Sobre a Áudio Brasil

71 Replies, 4441 Views

Dos últimos trabalhos do estúdio quem possui mais informações é a Raquel Elaine, que chegou a me passar mta coisa, que cheguei até a por na Wiki.

Ela, aliás, é bem sentida, que muitos que começaram com ela, anos depois, passaram a virar a cara pra ela, e fingir que nem a conheciam, em estúdios como a BKS.
Casado, pai
Jornalista diplomado - MTB 55.172/SP
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
Criador do @sitecultureba
Falando em informações, daqueles que começaram no estúdio, os que mais deram certo (em número de trabalhos) seria provavelmente Ênio, Wilken e André. Me baseando em paginas afluentes da wiki, Ênio tem 440 trabalhos, Wilken tem 490 e André tem 491. Os outros que deram certo como Sidnei Dias (que não começou no estúdio, mas enfim) tem por volta de 200 a 300 e pouco.
Nossa mas esse lugar parece o fim do mundo, olha, Finlândia
(07-05-2026, 16:57 )Dalygord Escreveu: Falando em informações, daqueles que começaram no estúdio, os que mais deram certo (em número de trabalhos) seria provavelmente Ênio, Wilken e André. Me baseando em paginas afluentes da wiki, Ênio tem 440 trabalhos, Wilken tem 490 e André tem 491. Os outros que deram certo como Sidnei Dias (que não começou no estúdio, mas enfim) tem por volta de 200 a 300 e pouco.
Creio que o Sidnei é quem tem mais trabalhos, só não estão catalogados, ele dublou praticamente tudo de Uniarth/Luminus.
Casado, pai
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
(08-05-2026, 12:37 )DavidDenis Escreveu:
(07-05-2026, 16:57 )Dalygord Escreveu: Falando em informações, daqueles que começaram no estúdio, os que mais deram certo (em número de trabalhos) seria provavelmente Ênio, Wilken e André. Me baseando em paginas afluentes da wiki, Ênio tem 440 trabalhos, Wilken tem 490 e André tem 491. Os outros que deram certo como Sidnei Dias (que não começou no estúdio, mas enfim) tem por volta de 200 a 300 e pouco.
Creio que o Sidnei é quem tem mais trabalhos, só não estão catalogados, ele dublou praticamente tudo de Uniarth/Luminus.
Ignorando o Júlio Franco, que só fez locução no estúdio, Sidnei ambém era um dos mais velhos, se não o mais velho em questão de anos de carreira, começou em 97
Estávamos falando sobre alguns dubladores esconderem que fizeram trabalhos na Audio Brasil / Belas Artes...

Criaram na Wiki um perfil do Gustavo Moraes, ignorando os trabalhos dele creditados como Lucas Silva, no mínimo estranho fingir que os dois não são a mesma pessoa e ignorar os primeiros trabalhos dele em Buenos Aires.

Então pode ignorar também os primeiros trabalhos dos dubladores no Belas Artes, já que eles vivem tentando esconder?

https://dublagem.fandom.com/wiki/Gustavo_Moraes
Casado, pai
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-05-2026, 13:15 por DavidDenis.)
(08-05-2026, 13:13 )DavidDenis Escreveu: Estávamos falando sobre alguns dubladores esconderem que fizeram trabalhos na Audio Brasil / Belas Artes...

Criaram na Wiki um perfil do Gustavo Moraes, ignorando os trabalhos dele creditados como Lucas Silva, no mínimo estranho fingir que os dois não são as mesmas pessoas e ignorar os primeiros trabalhos dele em Buenos Aires.

Então pode ignorar também os primeiros trabalhos dos dubladores no Belas Artes, já que eles vivem tentando esconder?

