Desabafo sobre dublagens

468 Replies, 77341 Views

(02-03-2026, 11:25 )Danilo Powers Escreveu: As Vezes me Revolto com Esse Negócio do Locutor Não Dizer o Estúdio de Dublagem Depois do Título, ou se Disseram, Teve a Locução Apagada (Caso das Produções da Paramount Fora da VTI) ou Pior: Não Ter Locução Nenhuma (Ignorando Até os Deficientes Visuais que Também São Cinéfilos), Isso Dificulta a Ficha Técnica da Dublagem Ainda Mais Quando Não Tem os Créditos pra Ajudar, Pior: Sempre em Produções Antigas, Porquê Só Produções Recentes Podem Ter Créditos? e Mesmo em Antigas é com Redublagem?, Parece que Existe um Preconceito Contra Colocar Créditos de Dublagem em Clássicos ou Então é Preguiça dos Pesquisadores.

Não tenho opinião 100% formada sobre isso, mas a opção que geralmente faz jus à acessibilidade é a áudio descrição, enquanto faixa adicional de áudio. Neste caso, não tem realmente porquê existir locução falada em dublagem. Eu tenho nostalgia de algumas, mas, entendo também que é algo que praticamente só o Brasil faz.

Quanto a créditos em produções antigas, a maioria simplesmente não tinha e os elencos de produções antigas que nós conhecemos (dos anos 2000 para trás) são 99% catalogações de fãs e informações passadas de maneira não-oficial por dubladores e coisas do tipo. Então, é normal que produções antigas não venham a ter créditos como as atuais.
Com os créditos de dublagem no final de cada produção, realmente não é mais necessário a locução do nome do estúdio no começo. Embora eu, pessoalmente, considere algo que já era marca regristrada da dublagem brasileira.
É Preciso Avisar ao Lionel23 que Até 1995 Não Haviam Cópias Dubladas em VHSs de Filmes Adultos, Salvo Exceções Como os Filmes da Warner Desde JFK, da CIC em Alguns Como True Lies e Forrest Gump e a VTI/Network que Lançou Alguns Filmes Não Infantis Dublados nos Anos 80 Como Scanners de Cronenberg, Fora Isso, Nem Telefilmes Tinham VHSs Dublados, Falo por Experiência com VHS.

EDIT: A Abril Dispôs Nell com Jodie Foster em VHS Dublado
(Este post foi modificado pela última vez em: 07-03-2026, 17:09 por Danilo Powers.)
(07-03-2026, 16:52 )Danilo Powers Escreveu: É Preciso Avisar ao Lionel23 que Até 1995 Não Haviam Cópias Dubladas em VHSs de Filmes Adultos, Salvo Exceções Como os Filmes da Warner Desde JFK, da CIC em Alguns Como True Lies e Forrest Gump e a VTI/Network que Lançou Alguns Filmes Não Infantis Dublados nos Anos 80 Como Scanners de Cronenberg, Fora Isso, Nem Telefilmes Tinham VHSs Dublados, Falo por Experiência com VHS.

EDIT: A Abril Dispôs Nell com Jodie Foster em VHS Dublado

Avisado. Fiscal de araque.
Não é sobre dublagens em si, mas sobre uma situação específica que acontece na Dublagem Wiki (Dublapédia) hoje, e que confesso que cansa um bocado. Queria pedir licença para comentar sobre isso aqui, pois talvez sirva.

Alguns dubladores e não é de hoje, vêm fazendo uma espécie de "sanitização" da própria página deles na Wiki, ocultando que trabalharam em lugar X, Y, ou Z ou em projeto A, B ou C, porque pega feio para eles ter isso listado na própria página.

Não vou citar nomes, não quero problema nesse sentido, mas exemplo do que acontece: dublador X que trabalhou em estúdio tal em um dado período, e o estúdio tal brigou com o sindicato e ficou mal falado na categoria e nas panelas mais tradicionais, aí o dublador X vai lá na própria página e remove os trabalhos que ele fez no estúdio tal.

Tem dublador que é mais descarado e faz isso com a própria conta, vai lá e apaga, mas tem dublador também que vêm usando fake pra fazer isso, achando que ninguém vai notar.

