One Piece - Discussão de Dublagem

3379 Replies, 1319853 Views

(28-07-2026, 21:39 )Yatogam1 Escreveu: Vão ser os 3 filmes que haviam sido cadastrados nos servidores da Netflix. Todos os 3 com dublagem nos cinemas do Brasil:

One Piece: O Filme - O Grande Pirata do Ouro!
17 de Setembro

One Piece: Aventura na Ilha Espiral
22 de Outubro

One Piece: O Reino de Chopper na Ilha dos Estranhos Animais!
3 de Dezembro

Também vem os especiais do Jango, o do futebol e o do beisebol. Cada especial será exibido junto de cada filme.

Então podemos deduzir que não vamos ver nem a cor de Wano dublado esse ano ainda né?
Eu lembro de ter montado um fancast com o Mauro de Almeida dublando o vilão do primeiro filme. Seria uma ótima homenagem no intuito de pegar dubladores aposentados/ocasionais da dublagem para participarem da franquia. Mas acho muito improvável acontecer.

Além disso, é uma boa iniciativa, mas dublarem isso 26 anos depois é... sei lá, eu nem tenho uma palavra exata para descrever o sentimento.
E um "filme" de 50 minutos ainda. Vale o ingresso? É um filme que tem um potencial total pra ir pra um streaming, mas pra cinema...
muitos desses filmes mais curtos foram exibidos no Japão em sessões duplas com outros filmes curtos de franquias da Toei,que era uma prática comum de fazer até meados dos anos 2000. Os filmes de Dragon Ball Z também eram nesse esquema pela maioria terem só uma média de 50 minutos de duração cada(os filmes do Turles e o primeiro do Broly foram os únicos que tinham mais de uma hora de duração),por isso que quando lançaram os filmes do Bojack e do Janemba nos cinemas daqui eles tiveram que juntas os dois como um filme só pra que as sessões tivessem a duração de um filme normal.
Ideal seria se exibissem dois desses filmes antigos pra cada sessão,mas como eles não são bobos,vai ser um filme por vez pra render mai$ com o$ ingre$$o$
Bem que eles poderiam colocar um efeito de "dublagem antiga" nesse filme, alguns estúdio fizeram isso com filmes antigos que foram dublados só recentemente. Mas a gente sabe que a Iyuno/UniDub caga pra efeitos de ambientação, então não dá pra esperar muita coisa...
(08-08-2026, 09:33 )H4RRY51 Escreveu: Bem que eles poderiam colocar um efeito de "dublagem antiga" nesse filme, alguns estúdio fizeram isso com filmes antigos que foram dublados só recentemente. Mas a gente sabe que a Iyuno/UniDub caga pra efeitos de ambientação, então não dá pra esperar muita coisa...

o filme é de 2000,não dos anos 80. Coisa dessa época já não precisa de efeito ou filtro pra aparentar coisa antiga.
A única coisa que pode destoar é os dubladores tendo que voltar pros personagens lá do início da aventura,com animação e traço antigos depois de terem feito mais de 1000 episódios e as suas interpretações terem mudado e evoluído desde então(compare quando os especiais e alguns dos filmes de DBZ foram redublados em meados dos anos 2000. A interpretação do elenco já não era mais 100% a mesma de quando fizeram a série,como quando o Fábio Lucindo passou a fazer o Kuririn com a voz mais madura),mas isso acontece até com o elenco japonês toda vez que eles têm que revisitar os arcos iniciais em algum jogo ou especial(e mais ainda agora com o remake vindo).
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-08-2026, 20:10 por johnny-sasaki.)
(08-08-2026, 09:33 )H4RRY51 Escreveu: Bem que eles poderiam colocar um efeito de "dublagem antiga" nesse filme, alguns estúdio fizeram isso com filmes antigos que foram dublados só recentemente. Mas a gente sabe que a Iyuno/UniDub caga pra efeitos de ambientação, então não dá pra esperar muita coisa...

Eu concordo que a mixagem da Unidub já derrapou bastante na questão do volume do M&E, com as músicas ficando mais baixas em diversas situações do que no original. Mas em termos de ambiência até nem chega a ser o caso, eles fazem bastante uso de ecos e reverbs de auto-falante, quando os personagens estão em panorâmica ou num ambiente aberto por exemplo, só assistir aqueles episódios de Alabasta com os personagens no deserto.

Só acho que podiam inserir mais efeitos assim durante os ataques, e também mais ecos de pensamento (mesmo quando não necessariamente existam no original). Nesse ponto, a dublagem da Unidub/Iyuno ainda perde fácil para a americana da Funimation e a alemã.
(08-08-2026, 19:52 )johnny-sasaki Escreveu:

o filme é de 2000,não dos anos 80. Coisa dessa época já não precisa de efeito ou filtro pra aparentar coisa antiga.
A única coisa que pode destoar é os dubladores tendo que voltar pros personagens lá do início da aventura,com animação e traço antigos depois de terem feito mais de 1000 episódios e as suas interpretações terem mudado e evoluído desde então(compare quando os especiais e alguns dos filmes de DBZ foram redublados em meados dos anos 2000. A interpretação do elenco já não era mais 100% a mesma de quando fizeram a série,como quando o Fábio Lucindo passou a fazer o Kuririn com a voz mais madura),mas isso acontece até com o elenco japonês toda vez que eles têm que revisitar os arcos iniciais em algum jogo ou especial(e mais ainda agora com o remake vindo).

Olha, precisa sim. A mixagem podre da Unidub também não ajuda, mas pelos traços desse filme é notório que se trata de uma produção antiga, mesmo sendo dos anos 2000 e esse efeito poderia melhorar a experiência sim (algo similar o que fizeram com o filme/minisérie do It). Ter que ver esse filme antigo com uma mixagem de padrões atuais e com o "bônus" das vozes lá em cima com uma trilha sonora lá embaixo chego perco a vontade de ver. Pode parecer besteira, mas pra mim faz diferença.
Sobre a questão dos dubladores revisitarem atuações antigas, eu sendo bem sincero prefiro que nem façam. O Adrian no Usopp é o melhor exemplo, era muito fraco nos primeiros episódios, imitava demais o Kappei Yamaguchi e ficava cantado e estridente, excessivamente caricato, além da conta, e o trabalho dele melhorou posteriormente quando ele abandonou esse excesso de cantado do original (embora eu ainda prefira o Rodrigo no personagem, mas enfim).

Talvez isso de revisitarem atuação antiga possa funcionar com a Carol Valença no Luffy, o personagem nesse filme talvez peça isso um pouco mais que os outros. Mas os demais definitivamente não precisam fazer isso, de verdade.

Usuários navegando neste tópico: 7 Convidado(s)