Dublagem híbrida IA e humano

6 Replies, 257 Views

Não sei se já comentaram aqui, mas aparentemente existem algumas dublagens que misturam IA e material humano. 
No tiktok tem alguns dramas verticais chineses com esse tipo de dublagem. Dá pra reconhecer algumas vozes como Mari Guedes, Nathalia Guilen, Martha Raulin e Gustavo Vergani. Porém, alguns personagens são nitidamente feitos por inteligência artificial. 
Alguns desses dramas também são gerados inteiramente por imagens de inteligência artificial, esses dias me apareceu um onde tinha a Nathalia Guillen como protagonista e algumas vozes geradas por IA. Não consegui gravar algum trecho ou pegar o link, mas assim que conseguir deixo registrado aqui.  

Algo assim também aconteceu na dublagem de uma Minissérie de Monster High, onde todas as vozes são geradas por IA, mas a música é cantada pela Laís Assunção, que já fez alguns papéis na Atma e na Cinergia 
https://youtu.be/DSEY3VDWFEA?feature=shared

Eu imagino que esse tipo de dublagem hibrida deve vir de algum pacote mais barato da UC Miami.
Sobre os dramas verticais, eu já cheguei a ver alguns com dublagem full remota (que têm alguns desses nomes que você mencionou), e a impressão que tive das vozes mais "apáticas" e desconhecidas, é que elas não eram de IA, mas sim de dubladores inexperientes de fora do eixo em geral (e que entregam um resultado ruim de toda forma), o que se tratando de um projeto full remoto faria algum sentido, mas também não me chocaria se houvesse um uso de IA para pontas, vozerios e alguns personagens menores. Só que também já vi algumas feitas 100% com IA lá, cuja qualidade costuma ser bem ruim.

E embora a UC de Miami tenha feito algumas produções verticais recentemente, até por alguns créditos que eu vi, parecem ter sido trabalhos 100% humanos. Eu acredito que pode ser mais provável esse tipo de projeto vir de outras empresas, talvez produtoras de dublagem da África (Moçambique, Angola) e Macau, que atualmente vêm pegando alguns desses projetos.
(Este post foi modificado pela última vez em: 30-06-2026, 15:48 por SuperBomber3000.)
(30-06-2026, 15:43 )SuperBomber3000 Escreveu: Sobre os dramas verticais, eu já cheguei a ver alguns com dublagem full remota (que têm alguns desses nomes que você mencionou), e a impressão que tive das vozes mais "apáticas" e desconhecidas, é que elas não eram de IA, mas sim de dubladores inexperientes de fora do eixo em geral (e que entregam um resultado ruim de toda forma), o que se tratando de um projeto full remoto faria algum sentido, mas também não me chocaria se houvesse um uso de IA para pontas, vozerios e alguns personagens menores. Só que também já vi algumas feitas 100% com IA lá, cuja qualidade costuma ser bem ruim.

E embora a UC de Miami tenha feito algumas produções verticais recentemente, até por alguns créditos que eu vi, parecem ter sido trabalhos 100% humanos. Eu acredito que pode ser mais provável esse tipo de projeto vir de outras empresas, talvez produtoras de dublagem da África (Moçambique, Angola) e Macau, que atualmente vêm pegando alguns desses projetos.
Por mais que devam usar dubladores inexperientes, alguns desses dramas tem sim algumas vozes que são geradas por IA, aquelas mesmas vozes padrões com sotaque estranho que da pra ver em anúncios de tiktokshop e derivados. 
 Dei uma pesquisada e achei esse artigo, de que aparentemente a cinergia tem uma espécie de pacote que faz uso da IA generativa. https://www.produ.com/television/noticia...con-la-ia/
(30-06-2026, 15:57 )Aoi Tori Escreveu:
(30-06-2026, 15:43 )SuperBomber3000 Escreveu: Sobre os dramas verticais, eu já cheguei a ver alguns com dublagem full remota (que têm alguns desses nomes que você mencionou), e a impressão que tive das vozes mais "apáticas" e desconhecidas, é que elas não eram de IA, mas sim de dubladores inexperientes de fora do eixo em geral (e que entregam um resultado ruim de toda forma), o que se tratando de um projeto full remoto faria algum sentido, mas também não me chocaria se houvesse um uso de IA para pontas, vozerios e alguns personagens menores. Só que também já vi algumas feitas 100% com IA lá, cuja qualidade costuma ser bem ruim.