Um caso mais famoso (não vou citar o nome do rapaz, mas, é algo que mais gente soube) foi o do menino que dublou algumas coisas em Buenos Aires com um pseudônimo, ele é de São Paulo, aí quando os dubcards de uma produção que ele fez para Buenos Aires revelaram o nome real dele, ele começou adoidado a remover informações sobre os trabalhos que fez em Buenos Aires na página dele proprio na Wiki. O resultado, é que o dito cujo perdeu página e virou regra lá não criar página para ele.

Teve um outro caso, vou ser um pouco mais específico, dum rapaz que apagou o crédito de um desenho que ele fez em Campinas (não vou citar nem o nome do rapaz e nem do desenho), depois que parou de trabalhar lá. Foi uma participação pequena em uma temporada específica, ele fez, quem assistir vai escutar a voz dele, e mesmo assim o camarada foi lá e apagou. Tem também outros casos, mas de cara, lembrei desse e do menino de Buenos Aires.

Aqui no Dublanet por sua vez, eu sei que teve um caso de um dublador que ficou puto quando postaram o elenco do Planeta Hulk (versão Belas Artes) aqui com o nome dele. Eu não sei quem é o rapaz em si (realmente não sei, não estou fazendo média), mas disseram que ele veio confrontar a moderação... só que tem um dubcard do DVD com o nome dele, aí complica querer esconder. Felizmente mantiveram, aparentemente.

E numa boa, se algum dublador que faz esse tipo de coisa na Wiki estiver lendo isso, de verdade, se você não queria ou não quer ser reconhecido por trabalho X, Y ou Z, ou por dublar em estúdio A ou B, então que não fizesse o trabalho X, Y ou Z ou não trabalhasse no lugar A ou B. Muitas vezes (como no caso do Planeta Hulk, que não foi na Wiki, mas é equivalente) tem dubcard com o seu nome naquele projeto, não adianta ficar escondendo, é só feio e a gente sabe quando é o próprio dublador indo sanitizar a própria página, é só uma situação feia mesmo. Admite que fez aquele projeto que é melhor do que ficar escondendo.

E tipo, isso também desanima editar na Wiki. Gosto de editar lá, gosto do espaço, mas se há um aspecto que desanima, é ver dublador indo sanitizar a própria página por frescura ou por querer agradar, digamos, "instâncias superiores" da indústria. Isso inclusive desrespeita o trabalho de usuários que pesquisam e coletam informações pra colocar lá. Eu entendo que os moderadores ficam reféns e que em última instância o próprio dublador vai na Fandom pra ela intervir na Wiki, agora, não deixa de ser complicado.

Dublador que faz esse tipo de coisa com a própria página, na minha opinião, deveria perder ela, pra deixar de ficar de bobeira. Moralmente falando, o cara que fica editando a própria página para fins de sanitização, não deveria ter página e não merece ter.
Pessoalmente eu não ligo muito deles mexerem na própria. Agora um problema ao meu ver, seria se esses dubladores também retirassem as informações das páginas das produções ou dos atores. Pra mim seria algo cabível de impedir a conta desse dublador de editar.
(Ontem, 11:53 )Thiago. Escreveu: Pessoalmente eu não ligo muito deles mexerem na própria. Agora um problema ao meu ver, seria se esses dubladores também retirassem as informações das páginas das produções ou dos atores. Pra mim seria algo cabível de impedir a conta desse dublador de editar.

Já aconteceu também, embora menos vezes.
(Ontem, 11:25 )SuperBomber3000 Escreveu: Não é sobre dublagens em si, mas sobre uma situação específica que acontece na Dublagem Wiki (Dublapédia) hoje, e que confesso que cansa um bocado. Queria pedir licença para comentar sobre isso aqui, pois talvez sirva.

Alguns dubladores e não é de hoje, vêm fazendo uma espécie de "sanitização" da própria página deles na Wiki, ocultando que trabalharam em lugar X, Y, ou Z ou em projeto A, B ou C, porque pega feio para eles ter isso listado na própria página.

Não vou citar nomes, não quero problema nesse sentido, mas exemplo do que acontece: dublador X que trabalhou em estúdio tal em um dado período, e o estúdio tal brigou com o sindicato e ficou mal falado na categoria e nas panelas mais tradicionais, aí o dublador X vai lá na própria página e remove os trabalhos que ele fez no estúdio tal.

Tem dublador que é mais descarado e faz isso com a própria conta, vai lá e apaga, mas tem dublador também que vêm usando fake pra fazer isso, achando que ninguém vai notar.

