taz Escreveu:Eu curto mais o Orlando Drummond no Mel Brooks, mas acho que Silvio Navas é o dublador que mais se aproximou do timbre original do ator. Nunca vi o L.C. de Moraes fazendo ele e nem o Domício Costa, por isso não posso afirmar como ficou o trabalho deles. Não sei quando o Luiz Motta parou de dublar, mas creio que tenha sido mais ou menos em 1995. Porque no início da década de 1990 ele trabalhou na Herbert Richers, na Delart, na Sincrovídeo e na VTI. Na Herbert Richers acho que ele chegou a dublar aquele desenho da Esquadrilha Parafuso, não sei se é da tua época, eu era bem guri nessa época, por isso não tenho certeza, mas já ouvi falar sobre o fato, ele deve ter participado, isso por volta de 1994, e a voz dele já dava sinais de um certo envelhecimento, uma rouquidão que ele não tinha na "época de ouro". Tanto que em dublagens antigas eu ainda confundo as vezes ele com o Reinaldo Gonzaga, porque a voz do Luiz Motta era muito galante, muito bonita, um grave espetacular.
Lembro que eu assistia esse desenho na TV Colosso, só que não lembro praticamente nada da dublagem, apenas da Vera Miranda na Becky. No entanto, lembro que o Luiz Motta dublou o Rei Tritão na série animada da Pequena Sereia, mais ou menos na mesma época. Não conheço nada do trabalho do Reinaldo nas dublagens, mas atualmente acho a voz dele bem semelhante à do pai, Castro, e também parece um pouco com a do Valter Santos (pelo menos pra mim). Voltando ao Mel Brooks, Luis Carlos e Domício Costa foram as primeiras vozes brasileiras que eu vi no ator, e por isso acabaram me marcando demais, só muito tempo depois é que eu fui conferir a versão de Orlando Drummond, que também fez um excelente trabalho, mas o estrago já estava feito, hehehe.