quase que só no Belas Artes e alguns estúdios bem obscuros (tipo a Cinedub de Piracicaba - que depois virou Marmac - a Makkio, e também Campinas na época); alguns nomes até conseguiram se inserir de fato no mercado depois disso e fazer seu nome na dublagem paulista, mas é uma coisa que também não foi de uma hora para a outra. Quanto a elencos da Audio Brasil (e depois do Belas Artes), há alguns catalogados na Dublagem Wiki através de créditos de DVDs antigos e registros que existem por aí. Dado o que o estúdio dublou, é o que se consegue catalogar. Sobre a Áudio Brasil - Jef - 13-01-2025 Eu acho que os artigos da Dublagem Wiki deveriam é ser mesclados e melhor formatados. A versão hispânica da wiki por exemplo tem vários estúdios catalogados em artigos únicos, principalmente quando a gestão de cada estúdio é a mesma. E imagino que seja o mesmo caso da H2D agora, que foi Art Way Filmes, e antes Belas Artes, e bem antes Audio Brasil. Até então, como mencionei no tópico anterior, não sabia o que raios era a Audio Brasil até terem me mencionado, porque a princípio o artigo de tal estúdio não tinha descrição nenhuma, o máximo que tinha era a localização do estúdio, sua fundação e seus trabalhos. Deviam colocar a trajetória de cada um de acordo com o nome fantasia da empresa num artigo só até chegar na H2D, ao meu ver. Sobre a Áudio Brasil - SuperBomber3000 - 13-01-2025 Jef Escreveu:Eu acho que os artigos da Dublagem Wiki deveriam é ser mesclados e melhor formatados. A versão hispânica da wiki por exemplo tem vários estúdios catalogados em artigos únicos, principalmente quando a gestão de cada estúdio é a mesma. É que a H2D, diferentemente dos seus antecessores, hoje eu acho que no máximo só tem, e se tiver, um escritório/representação em SP capital, enquanto a sede foi movida para Orlando nos EUA. Quanto aos demais, eles até foram "a mesma coisa" em termos de espaço físico - e problemas com o mercado, convenhamos - mas não foram em termos de administração, a Audio Brasil tinha um dono, o Belas Artes outro, e a ArtWay outra. E voltando ao ponto do tópico, quanto a trabalhos do estúdio em questão, eu sei que o Faduli dirigiu algumas coisas lá no começo do estúdio, que inclusive estão catalogadas aqui no Fórum. Fora isso tem mais coisas catalogadas na Wiki com o elenco que lá se formou depois disso. O Wendel e o Élcio Sodré também deram aulas no curso de dublagem de lá até mais ou menos 2007, antes dos problemas do estúdio com o mercado se iniciarem. Sobre a Áudio Brasil - Duke de Saturno - 14-01-2025 Por alguma razão eu achava q esse estúdio era do RJ Qual o ano de fundação e de encerramento? Sobre a Áudio Brasil - PedroJúnior17 - 14-01-2025 Sei não, mas é o meu objetivo saber por meio deste tópico. Sobre a Áudio Brasil - Reinaldo - 14-01-2025 PH JR Escreveu:Sei não, mas é o meu objetivo saber por meio deste tópico. Sugiro tentar falar com a Raquel Elaine ou outro diretor da casa, talvez tenham contato pra ajudar a saber mais sobre como iniciou o estúdio, ou caso tenha um site deles pode ter história também. Sobre a Áudio Brasil - Moon Knight - 14-01-2025 A Lívia Simardi não era diretora da casa? Acho que ela foi quem mais deu certo dessa leva, dubla até produções da Disney, hoje em dia. A Vany Américo também se deu bem, acho que ela era coordenadora ou algo assim. Sobre a Áudio Brasil - SuperBomber3000 - 14-01-2025 Moon Knight Escreveu:A Lívia Simardi não era diretora da casa? Acho que ela foi quem mais deu certo dessa leva, dubla até produções da Disney, hoje em dia. A Vany Américo também se deu bem, acho que ela era coordenadora ou algo assim. Vários dubladores de SP que hoje são grandes, acabaram dublando em algum momento na Audio Brasil/Belas Artes. Não apenas as duas, como vários outros, gente que inclusive pegou o finalzinho da Álamo. Mas, é compreensível também que muitos não queiram ter um grande vínculo até hoje com esse momento da carreira, ou com trabalhos especificamente feitos na Audio Brasil e no Belas Artes. Sobre a Áudio Brasil - Jef - 14-01-2025 SuperBomber3000 Escreveu:É que a H2D, diferentemente dos seus antecessores, hoje eu acho que no máximo só tem, e se tiver, um escritório/representação em SP capital, enquanto a sede foi movida para Orlando nos EUA. Quanto aos demais, eles até foram "a mesma coisa" em termos de espaço físico - e problemas com o mercado, convenhamos - mas não foram em termos de administração, a Audio Brasil tinha um dono, o Belas Artes outro, e a ArtWay outra. Ah sim, eu sei disso, a questão é que, sendo um CEO ou outro, o estúdio permanecia o mesmo, com a mesma gestão e os mesmos clientes. Por isso que, pelo menos no caso dos estúdios pré-H2D, deveriam todos serem mesclados em um artigo ao meu ver. Até a Wikipedia faz isso, um exemplo é a antiga página da Funimation, virou Crunchyroll LLC e permanece como "fundada em 1994". O CEO é diferente mas a gestão é pelo menos 50% a mesma. |