Opiniões Impopulares Sobre Dublagem

3526 Replies, 691868 Views

(23-12-2025, 19:33 )Gabriel Escreveu: Discordo das críticas exageradas que alguns fazem ao trabalho de Armando Tiraboschi, e essas críticas vêm principalmente por causa do Walter White. Entendo que o Tiraboschi não conseguiu alcançar o mesmo nível da interpretação original, mas estamos falando de uma das maiores atuações da história das séries — pra mim, só perde para Tony Soprano. Chegar a um patamar desses não é pra qualquer um, é para pouquíssimos.

A alegação é de que o Tiraboschi seria limitado. Mas, convenhamos: que ator não é? Que pessoa não é? Seres humanos têm suas limitações, e isso é completamente natural.

Quando dizem: “Ah, André Filho, Da Matta, Waldir Guedes, Mauro de Almeida, Bardavid, e Ézio Ramos não tinham limitações dublando”, eu penso que talvez eles apenas não foram colocados à prova em um papel que expusesse suas limitações. Ou talvez até tenham sido — só que ainda não temos conhecimento disso. E claro, não estou dizendo que o Tira esteja no nível desses caras, mas ele pra mim é um excelente ator.
Pra mim, o Tira esta no nível de uns considerados feras da faixa de voz dele: Camillo, Amajones. Lobue talvez esteja um nível acima deles.

Inclusive já vi pessoas do meio, como Nelson Machado e Hermes Baroli, rasgarem seda pro trabalho do Tiraboschi, falarem que é um dos melhores dá época dele e tal.

concordo. Acho q oq mais pesa no Tira eh q ele já foi escalado em diversos atores e por causa disso tem uma certa "grande" quantidade q n combinou. Daí, fica mais fácil perceber críticas mais negativas.

e sobre o Walter, eu acredito q com uma direção melhor, ele mesmo teria feito algo mais potente. E tbm acho q ele combina bastante no Bryan, n acho q em SP tem voz melhor pro ator e no RJ ele tb supera uma boa quantia.
SEE YOU SPACE COWBOY ...
(Este post foi modificado pela última vez em: 23-12-2025, 20:36 por Joseph.)
Tiraboschi meio que dublou meio mundo a lists é longa
(23-12-2025, 20:35 )Joseph Escreveu: concordo. Acho q oq mais pesa no Tira eh q ele já foi escalado em diversos atores e por causa disso tem uma certa "grande" quantidade q n combinou. Daí, fica mais fácil perceber críticas mais negativas.

e sobre o Walter, eu acredito q com uma direção melhor, ele mesmo teria feito algo mais potente. E tbm acho q ele combina bastante no Bryan, n acho q em SP tem voz melhor pro ator e no RJ ele tb supera uma boa quantia.

Pse, o Tira era um cara demasiadamente escalado, em todos os estúdios. Ele dublou de Josh Brolin até Tommy Lee Jones (ja idoso). Inclusive no Lincoln, que tinha um monte de idoso no elenco, e ele fez o cara.
(Este post foi modificado pela última vez em: 23-12-2025, 20:47 por Gabriel.)
Gostava dele no Gerard Butler, Jason Statham, só achava estranho em algumas comédias. Coisa de estar bem escalado, tb.
(23-12-2025, 21:30 )Gustavo07 Escreveu: Gostava dele no Gerard Butler, Jason Statham, só achava estranho em algumas comédias. Coisa de estar bem escalado, tb.

No Gerard eu n vi, mas tb n imagino tanto.
Mas eu gosto dele numa porrada de atores: Samuel L. Jackson, Jason Statham, Bryan Cranston (principalmente em outros papéis, fora o Breaking Bad), Liam Neeson, Russell Crowe, Mel Gibsob, Richard Gere, David Hasselhoff, Pierce Brosnan, Alec Baldwin, Kevin Spacey, Danny Houston, até no Antonio Banderas nos primeiros filmes.

Aliás, ele fez o Denzel Washington já mais velho, e não ficou tão legal quanto teria ficado nos anos 90, época em que o Camillo fez e ficou bem legal.

Voltando a falar do Tira ser mal escalado, o cara fez o Bradley Cooper…
Foi na clone? Foi. Mas aconteceu.
(Este post foi modificado pela última vez em: 23-12-2025, 21:50 por Gabriel.)
Em termos de voz, pelo menos, o Tira no Bryan Cranston pra mim é perfeito. Obviamente a questão da atuação não é bem assim, principalmente em Breaking Bad, que como o Gabriel disse, é uma das melhores atuações da história dos seriados, e aí com a direção "pemba" do Camillo acabou ficando bem abaixo, embora eu ainda goste muito.

Outro ator que pra mim ele tem que ser absoluto é o Mel Gibson - Julinho era o Mel Gibson, mas ele se foi, e pra mim o Tira é o substituto perfeito.

