SuperBomber3000 Escreveu:Olha, o sumiço do Caio César, da Monalisa e do Rick de alguns trabalhos mais recentes de Campinas pode corroborar com o que o André disse. O ponto alto foi quando o Mauro Castro dublou Greenleaf lá mas depois se ouviu bem menos. Não sei o que pode ter acontecido nos bastidores.
E isso porque se não estou errado caras como o Guilherme Teruya e o Charles Dalla, que possuem ainda mais tempo de dublagem que os três citados anteriores já estiveram dublando em Campinas antes.
Quer dizer, a maioria desses ainda não tem nem 10 anos de carreira, mas com 3 anos ou 5 anos de profissão já dá pra vivenciar ou notar esse tipo de experiência, especialmente em casos como o do Caio César, que tem uma carreira um tanto quanto meteórica.
Além disso, os únicos que comentaram no post da Flora foram o Ênio Vivona e o Rafael Quelle. Campinas tem bem mais nomes que estes dois e não se viu manifestação por parte de nenhum além deles.
O Rafael Alonso (diretor) também participou dando likes em comentários evasivos e irônicos.
De toda forma, eu não sei porque você defende tanto esses polos. Pra competir com o que há de mais barato no mercado (como o próprio André admitiu dizendo que "quem faz o melhor preço, leva") até estúdios tradicionalmente de qualidade de Rio e São Paulo teriam que diminuir seus preços ao nível do pré-sal, e isso seria sentido tanto artistica quanto tecnicamente.
Fã de dublagem saindo em defesa dessa situação de barateamento dá é tiro no próprio pé.