Bruna Escreveu:Eu já pensei em fazer um elenco pra Cidadão Kane, só não decidi se seria carioca ou paulista, a única coisa que eu sei é que queria colocar o Amaury Costa no Kane, pra mim ele e o Waldir estão pau a pau como as melhores vozes do ator, eu inclusive mostrei pra minha namorada um trecho dublado do documentário sobre Nostradamus que o Orson apresentou e, cara, até ela (que é finlandesa) concordou que é basicamente o Orson falando em português: https://youtu.be/h99OOtAxUVQ
Aí vem a duvida, será que seria uma boa um elenco do fim dos anos 70 ou anos 80 com o Amaury? Ou será que destoaria muito ele no Orson mais velho? Eu acho que não, e minha razão pra achar isso é que o filme cobre toda a vida do Kane, e muito do mesmo é com ele mais velho, então acho que o Amaury faria muito bem o papel.
O Joaquim Motta era um grande dublador e fazia muito bem o Orson, mas francamente acho a voz dele bonita demais pro Orson Welles rsrs não que a voz do Orson, do Amaury ou do Waldir não fossem bonitas, eram maravilhosas, mas a voz do Joaquim era muito "limpinha", sabe? Não tinha aquele arranhado do Orson que ele foi desenvolvendo com a idade por conta da bebida, mas mesmo nele jovem eu acho que não fica muito compatível.
Comparei com o original o vídeo e é simplesmente impressionante a fidelidade vocal do Amaury com a do velho Welles, coisa de louco. Deixou o cara falando em português mesmo haha. Então, me baseando na cena do discurso, eu diria que o Amaury daria conta do recado. Não sou lá muito familiarizado com o trabalho dele, mas creio que ele tivesse total recurso para suavizar o tom o bastante para não soar destoante ou até mesmo falso ao telespectador. Seria uma grande diferença de idade, sem dúvidas, mas creio que ficaria muito interessante.
O Joaquim Motta eu diria que até combina mais com o Orson Welles mais jovem, se analisarmos unicamente voz por voz, mas é como você disse: a voz dele é "bonitona" demais hahaha. Como isso afetaria o resultado no fim? Eu diria que é justamente pelo Joaquim ter uma voz que soa rotunda, limpa. O Orson, neste filme, adota um tom mais grandioso, triunfal, o que, novamente, analisando unicamente a questão vocal, daria uma certa vantagem ao Motta.
Contudo, eu creio que a principal diferença esteja no estilo de interpretação: o Amaury possui um trejeito muito similar ao do Welles, com uma presença cênica tremenda, e que analisa cada segundo do texto enquanto interpreta. O do Joaquim é um pouco diferente, mais próprio dele, um tanto mais sutil, se soltando apenas quando estritamente necessário. Duas grandes vozes e dois grandes atores, sem dúvida.
Não sei se concorda haha, mas, em suma, eu iria de Amaury Costa mesmo.