Eu conversei com o pessoal da Wiki, o motivo foi ele literalmente criando um perfil pra apagar tudo, não sei por que criaram agora, mas não é importante. Os dubladores da Belas Artes só recusam a falar sobre, e apenas um deles (que o nome não chegou a vazar) quis apagar Planeta Hulk. Fora esse caso, não teve nenhum outro vindo atrás para apagar nada, seja na wiki ou em qualquer outro lugar, ainda mais por serem trabalhos obscuros, o Gustavo ainda é novato, então eu consigo achar menos "problemático", por que uma coisa é apagar o seu nome em uma produção, outra é apagar a produção toda por que seu nome está no meio (em uma das melhores dublagens, digasse de passagem). 
Eu só digo, precisamos fazer um backup para salvar o máximo de informações. Sempre tem a chance de alguém vir e querer apagar tudo, aí vem outro, e mais outro, e a moderação tem que tirar, e todas as horas editando e identificando vozes iria... pro inferno mesmo, sem fila de espera, caindo direto. Um dublador pode não se encomodar, mas quem me garante que o dono do estúdio (Wallace Venâncio) não descubra que eu literalmente chamei ele de caloteiro e venha querer apagar tudo?
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-05-2026, 13:25 por Dalygord.)
(08-05-2026, 13:18 )Dalygord Escreveu:
(08-05-2026, 13:13 )DavidDenis Escreveu: Estávamos falando sobre alguns dubladores esconderem que fizeram trabalhos na Audio Brasil / Belas Artes...

Criaram na Wiki um perfil do Gustavo Moraes, ignorando os trabalhos dele creditados como Lucas Silva, no mínimo estranho fingir que os dois não são as mesmas pessoas e ignorar os primeiros trabalhos dele em Buenos Aires.

Eu conversei com o pessoal da Wiki, o motivo foi ele literalmente criando um perfil pra apagar tudo, não sei por que criaram agora, mas não é importante. Os dubladores da Belas Artes só recusam a falar sobre, e apenas um deles (que o nome não chrgou a vazar) quis apagar Planeta Hulk. Fora esse caso, mão teve nenhum outro vindo atrás para apagar nada, seja na wiki ou em qualquer outro lugar, ainda mais por serem trabalhos obscuros, o Gustavo ainda é novato, então eu consigo achar menos "problemático", por que uma coisa é apagar o seu nome em uma produção, outra é apagar a produção toda por que seu nome está no meio (em uma das melhores dublagens, digasse de passagem). 
Eu só digo, precisamos fazer um backup para salvar o máximo de informações. Sempre tem a chance de alguém vir e querer apagar tudo, aí vem outro, e mais outro, e a moderação tem que tirar, e todas as horas editando e identificando vozes iria... pro inferno mesmo, sem fila. Por que, o dublsdor pode não se encomodar, mas quem me garante que o dono do estúdio (Wallace Venâncio) não descubra que eu literalmente chamei ele de caloteiro, e venha querer apagar tudo?
Quando o tópico de Planeta Hulk sumiu do dublanet, um dublador estava dizendo para todo mundo que os créditos aqui do site eram falsos, que identificaram errado de ouvido. Quando eu mandei a foto dos créditos em DVD ele parou de falar e aceitou.

Quanto ao Gustavo Moraes, sempre que colocavam um personagem de Buenos Aires no perfil dele, ele apagava.

Ele me chamou para conversar no Instagram e pediu para eu não editar mais e manter separado, pois ele chamava de "Lucas Silva" os projetos dele em Buenos Aires, então mandei uma foto dos créditos de um filme feito em Buenos Aires e que nos créditos estava o nome real dele: Gustavo Moraes, e não o pseudônimo Lucas Silva. Mostrando que não adianta ele tentar esconder isso. Também mandei foto da planilha da série Chespirito, em que estava Lucas Silva (Gustavo Moraes), ou seja, todo mundo que dublou a série sabia que os dois eram a mesma pessoa.

Imagina se a Wikipedia real e principal passar a criar dois perfis, um pro nome real de um autor e um para o pseudonimo....
Casado, pai
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
(08-05-2026, 13:28 )DavidDenis Escreveu:
(08-05-2026, 13:18 )Dalygord Escreveu:

