Reinaldo Escreveu:Bom se não vão catalogar ou participar no fórum por esse motivo no futuro fica a critério, estar crescendo não vejo algo primordial e sim se são aptos pra terem esses trabalhos inviabilizando os ditos "regularizados"; bom os únicos meios de catalogar por enquanto é vendo os créditos mesmo, tirando raros gênios creio que a maioria não conhece nem 5% dos dubladores desses estudios. acho impossível difícil conseguirem login no dubla.com.br mas ai já é discussão pra um futuro kkk.
é estou sendo purista, acompanho a dublagem a uns 15 anos devo estar com a mentalidade envelhecendo, se isso será os novos rumos da dublagem brasileira, meu deus!
Cara, essa crítica faria mais sentido em relação à outros polos, como Belo Horizonte, que tem interpretações bem diferentes do que estamos acostumados, não digo nem ruins, mas um tanto regionalistas demais, com sotaque mais carregado e tal. Agora, as da Campinas à cada dia que se passa, até pela influência de atores que trabalham também em SP capital, se assemelha mais e mais à dublagem paulistana em termos de interpretações, de sotaque, e outras coisas.
Ainda há ressalvas, mas a Dubbing Company hoje não está muito distante, em termos de qualidade final, de uma SP Telefilm ou Top Noise da vida. E eu não digo isto de brincadeira. Eles realmente melhoraram MUITO nos últimos 2 anos. Muito mesmo. Na época da Mr. Dub(antes de virar Dubbing Company) realmente a qualidade por lá era pavorosamente ruim, de modo que a Clone parecia a TV Group ou a Delart perto da Mr. Dub. Mas hoje, não mais.
E ainda que, logicamente, os estúdios de Campinas não sejam maioria no mercado por razões óbvias, há sim uma parcela considerável de trabalhos feitos por eles hoje e ignorar isso é ignorar uma parcela relativamente grande do que se tem em dublagem brasileira hoje. Rick and Morty mesmo, é uma dublagem extremamente elogiada internet afora, aí o sujeito leigo à respeito da área, mas que curtiu a dublagem da série, pára aqui no Dublanet, procura informações sobre o trabalho que ele curtiu, mas não encontra, simplesmente porque os moderadores são puristas.
Aliás, até com South Park isso acontece e já aconteceu aqui no Fórum, mas ainda dá pra levar em conta o argumento de ser uma dublagem Miamense. Tudo bem, é um argumento que tem alguma consistência a mais do que se usado para polos menores dentro do Brasil.
Agora, Campinas está em território nacional e os estúdios de lá fazem uso das mesmas regulações que os paulistanos e cariocas. Tem essa matéria aqui se você quiser dar uma olhada:
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015...ional.html
Agora, não esperem que o que acontece com Rick & Morty, ou mesmo South Park, ocorra com outros desenhos adultos dublados em SP capital e até no RJ, que por sua vez, recebem dublagens mecânicas e pouco queridas pelo público. Vide Family Guy. Se na eventual terceira temporada de Rick & Morty trocarem as vozes, podem esperar um butthurt pesadíssimo dos fãs na Internet(tal como houve quando a Marta Rhaulin saiu da dublagem miamense de South Park), mas por sua vez, se trocarem o Luiz Carlos de Moraes no Peter Griffin ou o Fábio Moura no Cleveland Brown, quase ninguém além de fãs de dublagem como a gente vai dar a mínima.
---------------
Eu só dei esse exemplo envolvendo desenhos adultos para tentar ilustrar à que ponto a situação chegou e comparar um pouco do que se produz em cada polo. Claro que, Rick & Morty deve ser a maior e mais reconhecida dublagem feita em Campinas até o momento, e está sim acima da média deles, mas para qualquer dublagem de lá que seja ganhar a notoriedade que esta ganhou, é porque existe sim um progresso de qualidade notável por lá, e ignorar isso cada vez mais perde sentido.