DavidDenis Escreveu:Como homem gay e militante LGBT acho que cada caso é um caso e dependerá muito de como é a voz original do ator ou atriz trans e do tipo que ele vive, ele faz um personagem cis ou trans na produção?
Fui pesquisar antes de comentar a escalação e pelo o que a própria Laverne disse a personagem tem uma fala no primeiro episódio indicando a transsexualidade. Então por isso não ser tema do personagem dela, pra mim, ela deveria ser vista como uma mulher e consequentemente dublada por uma mulher. Nesse caso eu aplaudo as escolhas de OITNB e Pose por respeitarem isso, mas no caso da Laverne por mais grave que a voz dela possa ser acho que a escalação de um homem ficaria totalmente caricata.
Reinaldo Escreveu:Pra mim essa questão do ator ser trans vai depender muito do diretor e sua percepção do personagem que pode decidir pela escolha da voz em si ou mesmo pelo gênero 'inicial' do ator.
Se for comparar as escolhas de vozes são bem dispares.. na série the OA tem um ator homem-trans (mulher que se "torna homem") dublado por uma mulher e em crônicas de san Francisco uma ator homem-trans dublado por um homem - foram dublafos no mesmo estúdio.. tbem acho que os personagens podem tbem ser 'interpretados' erroneamente pelo diretor ou responsável como caso de uma atriz trans ser comparada a um travesti ou uma drag queen e um ator-trans ser comparado a uma lésbica masculinizada...
Esse assunto é bem complicado pra abordar..
Lembrei agora de duas séries da Netflix dubladas na MGE, Sabrina e Titãs. Em Sabrina a personagem Theo começou sendo dublada pela Sofia Manso e tem todo o processo de transição dele então eu até entendo continuarem com ela. Já em Titãs o personagem Jericho é dublado pelo Yan Gesteira, mas como o tema não é abordado, ele se passa tranquilamente por homem e pra mim combinou super o Yan nele.