Kevinkakaka Escreveu:Olhando por outro lado, quem paga Netflix e TV a cabo e está consumindo dublagens de baixa qualidade somos nós.
É de interesse de quem acompanha dublagem, e se não fosse esse post a maioria de nós não estaria sabendo da suposta pirataria dessas dublagens. Sim, a Flora não apresentou provas, mas o fato dos dubladores da Dubbing terem rebatido com ironia ao invés de argumentos diz MUITA coisa.
Eu vejo toda a hora o pessoal falando em 'provas' aqui. Mas isso não é um inquérito policial. Nem tampouco um julgamento. Não é necessário provar nada. Não questiono a ausência de provas, e nem a presença delas, porque não estou envolvido em uma investigação, não sou eu quem julgo aqui.
O que eu posso fazer é apenas uma apreciação a partir do ponto vista ético sobre a questão. O fato é que a Flora não é uma pessoa qualquer do público que pode sair falando qualquer coisa que dá na telha. Ela é uma profissional. As palavras dela tem um peso diferente do que qualquer um que venha a fazer uma crítica neste sentido. Primeiro porque ela traz a tona assuntos que não são de interesse do grande´público. E segundo porque ela tem interesse no caso, portanto ela não tem isenção pra falar sobre o assunto, afinal, digamos assim, ela seria uma das beneficiárias de um eventual dolo que venha a ocorrer contra a parte que ele está atacando.
Não estou aqui pra defender ou acusar ninguém, estou apontando um erro da parte dela, que a meu ver, prejudica e muito o discurso dela. Não é uma crítica desinteressada. É totalmente enviesada, e tem um claro objetivo (ou objetivos pro trás), que de uma certa forma, podem gerar benefícios a ela.
Eu sou um dos primeiros a defender a qualidade da dublagem brasileira. Concordo absolutamente que é preciso que tudo funcione da forma mais justa possível, em relação a preços e tudo mais. Eu creio sim que uma boa dublagem, realmente não custa barato, tem que ter as pessoas certas, na função certa, é resultado de uma soma de talento e competência. Sempre houve um pessoal que praticava preços abaixo do mercado. Sempre, e sempre houve tbem dublagens de qualidade duvidosa, independente da praça em que fosse produzida. Juridicamente, não existe nada que pese, pelo que eu vejo, contra o pessoal que recorre a esse tipo de prática. Não tem nem pq usar o selo 'pirata'.
Agora, o pessoal de Campinas, tbem errou, era melhor que se mantivessem calados. Esse tipo de coisa é como se fosse uma armadilha. E eles caíram. Ninguém é perfeito, afinal. Agora, todo mundo fica fazendo juízo de valor, sobre os caras disseram ou não disseram. Tudo que eles dissessem neste caso seria usado contra eles. Mesmo que fosse a coisa mais perfeita do mundo.
A conduta deles pode não ser ética, mas também não é ilegal. Tanto é que os estúdios existem e estão funcionando.
De minha parte, eu encerro por aqui mesmo esse assunto.