Mixagem de áudio de séries e filmes dublados

6 Replies, 318 Views

Eu sou o Ric Parma e gostaria de iniciar um tópico sobre mixagem de séries e filmes dublados. 
Sou músico desde 1988 e comecei a trabalhar com gravação e mixagem de áudio em 1999, pelos arredores da cidade de Nova York e tive um estúdio de gravação no Queens de 2005 até 2009, foi quando resolvi trazer o estúdio para o Brasil. Por volta de 2015 eu comecei a mixar seriados e filmes dublados e venho atuando nessa área desde então. 

Eu acho um assunto interessante de ser abordado, pois como sabem, uma boa mixagem valoriza muito o produto, trazendo mais conexão entre o filme e o telespectador, criando a “textura sonora” ideal para a cena, enquanto que uma mixagem descuidada empobrece o produto, causando fadiga e desconforto sonoro ao consumidor final. 

Sou perfeccionista e sempre busco fazer o melhor que posso, dentro do prazo disponível para a mixagem (que na maioria das vezes é bem apertado) e por isso, desde que comecei a trabalhar com mixagem para dublagem, me frustrei algumas vezes pela falta de menção com relação ao mixador nos créditos ou até mesmo, em alguns casos, séries que mixei no início da minha carreira nessa área, foram exibidas com o nome de outra pessoa qualquer nos créditos, como se fosse uma coisa completamente sem importância.

Minha intenção aqui não é criar uma situação de comparação para provocar elogios e/ou críticas, ainda mais porque mixagem de audio é uma coisa subjetiva, como por exemplo, se selecionarmos 5 dos melhores mixadores do mundo e os entregarmos 1 canção para ser mixada, cada profissional vai “temperar” de sua própria maneira e o resultado de cada mixador vai ser bem diferente, porém todos bons.

Minha intenção aqui é apenas buscar valorizar os profissionais da pós produção em geral, de séries e filmes. Que sejamos mencionados e assim possamos ter um portfólio on line bem legal. 

Para quem não me conhece, segue alguns dos meus trabalhos de mixagem: 
Filmes: Hamnet (a Vida Antes de Hamlet), Suzume, O Brutalista, Back to Black (Amy Winehouse), Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo, I.S.S. , Peça por Peça (Pharrell Williams), Jornada para Belém (inclusive mixagem das vozes cantadas e afinação), Terror em Crescent City, Metalocalypse: O Exército de Doomstar…

Animes: Nyaight of the Living Cat (mixei os EPs para português brasileiro e espanhol para america latina), Dr. Stone (3 e 4 temp), “Spice and Wolf:  Merchant Meets the Wise Wolf”, “With You, Our Love Will Make It Through”, HaiKyu!! (Temp final), O Incidente De Darwin, Super Cube, “The Weakest Tamer Began a Journey to Pick Up Trash”, Mono…

Séries: Warrior (Temp 3), “Blade Runner: Black Lotus”, Heels (Temp 2), Final Space, Rick And Morty (Da Temp 2 até temp 7), Curb your Enthusiasm (Última temp), A Lenda de Vox Machina, Espaço Final, Tiny Toons Looniversidade, “Lucas, a Aranha”, ”Pete, o Gato”, Little Big Awesome (Nessa eu trabalhei o vocoder, nota por nota, para que as harmonias ficassem iguais às do original) …

Peço gentilmente para que considerem creditar o mixador nas listas e assim nos ajudando a construir portfólio. 
Vou tentar corrigir esses créditos que estão errados em outros sites enquanto isso…

Muito obrigado!  

Ric Parma.
Vamos Fazer
(15-07-2026, 09:51 )Danilo Powers Escreveu: Vamos Fazer
Muito obrigado, Danilo Powers!
Bem vindo ao Fórum, Ric.

E é bom termos mais discussões sobre mixagem e tratamento de som, até porque é um aspecto que costuma ser negligenciado em discussões sobre dublagem, muita gente fala dos dubladores, de atuações, mas esquece que sem os mixadores e os técnicos de som, nada disso aconteceria.
Ric é simplesmente o melhor mixador de dublagem com quem trabalhei. Me ensinou muito do que faço hoje, mesmo eu estando mais distante da dublagem trabalhando com desenho de som de filmes e séries.

