Stargate: Herdeiros dos Deuses (Stargate SG-1: Children of the Gods) - 2ª Dublagem

4 Replies, 2723 Views

ESTÚDIO:
Cinevideo

MIDIA:
Televisão (Globo)

ELENCO DE DUBLAGEM:

Richard Dean Anderson (Coronel Jack O'Neill): Garcia Junior

Don S. Davis (General George Hammond): Orlando Drummond

Michael Shanks (Dr. Daniel Jackson): Hermes Baroli

Amanda Tapping (Tenente Samantha Carter): Lina Rossana 

Christopher Judge (Teal'c): Mauricio Berger

Brent Stait (Major Louis Ferreti): Carlos Seidl

Robert Wisden (Major Samuels): Julio Chaves

Jay Acovone (Major Charles Kawalsky): Dário de Castro

Locutor: Ricardo Vooght

Outras vozes:
Pedro Eugênio.

Nota: Embora este seja o primeiro episódio da série Stargate SG-1, ele passou algumas vezes na Sessão da Tarde (e estreou na Tela Quente) como telefilme.
Originalmente, eu tinha posto uma nota no rodapé dizendo que isto era o primeiro episódio de SG-1 que, por algum motivo, fora exibido como telefilme na Globo. Mas eu preciso expandir um pouco isso, porque surgiram uns fatos novos - que eu já tinha conhecimento, mas só agora tive tempo de registrar. 

De fato, Herdeiros dos Deuses é o primeiro episódio de SG-1. Só que ele foi dublado três vezes. A versão da Cinevideo é a segunda. A terceira foi feita na Álamo (quando a série foi efetivamente dublada). E a primeira foi feita na Clone, para um VHS que fora distribuido pela Warner (que detinha os direitos dos produtos da MGM por aqui à época) 

Mas sobre a versão da Cinevideo, na época em que o TV-rip apareceu, ele estava em condições deploráveis de áudio e imagem. Logo, eu não consegui catalogar todos os dubladores que fizeram este trabalho. Em especial a Amanda Tapping. Mas eu dei uma reanalisada num trecho disponivel no YouTube (que é o rip que avaliei na criação deste tópico), e é Lina Rossana fazendo-a. Além disso, tinha uma informação no Clube Versão Brasileira de que a Cinevideo havia conduzido uma versão da série. Mas a informação - como boa parte dos dados que alguns usuários insistem em trazer de lá para cá sem se questionar antes - é equivocada. Pois pelo que pude avaliar superficialmente (na época em que registrei as participações de Stargate Atlantis), a Álamo foi a única responsável pela dublagem das 10 temporadas. Mas no tópico deles, dizia que a direção era do Dário de Castro. E como ele esteve neste trabalho, é bem possivel que foi este "telefilme" que ele dirigiu. Acrescentei o dado com ressalvas.
A Cinevídeo fez uma dublagem alternativa pra pelo menos a 9ª temporada. Tinha um trecho do episódio 9.08 no antigo site dessa produtora argentina: https://web.archive.org/web/200703061455...e_port.wmv

Onde isso passou (se é que passou) é que não faço ideia...
(28-09-2026, 00:07 )vmlc Escreveu: A Cinevídeo fez uma dublagem alternativa pra pelo menos a 9ª temporada. Tinha um trecho do episódio 9.08 no antigo site dessa produtora argentina: https://web.archive.org/web/200703061455...e_port.wmv

Onde isso passou (se é que passou) é que não faço ideia...

Minha honesta reação: 

Bom, não fazia ideia da existência disto. Então, de fato, existe uma versão de SG-1 carioca com direção do Dário... Acredito na possibilidade dele ter feito o telefilme também. Mas como não trabalhamos com suspeitas... Enfim. O Yatogam tem mais umas informações que ele mandou no privado, e eu pedirei para ele postar aqui.
(28-09-2026, 20:48 )Lionel23 Escreveu: Bom, não fazia ideia da existência disto. Então, de fato, existe uma versão de SG-1 carioca com direção do Dário... Acredito na possibilidade dele ter feito o telefilme também. Mas como não trabalhamos com suspeitas... Enfim. O Yatogam tem mais umas informações que ele mandou no privado, e eu pedirei para ele postar aqui.

É igual eu tinha comentado, por um breve período de tempo (entre 2005-2006) a Sony teve em mãos o catálogo da MGM, e realizaram a dublagem do Stargate SG-1 na Cinevídeo.

Eles terceirizaram para Palmera Record que por sua vez mandou pra Cinevídeo.

Essa foi a 2ª vez que algo relativo a Stargate SG-1 foi dublado na Cinevídeo, já que o filme/piloto (este da postagem) também foi lá.

A série Don Matteo também tem uma dublagem feita na Cinevídeo, que não se sabe se chegou a ser exibida.

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)