Eu conversei com o pessoal da Wiki, o motivo foi ele literalmente criando um perfil pra apagar tudo, não sei por que criaram agora, mas não é importante. Os dubladores da Belas Artes só recusam a falar sobre, e apenas um deles (que o nome não chrgou a vazar) quis apagar Planeta Hulk. Fora esse caso, mão teve nenhum outro vindo atrás para apagar nada, seja na wiki ou em qualquer outro lugar, ainda mais por serem trabalhos obscuros, o Gustavo ainda é novato, então eu consigo achar menos "problemático", por que uma coisa é apagar o seu nome em uma produção, outra é apagar a produção toda por que seu nome está no meio (em uma das melhores dublagens, digasse de passagem). 
Eu só digo, precisamos fazer um backup para salvar o máximo de informações. Sempre tem a chance de alguém vir e querer apagar tudo, aí vem outro, e mais outro, e a moderação tem que tirar, e todas as horas editando e identificando vozes iria... pro inferno mesmo, sem fila. Por que, o dublsdor pode não se encomodar, mas quem me garante que o dono do estúdio (Wallace Venâncio) não descubra que eu literalmente chamei ele de caloteiro, e venha querer apagar tudo?
Quando o tópico de Planeta Hulk sumiu do dublanet, um dublador estava dizendo para todo mundo que os créditos aqui do site eram falsos, que identificaram errado de ouvido. Quando eu mandei a foto dos créditos em DVD ele parou de falar e aceitou.

Quanto ao Gustavo Moraes, sempre que colocavam um personagem de Buenos Aires no perfil dele, ele apagava.

Ele me chamou para conversar no Instagram e pediu para eu não editar mais e manter separado, pois ele chamava de "Lucas Silva" os projetos dele em Buenos Aires, então mandei uma foto dos créditos de um filme feito em Buenos Aires e que nos créditos estava o nome real dele: Gustavo Moraes, e não o pseudônimo Lucas Silva. Mostrando que não adianta ele tentar esconder isso. Também mandei foto da planilha da série Chespirito, em que estava Lucas Silva (Gustavo Moraes), ou seja, todo mundo que dublou a série sabia que os dois eram a mesma pessoa.

Imagina se a Wikipedia real e principal passar a criar dois perfis, um pro nome real de um autor e um para o pseudonimo....
Depois do ocorrido, provavelmente não farão um artigo do pseudônimo, mas isso não é outra história que, quem resolve é ele. Não julgo mas não acho certo.
Sobre isso e como se relaciona com a Belas Artes a questão da Belas Artes, enquanto nenhum deles vir apagar os trabalhos do artigo eu não vou dar meu "ponto final". Eu acho que dá para se acertar nisso, se o dublador for minimamente educado e pedir algo do tipo "não divulga muito meus trabalhos, não gosto de ser conhecido por isso", não teria problema, bastava remover trabalhos da galeria dele feitos no estúdio e não adicionar aúdios de quando ele dublou lá. Se ele só vier apagando tudo (e for um artigo que eu gastei tempo editando) eu ficaria muito encomodado, mas é aquilo, uma conversa simples pode resolver e evitar dor de cabeça.
No fim, cada um sabe o que faz com a própria vida, mas nada muda o fato que eles estiveram lá, cabe a eles decidirem como lidam. Eu lido pesquisando sobre, por que é um assunto interessante
A Belas Artes tem um ponto bem interessante, por ser justamente uma história que se esforçaram muito para apagar.

Lembrei outro caso, o Fernando Ferraz tem trabalhos no estúdio e não fala disso. A Raquel Elaine ficava brava por isso.
Casado, pai
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
Não conheço um trabalho dele (tá bom, eu não conheço trabalhos dele fora o Ken do Beyblade Burst) nessa época, mas não dúvido, segundo a identificação do Alisson002, o Caio César Oliveira tava no meio.
Querendo ou não, é um estúdio único na história, hoje em dia (muito pela dublagem home office) é impossível que isso se repita, por que é muito difícil um estúdio falir com a alta demanda e os profissionais podem só dublar lá pelo resto da vida, tem gente que começou 3 anos atrás que, por ano, dublou mais que pessoas mais antigas na profissão. Tipo, o Paulo Maeda tem 30 trabalhos listados em paginas afluentes da wiki (obviamente vai ter mais, mas precisaria de identificação) e depois do fim do estúdio, quase não dubla. O Matosu, youtuber que começou em 2023 tem 72 trabalhos, isso é muita coisa em comparação.
Foi algo que, como estamos anos após o ocorrido pareceu de uma hora pra outra, mas teve todo um processo da maioria das vozes de São Paulo sairem de lá e o estúdio se queimar. Por que todo o estúdio paulista (fora Piracicaba e Campinas) tem o Wendel Bezerra, mas qual estúdio tem "inimizade" (entre muitas, muitas aspas) com Wendel Bezerra, Faduli e até os próprios dubladores da casa? Isso é algo que eu acredito que não tenha acontecido nem mundo a fora.

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)