Um caso mais famoso (não vou citar o nome do rapaz, mas, é algo que mais gente soube) foi o do menino que dublou algumas coisas em Buenos Aires com um pseudônimo, ele é de São Paulo, aí quando os dubcards de uma produção que ele fez para Buenos Aires revelaram o nome real dele, ele começou adoidado a remover informações sobre os trabalhos que fez em Buenos Aires na página dele proprio na Wiki. O resultado, é que o dito cujo perdeu página e virou regra lá não criar página para ele.

Teve um outro caso, vou ser um pouco mais específico, dum rapaz que apagou o crédito de um desenho que ele fez em Campinas (não vou citar nem o nome do rapaz e nem do desenho), depois que parou de trabalhar lá. Foi uma participação pequena em uma temporada específica, ele fez, quem assistir vai escutar a voz dele, e mesmo assim o camarada foi lá e apagou. Tem também outros casos, mas de cara, lembrei desse e do menino de Buenos Aires.

Aqui no Dublanet por sua vez, eu sei que teve um caso de um dublador que ficou puto quando postaram o elenco do Planeta Hulk (versão Belas Artes) aqui com o nome dele. Eu não sei quem é o rapaz em si (realmente não sei, não estou fazendo média), mas disseram que ele veio confrontar a moderação... só que tem um dubcard do DVD com o nome dele, aí complica querer esconder. Felizmente mantiveram, aparentemente.

E numa boa, se algum dublador que faz esse tipo de coisa na Wiki estiver lendo isso, de verdade, se você não queria ou não quer ser reconhecido por trabalho X, Y ou Z, ou por dublar em estúdio A ou B, então que não fizesse o trabalho X, Y ou Z ou não trabalhasse no lugar A ou B. Muitas vezes (como no caso do Planeta Hulk, que não foi na Wiki, mas é equivalente) tem dubcard com o seu nome naquele projeto, não adianta ficar escondendo, é só feio e a gente sabe quando é o próprio dublador indo sanitizar a própria página, é só uma situação feia mesmo. Admite que fez aquele projeto que é melhor do que ficar escondendo.

E tipo, isso também desanima editar na Wiki. Gosto de editar lá, gosto do espaço, mas se há um aspecto que desanima, é ver dublador indo sanitizar a própria página por frescura ou por querer agradar, digamos, "instâncias superiores" da indústria. Isso inclusive desrespeita o trabalho de usuários que pesquisam e coletam informações pra colocar lá. Eu entendo que os moderadores ficam reféns e que em última instância o próprio dublador vai na Fandom pra ela intervir na Wiki, agora, não deixa de ser complicado. 

Dublador que faz esse tipo de coisa com a própria página, na minha opinião, deveria perder ela, pra deixar de ficar de bobeira. Moralmente falando, o cara que fica editando a própria página para fins de sanitização, não deveria ter página e não merece ter.

Tem uma conta com o nome de um dublador, a qual chegou a remover uma demo de voz da página do próprio dublador, não faço ideia do pq essa conta fez isso
É preciso saber viver! Smile
(Ontem, 15:08 )Duke de Saturno Escreveu: Tem uma conta com o nome de um dublador, a qual chegou a remover uma demo de voz da página do próprio dublador, não faço ideia do pq essa conta fez isso

Então, acho que as vezes depende da demo também, tem página que as vezes os caras lá entopem de demos desnecessariamente (2 para voz normal, 3 para voz caricata, etc, não precisa de tanto).

Tem dublador que as vezes edita lá e por não estar ambientado com o local as vezes remove coisa sem querer, mas sem má fé. Já vi alguns casos assim. Agora, tem outros que estão agindo na "maldade", na falta de um termo melhor, pra "limpar" o currículo, porque não quer aparecer em produção X ou Z, ou em estúdio A ou B.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.781 4.251.723 59 minutos atrás
Última postagem: H4RRY51
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.539 757.314 2 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  Discussão Sobre Voz de Dublador Wallace 1 73 2 horas atrás
Última postagem: Bruna'
  Vídeos com dublagens ao redor do mundo (Multilanguages) H4RRY 34 11.797 3 horas atrás
Última postagem: H4RRY51
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 4.496 910.578 Hoje, 01:55
Última postagem: Duke de Saturno

Usuários navegando neste tópico: 6 Convidado(s)