em tempo cheguei a mandar mensagem sobre home video pra pandora Filmes mas não responderam
não acredito que tenha regulamentação nacional sobre dublagem. no mínimo pré-requisitos como o DRT creio que se tivesse algo nacional capaz desses "polos micro" não conseguirem trabalho comercial pois os valores com RJ/SP seriam equiparados.
pra mim esses cursos ainda são caça-níqueis pode fazer turma, teoricamente passar a prática mas a real é que só vai viver de dublagem de fato quem se aventurar pra SP/RJ. tem gente que faz por hobby mas quem acha que vai dublar de cara nesses "micro polos" pra mim perderam dinheiro. Curittiba praticamente saiu doo mapa depois que pegou trabalhos mandados pela Alcateia (essa já perdeu espaço com a Netflix justamente por terceirizar, ao meu ver)
SuperBomber3000 Escreveu:Sobre esse negócio de cursos e workshops de dublagem, a maioria desses que acontecem fora do eixo RJ-SP são feitos por gente que trabalha com a voz, tipo em radionovela e coisas do tipo, mas não necessariamente com dublagem. BH especificamente porém, é um polo que existe desde 2005 fazendo trabalhos que no geral são absolutamente obscuros e sazonais (com exceções aqui e ali). Quem dá cursos de dublagem por lá é o pessoal que dubla desde que o polo começou na atividade, eu imagino.
Tem também casos de gente que estudou cursos de dublagem dentro do eixo RJ/SP e foi pra fora, como a Mônica Placha de Curitiba, por exemplo.
Ou então, a Fátima Mourão em Brasília, ela formou uma galera por lá.
não acredito que tenha regulamentação nacional sobre dublagem. no mínimo pré-requisitos como o DRT creio que se tivesse algo nacional capaz desses "polos micro" não conseguirem trabalho comercial pois os valores com RJ/SP seriam equiparados.
pra mim esses cursos ainda são caça-níqueis pode fazer turma, teoricamente passar a prática mas a real é que só vai viver de dublagem de fato quem se aventurar pra SP/RJ. tem gente que faz por hobby mas quem acha que vai dublar de cara nesses "micro polos" pra mim perderam dinheiro. Curittiba praticamente saiu doo mapa depois que pegou trabalhos mandados pela Alcateia (essa já perdeu espaço com a Netflix justamente por terceirizar, ao meu ver)