taz Escreveu:Reinaldo, mesmo como consumidora, ela é um consumidora 'privilegiada', que tem informações privilegiadas, e de quebra participa do processo. É muito diferente de um 'eu' da vida, que sou apenas consumidor. Eu não tenho interesses financeiros na dublagem. De qualquer forma concordo contigo, ela por si só não citou nomes. Entretanto as insinuações que ela fez foram suficientes pra desenrolar uma discussão, onde o nome 'Campinas' foi um dos primeiros que apareceu. É aquela clássica estratégia da 'alfinetada', da 'indireta'. O cara mordeu a isca, e se deu mal como era de se esperar, em território do inimigo. Errou feio, e ainda produziu 'provas' (ou melhor 'pseudo-provas' ou provas aparentes) contra ele mesmo. O certo seria ele ter se mantido calado, como eu disse anteriormente.Lembrando que não foi apenas a Flora que se pronunciou lá na publicação, a Letícia Quinto e a Teresa Anquetin também comentaram, assim como Bruno Marçal e Marcelo Salsicha, mas só vi estes também.
Enfim, é uma questão complicada, mas queria dizer que adoro quando dubladores e dubladoras se unem em prol da profissão, protestando por melhores condições de trabalho, o que é perfeitamente justo, pois dubladores são artistas tão exigidos quanto quaisquer outros tipos de profissionais dessa área como atores globais, músicos, enfim, talvez até mais, porque são obrigados a fazer muitas mais coisas por ano, ao contrário de um ator global, por exemplo, que faz uma ou duas novelas e ás vezes uma produção maior como um filme. E essa batalha não é exclusivamente por dinheiro, mas sim por condições trabalhísticas, e isso pode influir diretamente na qualidade do trabalho, porque profissionais descontentes é igual á trabalhos mal feitos e sem capricho, e isso é o que mais tem hoje em dia.
E vale lembrar que isso não é nem um pouco novo, dubladores são obrigados a lutar ferrenhamente por seus justos direitos desde que dublagem é dublagem. A diferença, taz, é que antigamente não tinha rede social, não tinha como você fazer apelos desse tipo, numa plataforma que permitiria que tal mensagem chegasse a inúmeras pessoas, incluindo pessoas importantes. Eu tenho certeza que os dubladores protestariam sim antigamente em redes sociais se elas já existissem, e pra mim isso não é errado, até porque a Flora fez esse protesto no perfil pessoal dela, e não numa página ou algo do tipo, eu percebi que a capa dela é "Fora Temer" e ela compartilha várias coisas que tem a ver com ideologias pessoais dela, então quer dizer, eu acho uma grande besteira esse negócio que pessoa pública não pode opinar sobre nada, eu acho que isso tinha que cair, porque pessoas públicas são humanas, tem opiniões, se indignam quando as coisas estão erradas, se a gente ficar corroborando isso, daqui a pouco todo mundo vai voltar a tentar ser "clean", não dar opiniões pra não dar polêmica, e isso é totalmente bullshit.
Desculpa se escrevi muito, não era a intenção.

True love will find you in the end.