Kenta Escreveu:Mas parece que Campinas é um polo bem mais aquecido que Belo Horizonte, não? Basta visitar a página no Facebook da Dubbing Company ou da Up Voice pra notar as frequentes atualizações com títulos que foram dublados no interior de São Paulo, muita coisa pro Netflix e pra canais como Nat Geo e E!. Fiquei bem impressionado porque parece que eles possuem um ritmo frequente de trabalho em dois estúdios. Em BH, pelo que sei, a Haja nem tem feito mais nada (antes, fazia dublagens pra produtos evangélicos) e não tenho informações da BW. Acho que, com a prática, Campinas vai se especializar e tornar-se um terceiro polo consolidado e competitivo, mas o papo que rola é que eles cobram abaixo da tabela, algo que eu considero bastante provável, pois só assim pra um núcleo iniciante e não tarimbado conseguir tantos trabalhos (afinal, o cliente quer preço baixo). Só não sei até onde isso vai porque mesmo em São Paulo e no Rio, as distribuidoras conseguem acordinhos, pacotes, negociatas e afins pra furar o valor do mercado, não precisaria ir até Campinas pra fazer isso, mas enfim...
Em Campinas ainda tem a Art Way Filmes, ou melhor, não sei se ela é de Campinas ou aluga algum estúdio de lá(seja a Dubbing Company ou a UP Voice), mas o longa A Princesa e o Piloto foi dublado por eles mas o elenco era campinense.
E ainda há outros polos recentes, como Porto Alegre, que dubla muitos jogos(a maioria dos jogos dos quais não temos acesso à elenco e informações de dublagem são dublados lá), e também Brasília, que eu particularmente nunca ouvi nenhum trabalho feito por eles, mas imagino que ambos os polos estejam na ativa.