Saint Saga Escreveu:Quando a Star Wars a redublagem da Delart é superior apenas no primeiro filme (episódio IV),até porque em 1983 na época da dublagem cometeram erros absurdos de tradução. Porém discordo quanto a ser melhor que a da HR em Império e Retorno.Interessante, nunca notei isso do Torreão completar falas do Jardym, aliás nunca nem ouvi isso de ninguém.
Primeiro que nos dois filmes tem erros que o pessoal passa o pano.Em 2 momentos no filme esqueceram de colocar o dublador do Luke pra completar uma fala e o substituem por outro dublador (o que faria o Mace Windu na Delart),sem contar repetição de vozes.
Quanto ao Pádua Moreira no Palpatine em Império isso não ocorreu quando a redublagem foi feita,é coisa da versão de DVD por volta de 2003 ou 2004.
Quando as edições especiais saíram no cinema e em vhs a cena do Vader falando com o Imperador ainda era a de 1980 (Imperador feito por uma atriz),e nesse caso era o Pietro Mario que fazia a voz dele- sim o mesmo Pietro que fez o Tio Ben e o Yoda na redublagem.
É uma boa redublagem,mas acho que a mudança de elenco foi totalmente desnecessária.
Sobre repetição de vozes, é verdade, eu lembro do Sílvio Navas por exemplo fazendo o Ackbar e aí o Boba Fett ou algo nesse sentido e tem outros dubladores que fazem mais até de 2 personagens.
Mas o que a Delart teve de repetição, a HR teve de trocas, até onde eu sei o único dublador mantido do IV pro V é o Mário Jorge, trocaram até a voz do pobre do Wedge rsrs aí de fato, do V ao VI existe uma consistência maior, mas assistir a trilogia com todas essas trocas não é agradável. Reconheço que a dublagem da Delart tem problemas de consistência e de repetitividade, mas pelo menos do IV ao VI você assiste e são as mesmas vozes, o mesmo trabalho magnífico da Vera Miranda, do Isaac Bardavid... enfim.
True love will find you in the end.