Reinaldo Escreveu:comecei a assistir até pra entender todo o burburinho.
me surpreendeu pouco, to nos primeiros ano ainda, tem interpretações convincentes de modo geral e umas escalações equivocadas ao meu ver, tipo o Tiaggo Guimarães parecendo forçar a voz em alguns momentos ficou estranho, gostei da principal e mais alguns casos. o vozerio achei bem fraco rs mas é compreensível por não terem tanto cast ainda.
a tradução ta be mediana, colocaram muito palavrão que no original nem tem, incomodou pouco trocarem palavras que é nítido que não caberão na boca tipo 'amor' por 'carinho'.
Estranho falar isso logo do Tiaggo. Achei ele a melhor voz desse elenco disparado. Depois dele a Carla Martelli, o Rafael Quelle, o Cléber Simões e o Ênio Vivona. O resto do elenco eu já não gostei tanto.
Não acho La Casa de Papel a melhor dublagem feita em Campinas. A dublagem da primeira temporada de Dirk Gently ao meu ver é bem melhor, pra fins de comparação já que são dois live-actions. Mas é aquilo, na época que foi feita, foi justamente o período em que a Dubbing Company tinha mais trabalho pra Netflix, e a coação da comissão de SP também tava comendo mais solta. Dubladores como o Caio César e outros poderiam ter ajudado e muito na qualidade das produções dubladas lá nesse período, mas não era possível escalá-los por razões chatas que já foram expostas.
Hoje parece que a situação tá se normalizando, com vozes como o Pierre Bittencourt, o Ricardo Campos, o David Carolla, o Danilo Diniz e outros nomes começando a trabalhar mais por lá. Não deixa os elencos tão repetitivos e nem sufocados quanto seriam sem eles.
E o inverso também está acontecendo, com mais estúdios de São Paulo capital absorvendo vozes de Campinas, o que considero bom, essa troca de experiências no caso, além do aumento na renovação de vozes, que se feita de forma responsável (e não era o que estava acontecendo antes), pode trazer benefícios à dublagem brasileira como um todo.
Voltando à La Casa de Papel, eu fiz uma atualização no tópico da série. Nenhuma adição tão relevante, mas ainda conta como adição.