taz Escreveu:Eu sou um dos primeiros a defender a qualidade da dublagem brasileira. Concordo absolutamente que é preciso que tudo funcione da forma mais justa possível, em relação a preços e tudo mais. Eu creio sim que uma boa dublagem, realmente não custa barato, tem que ter as pessoas certas, na função certa, é resultado de uma soma de talento e competência. Sempre houve um pessoal que praticava preços abaixo do mercado. Sempre, e sempre houve tbem dublagens de qualidade duvidosa, independente da praça em que fosse produzida. Juridicamente, não existe nada que pese, pelo que eu vejo, contra o pessoal que recorre a esse tipo de prática. Não tem nem pq usar o selo 'pirata'.
.
Taz, existem valores determinados pelo SATED SP que Campinas, segundo os dubladores de SP, não está cumprindo. E pelo que se diz nas conversas, o desrespeito é muito mais gritante do que aquele que volta e meia acontece nas duas grandes praças.
Eu acho que se você preza pela justiça e pela qualidade, não devia deslegitimar as críticas que os profissionais expõem ao público consumidor. Você fala como se dublagem não fosse uma profissão séria. Existe "prova" sim, existe "julgamento" sim, pois a partir do momento que alguém oferece concorrência desleal numa profissão amparada por um sindicato, caso seja realmente verdade, é passível de medidas.