Sobre a Netflix, a preferência parcial dela hoje é 45% Campinas, 35% São Paulo, 15% Rio e 5% Curitiba, infelizmente.
Se fosse 45% São Paulo, 45% Rio e 10% Campinas seria um número tragável até, mas não é o caso. A Netflix é um caso à parte nesse sentido. Embora eu não ache ruim a ideia de Campinas dublar um ou outro título de baixo quilate de vez em quando, o que eles fazem é o inverso - ou melhor, o que a SDI tem feito até então.
A Toei por outro lado, de fato tem preferência absoluta por São Paulo, mas o número de títulos que ela trabalha hoje é baixo, embora os títulos sejam importantes do ponto de vista mercadológico. O mesmo vale pra Televix, que em mais de 3 anos só dublou Captain Tsubasa por aqui.
A Sato Company agora decidiu dublar em Miami também. Não sei se fariam isso com um anime (afinal ainda não fizeram), mas fizeram com Brave Storm e Tokyo Ghoul. Aliás, tem um tempinho que eles não dublam um anime novo em geral por aqui.
Ou seja, em quantidade de títulos, a Netflix e a Crunchyroll hoje são as empresas que mais dublam anime, e como consequência disso, os três polos que mais de destacam são São Paulo, Rio e Campinas. E São Paulo ainda dubla mais anime em geral do que os outros, mas a vantagem numérica hoje é muito menor do que por exemplo, na época do Animax.
Por causa da Crunchyroll, o RJ tomou o segundo o lugar colando em São Paulo; lugar que até o início do ano passado era de Campinas, graças à SDI Media e sua fixação por eles. Se bem que, agora com a recente relação da SDI com a Som de Vera Cruz e com a Atma, eu acho que as coisas podem vir a mudar ainda mais em 2019.
To vendo é que a Som de Vera Cruz vai é virar a Bang Zoom tupiniquim com o andar das coisas - o que eu não acho ruim não, pelo contrário, mas do jeito que eles tão trabalhando cada vez mais com anime, essa é a tendência. Bom, antes eles ganharem esse posto do que a Dubbing Company Campinas.
Se fosse 45% São Paulo, 45% Rio e 10% Campinas seria um número tragável até, mas não é o caso. A Netflix é um caso à parte nesse sentido. Embora eu não ache ruim a ideia de Campinas dublar um ou outro título de baixo quilate de vez em quando, o que eles fazem é o inverso - ou melhor, o que a SDI tem feito até então.
A Toei por outro lado, de fato tem preferência absoluta por São Paulo, mas o número de títulos que ela trabalha hoje é baixo, embora os títulos sejam importantes do ponto de vista mercadológico. O mesmo vale pra Televix, que em mais de 3 anos só dublou Captain Tsubasa por aqui.
A Sato Company agora decidiu dublar em Miami também. Não sei se fariam isso com um anime (afinal ainda não fizeram), mas fizeram com Brave Storm e Tokyo Ghoul. Aliás, tem um tempinho que eles não dublam um anime novo em geral por aqui.
Ou seja, em quantidade de títulos, a Netflix e a Crunchyroll hoje são as empresas que mais dublam anime, e como consequência disso, os três polos que mais de destacam são São Paulo, Rio e Campinas. E São Paulo ainda dubla mais anime em geral do que os outros, mas a vantagem numérica hoje é muito menor do que por exemplo, na época do Animax.
Por causa da Crunchyroll, o RJ tomou o segundo o lugar colando em São Paulo; lugar que até o início do ano passado era de Campinas, graças à SDI Media e sua fixação por eles. Se bem que, agora com a recente relação da SDI com a Som de Vera Cruz e com a Atma, eu acho que as coisas podem vir a mudar ainda mais em 2019.
To vendo é que a Som de Vera Cruz vai é virar a Bang Zoom tupiniquim com o andar das coisas - o que eu não acho ruim não, pelo contrário, mas do jeito que eles tão trabalhando cada vez mais com anime, essa é a tendência. Bom, antes eles ganharem esse posto do que a Dubbing Company Campinas.