O que já vi esse cara fazendo é coisa de outra planeta. Já rachei a cuca usando mil ferramentas e tudo que vcs imaginarem e o cara resolveu com um equalizador em um segundo.

Uma das coisas que me motivou a sair da dublagem foi de não darem o devido valor ao mixador e editor de som. Inclusive já vi o Ric ser o maior responsável por resolver problemas inimagináveis, desde a fazer uma canção completamente desafinada soar como cantor profissional a vários outros tipos que não caberiam aqui.

Mixadores fazem com que a atuação dos dubladores atinja seu ponto máximo e que o som como um todo respeite a direção da produção original. As músicas e efeitos vão atingir os espectadores da mesma forma se a mixagem da dublagem for feita com maestria - e isso o Ric faz muito bem, mas muitos outros mixadores também.

Além do mais, se um profissional trabalha de forma tão importante num projeto, ele merece ser creditado!!!
Isso tem que ser resolvido pra ontem!
(15-07-2026, 12:31 )SuperBomber3000 Escreveu: Bem vindo ao Fórum, Ric.

E é bom termos mais discussões sobre mixagem e tratamento de som, até porque é um aspecto que costuma ser negligenciado em discussões sobre dublagem, muita gente fala dos dubladores, de atuações, mas esquece que sem os mixadores e os técnicos de som, nada disso aconteceria.
Muito obrigado, SuperBomber3000! 
Pois é, enquanto o George Lucas coloca crédito no final dos filmes até para o pessoal que cozinhou para a equipe (e provavelmente até para o pessoal da limpeza), infelizmente na dublagem brasileira, a mixagem fica meio ofuscada ou simplesmente sem menção. Entendo que mencionar toda a equipe da pré e pós produção sai dos padrões comuns de Dubbing Card, mas pra mim na mixagem, eu sinto muita diferença com relação ao profissional que atuou em cada etapa, desde a tradução e direção (que devidamente recebem os créditos) que cuidam das atuações, bilabial (Lip Sync), pronúncia de nomes... até o que interfere mais no meu trabalho: Captação das vozes (Escolha do mic, distância do mic, tratamento da sala...) e o tratamento desse audio antes de vir para a mixagem. 
Tem gente descuidada, mas tem profissionais incríveis que fazem todo o trabalho de dublagem apaixonante.
O trabalho da equipe toda no filme "Hamnet" por exemplo, foi incrível! Isso valoriza demais a performance do dublador e o público.
Eu mixei a terceira temporada de "Warrior" e achei todo o processo perfeito tb, captação e direção muito boas e de vez em quando eu dou uma assistida porquê eu me ouço atuando os volumes e os reverbs/delays calibrados colados no original, principalmente no surround... hehehe... Smile

(15-07-2026, 13:05 )rodrigoandradesound Escreveu: Ric é simplesmente o melhor mixador de dublagem com quem trabalhei. Me ensinou muito do que faço hoje, mesmo eu estando mais distante da dublagem trabalhando com desenho de som de filmes e séries.

O que já vi esse cara fazendo é coisa de outra planeta. Já rachei a cuca usando mil ferramentas e tudo que vcs imaginarem e o cara resolveu com um equalizador em um segundo.

Uma das coisas que me motivou a sair da dublagem foi de não darem o devido valor ao mixador e editor de som. Inclusive já vi o Ric ser o maior responsável por resolver problemas inimagináveis, desde a fazer uma canção completamente desafinada soar como cantor profissional a vários outros tipos que não caberiam aqui.

Mixadores fazem com que a atuação dos dubladores atinja seu ponto máximo e que o som como um todo respeite a direção da produção original. As músicas e efeitos vão atingir os espectadores da mesma forma se a mixagem da dublagem for feita com maestria - e isso o Ric faz muito bem, mas muitos outros mixadores também.

Além do mais, se um profissional trabalha de forma tão importante num projeto, ele merece ser creditado!!!
Isso tem que ser resolvido pra ontem!
Ohhhh... Rodrigão, muito obrigado!  Me sinto lisonjeado com suas palavras.  Saudade, caríssimo!!
(Este post foi modificado pela última vez em: 15-07-2026, 14:07 por Ric Parma.)
Simm, seria super válido creditar a equipe de mixagem! Smile
É preciso saber viver! Smile

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)