Nota de Falecimento - Sobre dubladores

1009 Replies, 180561 Views

(09-02-2026, 13:45 )Duke de Saturno Escreveu:
(09-02-2026, 13:26 )DavidDenis Escreveu: Está circulando a certidão de óbito do Potyguara Lopes, confirmando que ele faleceu de insuficiência respiratória, em decorrência da AIDS, em 1990.

Então ele não tinha diabetes?

No atestado de óbito constou as duas coisas.
(09-02-2026, 14:18 )matheus153854 Escreveu:
(09-02-2026, 13:45 )Duke de Saturno Escreveu:
(09-02-2026, 13:26 )DavidDenis Escreveu: Está circulando a certidão de óbito do Potyguara Lopes, confirmando que ele faleceu de insuficiência respiratória, em decorrência da AIDS, em 1990.

Então ele não tinha diabetes?

No atestado de óbito constou as duas coisas.
Atestado de óbito em geral tem duas partes. O dele e o do Gastaldi é igual. 

Na parte 1 é a causa diretamente da morte e está: "a. Insuficiência respiratória. b. Pneumonia (que na época acreditava-se que o agente fosse o Pneumocyistis carinii, um fungo de ratos, hoje sabe-se que é o Pneumocyistis jirovecii - um de humanos imunodeprimidos); e, c. Síndrome da Imuno Deficiência adquirida". 

Na parte 2 é listado outros estados que podem ter contribuido com a morte, mas não é a causa direta. No do Gastaldi tem apenas diabetes, no do Potyguara tem diabetes e insuficiência renal, segundo amigos do Poty eram problemas que ele não tinha antes do HIV, então também foram ocasionados pelo virus.

Lembrando que eram os anos 1980/1990 e as pessoas tinham vergonha e medo de dizerem que tinham AIDS, então falavam "tenho diabetes", mas o Tipo 2 (que Gastaldi e Potyguara tinham) eram muito comuns em que desenvolviam HIV, então era tudo uma consequência de ser portador do vírus.

Tive muitos amigos que morreram em decorrência do HIV, mas a família dizia ser hepatite, meningite, diabetes...
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
(Este post foi modificado pela última vez em: 09-02-2026, 15:13 por DavidDenis.)
Faleceu Dennis Carvalho

https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/not...alho.ghtml
(5 horas atrás)Paseven Escreveu: Faleceu Dennis Carvalho

Meus profundos sentimentos aos familiares e amigos!
Foi um grande ator e diretor da história da TV.

Aqui na dublagem sua trajetória foi igualmente grande, começou ainda garoto no comecinho da dublagem no Brasil, em 1958, e dedicou praticamente 10 anos de sua vida a dublagem, chegando até a ser diretor.

Gostava muito da voz do Dennis na dublagem, era uma voz grave e bonita mas ainda jovial.

EDIT: Lembro-me de constar no Universo AIC dele ter sido a primeira voz do Cabo Rusty em Rin-Tin-Tin, ainda na GravaSon, sendo substituído pelo Zezinho Cutolo pela mudança até precoce de sua voz.
(Este post foi modificado pela última vez em: 4 horas atrás por Gabriel.)
(5 horas atrás)Gabriel Escreveu:

Aqui na dublagem sua trajetória foi igualmente grande, começou ainda garoto no comecinho da dublagem no Brasil, em 1958, e dedicou praticamente 10 anos de sua vida a dublagem, chegando até a ser diretor.

Gostava muito da voz do Dennis na dublagem, era uma voz grave e bonita mas ainda jovial.

EDIT: Lembro-me de constar no Universo AIC dele ter sido a primeira voz do Cabo Rusty em Rin-Tin-Tin, ainda na GravaSon, sendo substituído pelo Zezinho Cutolo pela mudança até precoce de sua voz.
Nem conhecia esse cara.
Adeus, Pessoal! - Kenny McCormick em South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, 1999.  Wink
(4 horas atrás)Ratchup666 Escreveu: Nem conhecia esse cara.

Imaginei. Ele n é da época de South Park…

Enfim, esse não é o tópico pra vc vir falar que não conhecia o dublador, esse é pra postar as condolências a quem faleceu.
(Este post foi modificado pela última vez em: 4 horas atrás por Gabriel.)

Descanse em paz, Dennis!
É preciso saber viver! Smile
Uma das minhas vozes favoritas na AIC. Grave potente, jovem e com uma interpretação muito precisa. Timbre muito raro na época, e além de tudo demonstrava uma igualmente rara versatilidade. Fez de tudo: protagonistas, coadjuvantes, jovens (como ele era à época) e até gente mais velha.

Creio que muitos o relembrem por Jonny Quest, mas particularmente meu trabalho favorito dele foi William Shatner em Jornada nas Estrelas, do qual foi sua segunda voz. A mim, combinou perfeitamente com a personalidade do eterno capitão Kirk.

Que o Dennis descanse em paz!

Quanto ao sujeito acima, que demonstrou insensibilidade tamanha, só digo que é uma atitude lamentável. Mas enfim...
(Este post foi modificado pela última vez em: 4 horas atrás por Maldoxx.)
(4 horas atrás)Maldoxx Escreveu: Uma das minhas vozes favoritas na AIC. Grave potente, jovem e com uma interpretação muito precisa. Timbre muito raro na época, e além de tudo demonstrava uma igualmente rara versatilidade. Fez de tudo: protagonistas, coadjuvantes, jovens (como ele era à época) e até gente mais velha.

Creio que muitos o relembrem por Jonny Quest, mas particularmente meu trabalho favorito dele foi William Shatner em Jornada nas Estrelas, do qual foi sua segunda voz. A mim, combinou perfeitamente com a personalidade do eterno capitão Kirk.

Que o Dennis descanse em paz!

Quanto ao sujeito acima, que demonstrou insensibilidade tamanha, só digo que é uma atitude lamentável. Mas enfim...

Compartilho da mesma opinião, talvez o Dennis seja a minha voz favorita dos tempos da AIC. 
Pra mim sua voz caiu como uma luva no Capitão Kirk, sendo perfeito nele, a melhor voz em minha opinião.
Uma pena não ter dublado mais.

Enfim, é uma perda gigante também pra TV Brasileira, que perdeu um diretor de uma qualidade impar.
(4 horas atrás)Ratchup666 Escreveu:
(5 horas atrás)Gabriel Escreveu:

Nem conhecia esse cara.

Quem é alienado e hiperfocado em dublagem é assim mesmo, não conhece nada fora da bolha.

Descanse em paz, Dennis.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Desabafo sobre dublagens Daniel Felipe 453 70.362 23 minutos atrás
Última postagem: Joseph
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 336 79.360 46 minutos atrás
Última postagem: Gabriel
  Dubladores Sumidos BrunaMarzipan 1.891 826.987 57 minutos atrás
Última postagem: Thiago.
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.687 4.194.489 1 hora atrás
Última postagem: Moon Knight
  Novidades sobre Netflix Paseven 2.597 1.198.507 3 horas atrás
Última postagem: Paseven

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)