Daniel Felipe Escreveu:Não acho que deva ser creditado, são dublagens piratas e não merecem ser creditadas
Achei que a gente já tivesse superado esse tipo de coisa. "Dublagem pirata" é um termo que foi usado numa página do Facebook claramente feita por dubladores de SP e RJ contra qualquer concorrência externa uns anos atrás. Felizmente já foi apagada.
Isso não anula a má qualidade de muitas dessas dublagens, sim, mas não são piratas não. São pagas pelos distribuidores e feitas dentro de trâmites legais.
"Ah, mas Curitiba não tem acordo sindical, BH não tem acordo sindical, Miami não tem acordo sindical".
Legalidade não se restringe a acordo sindical regional, tá? E também nem especificamente ao acordo sindical de RJ e SP (que alguns anos atrás, tinha inclusive diferenças entre cada estado). Existe muito mais além disso, e não existe denúncia de que em geral, os estúdios de fora do eixo não sigam aquilo que é lei de fato pro país todo, como a questão do DRT ou a presença de crianças nos estúdios ser restrita até às 18h. Fora do Brasil nem se fala, já que a legalidade, de novo, depende também dos aspectos legais geográficos do lugar.
De novo, isso não anula a má qualidade de muitas dublagens feitas fora do eixo RJ-SP, mas esse argumento de que são dublagens piratas é absolutamente furado e falso. Essas dublagens carecem sim de muitas críticas em geral, mas é necessário criticar os problemas reais delas, e não o fato de serem "dublagens piratas" quando isso não é verdade.
Daniel Felipe Escreveu:Ou você é burro ou se faz, tô dando um exemplo senhor do contra
Não meu caro. Você é que não concatena as ideias direito. Eu não sou obrigado a entender.