Esse tipo de situação faz lembrar algo essencial que muita gente esquece: dublagem é sim uma arte que deve ser exercida por artistas, mas antes de ser uma arte, é uma ferramenta de acessibilidade de obras estrangeiras para o povo brasileiro. Para o bem e para o mal, talvez essa resposta (bastante arrogante do Kléber Mendonça Filho, não discordo que tenha sido) tenha alguma serventia nesse sentido.
Até em relação a essa questão da IA hoje em dia e o debate que existe sobre isso, é algo que precisa ser levado em consideração.
A Classe Artística mais alta odeia a dublagem infelizmente, sendo que a dublagem é arte
Não estou dizendo que seja o caso dele, mas, em geral, quem tem asco pela dublagem é porque nunca precisou dela como ferramenta de acessibilidade — e, pior, não se importa se alguém precisa dela ou não.
Há certos “intelectuais” que dizem que a dublagem nem deveria existir e ainda são tratados como grandes pensadores. O curioso é que eles são tão grandes como pensadores que não conseguem nem pensar no próximo, nem na importância da acessibilidade para quem depende dela.
(26-01-2026, 08:52 )Daniel Felipe Escreveu: A Classe Artística mais alta odeia a dublagem infelizmente, sendo que a dublagem é arte
Se eu fosse Ministra da Cultura, eu classificaria a dublagem brasileira como arte cultural do Brasil isso sim
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.
Muita coisa sendo projetada na fala de uma pessoa que lançou uma versão alternativa do filme dele com dublagem.
Vamo com calma.
Não interaja com o Danilo Powers.
Pablo Villaça já teve a canalhice de dizer que assistir produções dubladas é coisa de “bolsonarista". Mas eu vou te falar que tem um lado positivo nisso tudo, agora o pessoal do Dublagem Viva pode ver quem é o verdadeiro malfeitor da dublagem: a própria classe artística burguesa e não uma trendzinha de IA. Quero muito que esse comentário do Kléber chegue até eles.
(Este post foi modificado pela última vez em: 26-01-2026, 14:53 por H4RRY51.)