Chagasmaster Escreveu:Melise Maia na Maggie Smith como Minerva McGonagall: a voz dela soou muito afetada para a personagem. A Lina Rossana tinha uma voz mais contida mesmo nos momentos de raiva, e casava melhor com o jeito inflexível da professora.
Concordo contigo em relação a isso. A Lina Rossana reproduziu com muita fidelidade, o tom utilizado originalmente pela Maggie Smith no original em Harry Potter. Muito embora, o tom habitual da Maggie Smith seja grave, e ela tenha uma voz rouca. São nuances diferentes de uma mesma atriz, que sabe usar muito bem a voz que tem, e usar tons bens distantes, parecendo inclusive, uma voz diferente.
Entretanto, mesmo com a semelhança de voz, eu não curti muito a Lina na Maggie Smith, acho que ela reproduziu isso que você falou, o tom da fala personagem, em termos de interpretação, e em termos de semelhança com o tom de voz, mas o problema é que a Lina é bem mais jovem que a Maggie Smith, e isso pesa na forma como vai interpretar a personagem. Na minha opinião, mesmo com esses atributos todos, ficava algo meio forçado ali, tem algo que não casou muito bem, ficou artificial. Embora eu reconheça sim, que foi uma escolha adequada, mas, tem esse 'pormenor' que incomoda.
Confesso que antes de ver o trabalho da Maggie Smith no original, eu me perguntava, por quê a Lina? Depois de ver, eu entendi o porquê. Não acho que chegou no nível do ideal. Mas o trabalho foi muito bem feito. Embora, se fosse eu diretor, não sei se teria chamado pra fazer esse papel em questão. É meio esse tipo de senso que eu creio que deva guiar um diretor com instinto, como o Pádua Moreira, que faz umas escolhas que muita vezes não entendemos, mas que de qualquer maneira fazem muito sentido.