Por mais que devam usar dubladores inexperientes, alguns desses dramas tem sim algumas vozes que são geradas por IA, aquelas mesmas vozes padrões com sotaque estranho que da pra ver em anúncios de tiktokshop e derivados. 
 Dei uma pesquisada e achei esse artigo, de que aparentemente a cinergia tem uma espécie de pacote que faz uso da IA generativa. https://www.produ.com/television/noticia...con-la-ia/

É, isso já muda a situação mesmo, não sabia desse artigo. E se a UC de lá realmente fez esse pacote, então é possível que outras produtoras de outros lugares (como as que eu falei de Moçambique e Macau, e outras se bobear) também estejam fazendo.

Pelo que é dito na matéria, isso ainda é usado apenas para documentários, produções pequenas para Youtube/Tiktok (justamente as verticais da vida) e "produções menores", em tradução livre do que a própria Lilian Hernandez diz, mas ainda não para séries completas e coisas do tipo. Porém, começa justamente nisso, depois pode acabar indo para outros projetos.

Eu lembro que há uns 3 anos, o Lenny Fonseca (de Miami) foi naquele Conexão Miami do Mike Morais e do Arnaldo Tavares, e disse que sabia de um projeto em inglês feito lá nos EUA, que teve somente duas vozes (uma feminina e uma masculina) humanas, e que por cima das vozes deles, foi aplicada IA para replicar as vozes originais daquela produção, mas com atuação humana desses dois dubladores por baixo. O Alfredo Rollo já comentou que foi chamado para uma produção nesses moldes, mas recusou. Então, essas coisas já estão acontecendo há algum tempo.
(30-06-2026, 15:17 )Aoi Tori Escreveu: Não sei se já comentaram aqui, mas aparentemente existem algumas dublagens que misturam IA e material humano. 
No tiktok tem alguns dramas verticais chineses com esse tipo de dublagem. Dá pra reconhecer algumas vozes como Mari Guedes, Nathalia Guilen, Martha Raulin e Gustavo Vergani. Porém, alguns personagens são nitidamente feitos por inteligência artificial. 
Alguns desses dramas também são gerados inteiramente por imagens de inteligência artificial, esses dias me apareceu um onde tinha a Nathalia Guillen como protagonista e algumas vozes geradas por IA. Não consegui gravar algum trecho ou pegar o link, mas assim que conseguir deixo registrado aqui.  

Algo assim também aconteceu na dublagem de uma Minissérie de Monster High, onde todas as vozes são geradas por IA, mas a música é cantada pela Laís Assunção, que já fez alguns papéis na Atma e na Cinergia 
https://youtu.be/DSEY3VDWFEA?feature=shared

Eu imagino que esse tipo de dublagem hibrida deve vir de algum pacote mais barato da UC Miami.

Achei meio esquisita essa dublagem de Monster High
É preciso saber viver! Smile
Sobre a tal produção que a Nathalia Guillen teria feito com só ela de ser humano e o resto supostamente IA, imagino que possa ter sido coisa do The Kitchen de Miami. Se não me engano ela dirige no The Kitchen Brazil, e pode ter sido um trabalho com gravações dela na filial brasileira, e com a matriz de Miami usando IA e/ou nomes amadores de fora no resto do elenco. Lembrando que o The Kitchen de Miami fez algumas mudanças e terceirizações de projetos nos últimos anos, com produções que eram dubladas na filial de São Paulo indo para a de Buenos Aires com elencos remotos, e também com alguns trabalhos mistos (com gravações feitas na matriz de Miami e também nas filiais). Pocoyo e A Rainha Woo são exemplos disso.

E digo também porque, se a UC está negociando esse tipo de pacote, faz sentido pensar que o The Kitchen (que é o principal concorrente deles em dublagem em português em Miami) também estaria. E além disso, eu me pergunto se isto poderia a afetar a filial brasileira da Universal Cinergia em algum momento, afinal, algum grau de subordinação à matriz de Miami ela deve ter.

(30-06-2026, 18:46 )Duke de Saturno Escreveu: Achei meio esquisita essa dublagem de Monster High

Eu não consigo dizer se essa dublagem inteira de Monster High nos diálogos foi feita com IA, mas ficou bem estranha mesmo e faz sentido suspeitar que tenham usado IA.
(Este post foi modificado pela última vez em: 30-06-2026, 21:07 por SuperBomber3000.)
Além das empresas internacionais que estão contratando pessoas fora do Brasil pra dublarem remotamente, tem muito fandublador sem DRT também tirando uma grana com novela vertical chinesa. Sinceramente, é um mercado novo, mas que ainda é uma bagunça de má qualidade

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)