chrisliter1 Escreveu:Pois é, em termos de atuação eram três monstros sagrados mesmo, mas acho que a voz muito madura, grave e rascante do Jomeri deve ter sido um dos fatores limitantes de sua carreira. O Darcy tinha aquele vozerão imponente que servia tanto para vilões nefastos quanto para heróis de grande nobreza. Já o Navas tinha uma extensão vocal bem maior, o que lhe permitia adequar-se a uma quantidade absurda de personagens.
Dos três o Navas tinha uma extensão maior mesmo, muito versátil mesmo. O Darcy não tinha uma extensão muito grande, mas uma potência vocal invejável e um belíssimo grave. O Jomeri tinha uma extensão moderada em comparação aos dois, tenho impressão que o Jomeri só passou a se dedicar à dublagem do fim dos anos 80 pra frente, ele era um ator frequente nos anos 70, mas quase sempre era o coadjuvante, só me lembro dele fazendo papéis maiores nos anos 70 dois atores: Fred Astaire e Rex Harrison, que eram bonecos de outros atores, acho que o Telmo de Avelar já chegou a dublá-los também. Acho também que o Jomeri só começou a dublar com mais frequência, porque passou a receber mais convites, acho que não era o cara que ficava atrás de trabalho, o trabalho é que ficava atrás dele, como não estava sempre nos estúdios, era convidado pra fazer um ou outro papel. E o Jomeri já fazia velhinhos desde sempre, não sei na CineCastro, mas na Herbert Richers dos anos 70 ele já fazia idosos. Ele e outro "monstro sagrado", o saudoso Magalhães Graça.