Tem o Liam Neeson também que ele fica excelente, e eu destacaria até o Jack Nicholson, porque eu não acho uma boa escala em teoria, mas acho que o Tira fez um bom trabalho dentro do possível e gosto dele no ator.
True love will find you in the end.
(23-12-2025, 21:46 )Gabriel Escreveu:
(23-12-2025, 21:30 )Gustavo07 Escreveu: Gostava dele no Gerard Butler, Jason Statham, só achava estranho em algumas comédias. Coisa de estar bem escalado, tb.

No Gerard eu n vi, mas tb n imagino tanto.
Mas eu gosto dele numa porrada de atores: Samuel L. Jackson, Jason Statham, Bryan Cranston (principalmente em outros papéis, fora o Breaking Bad), Liam Neeson, Russell Crowe, Mel Gibsob, Richard Gere, David Hasselhoff, Pierce Brosnan, Alec Baldwin, Kevin Spacey, Danny Houston, até no Antonio Banderas nos primeiros filmes.

Aliás, ele fez o Denzel Washington já mais velho, e não ficou tão legal quanto teria ficado nos anos 90, época em que o Camillo fez e ficou bem legal.

Voltando a falar do Tira ser mal escalado, o cara fez o Bradley Cooper…
Foi na clone? Foi. Mas aconteceu.

Já que o tópico é de opiniões impopulares, vou citar uma: gosto do Tiraboschi dublando o Bradley Cooper...

Mas, com uma ressalva: é uma escalação que eu acho que funcionou de forma muito específica em Sem Limites, até a atmosfera mais sombria do filme ao meu ver ajudou nisso. Uma voz mais densa e pesada como a do Tiraboschi ao meu ver, no ator todo caracterizado no drama, para mim, não gerou estranheza quando eu assisti.

Se fosse uma comédia, tipo um Se Beber Não Case da vida, ou só um filme mais leve mesmo, eu já acho que ficaria bem, mas bem ruim mesmo. Porém, tratando Sem Limites de forma bem excepcional e contextualizada, eu sinceramente gosto do trabalho dele no ator.
Fora os atores óbvios, eu curti ele dublando o Danny Huston, Michael Rooker, Hugo Weaving e Will Ferrell

Agora, vou dizer que não curti ele fazendo o Nicolas Cage, Gerard Butler, Jason Bateman, Pierce Brosnan, Russell Crowe, Matthew McConaughey, Jean Claude Van Damme, Gary Oldman, Stellan Skarsgard, Jeff Bridges, Bruce McGill, Richard Gere, George Clooney, Alec Baldwin e no Ed Harris. Em todos eles têm escalações bem melhores que poderiam ter feito.

Agora no Banderas eu curti ele, mas só no ator mais velho, e embora eu prefira o Amajones, Ettore, Marco Ribeiro e Sérgio Moreno, acho que ele faz bem o ator mais velho
Achou que eu tava brincando?
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-12-2025, 00:07 por Julius Rock.)
(23-12-2025, 23:56 )Julius Rock Escreveu: Agora, vou dizer que não curti ele fazendo o Nicolas Cage, Gerard Butler, Jason Bateman, Pierce Brosnan, Russell Crowe, Matthew McConaughey, Jean Claude Van Damme, Gary Oldman, Stellan Skarsgard, Jeff Bridges, Bruce McGill, Richard Gere, George Clooney, Alec Baldwin e no Ed Harris. Em todos eles têm escalações bem melhores que poderiam ter feito.
Já viu Segredo do Abismo? O Tira manda muito bem nesse filme, é mais antigo e o Tira era mais jovem.
Pra mim o Tira é a melhor voz paulista do Ed Harris.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-12-2025, 00:19 por Bruna'.)
(24-12-2025, 00:17 )Bruna Escreveu:
(23-12-2025, 23:56 )Julius Rock Escreveu: Agora, vou dizer que não curti ele fazendo o Nicolas Cage, Gerard Butler, Jason Bateman, Pierce Brosnan, Russell Crowe, Matthew McConaughey, Jean Claude Van Damme, Gary Oldman, Stellan Skarsgard, Jeff Bridges, Bruce McGill, Richard Gere, George Clooney, Alec Baldwin e no Ed Harris. Em todos eles têm escalações bem melhores que poderiam ter feito.
Já viu Segredo do Abismo? O Tira manda muito bem nesse filme, é mais antigo e o Tira era mais jovem.
Pra mim o Tira é a melhor voz paulista do Ed Harris.
Eu gosto mais do Campanile nele
Achou que eu tava brincando?

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.599 1.463.719 2 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 1.307 123.743 3 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Dublagem Alternativa BrunaMarzipan 3.180 1.275.394 4 horas atrás
Última postagem: Phelipe Tavares
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.668 4.154.927 7 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Desabafo sobre dublagens Daniel Felipe 451 67.309 Ontem, 23:03
Última postagem: SuperBomber3000

Usuários navegando neste tópico: 3 Convidado(s)