Opiniões Impopulares Sobre Dublagem

3253 Replies, 514522 Views

(24-08-2025, 15:52 )H4RRY51 Escreveu: Daniel Quirino também cantou a abertura de Digimon Data Squad. O fato é que ele tem uma voz ruim, coisa de pau a pau ali com Nil Bernardes. Dragon Ball Super dublado estava na expectativa de muitos fãs na época, e essa abertura foi um banho de água fria. Não bastou a voz ruim, teve essa letra pessimamente adaptada, Wendel é um péssimo versionista, mas é óbvio que ele nunca admitira isso. Até a abertura de Portugal ficou melhor que a brasileira, pra ter a noção do desastre que foi…
Acho meio simplista dizer "voz ruim" quando existem vários fatores. A música do Gary, por exemplo, é algo muito diferente das aberturas que ele fez em termos de pegada e gênero, vai ver simplesmente não é a praia dele fazer esse tipo de música.

Nunca gostei muito do Ricardo Fábio em DBGT, e nem das versões que ele fez posteriormente - não vou dizer que a voz dele é ruim, só não acho que tenha sido o cantor adequado pra fazer Dan Dan Kokoro Hikareteku.
True love will find you in the end.
(24-08-2025, 16:06 )Bruna Escreveu:
(24-08-2025, 15:52 )H4RRY51 Escreveu: Daniel Quirino também cantou a abertura de Digimon Data Squad. O fato é que ele tem uma voz ruim, coisa de pau a pau ali com Nil Bernardes. Dragon Ball Super dublado estava na expectativa de muitos fãs na época, e essa abertura foi um banho de água fria. Não bastou a voz ruim, teve essa letra pessimamente adaptada, Wendel é um péssimo versionista, mas é óbvio que ele nunca admitira isso. Até a abertura de Portugal ficou melhor que a brasileira, pra ter a noção do desastre que foi…
Acho meio simplista dizer "voz ruim" quando existem vários fatores. A música do Gary, por exemplo, é algo muito diferente das aberturas que ele fez em termos de pegada e gênero, vai ver simplesmente não é a praia dele fazer esse tipo de música.

Nunca gostei muito do Ricardo Fábio em DBGT, e nem das versões que ele fez posteriormente - não vou dizer que a voz dele é ruim, só não acho que tenha sido o cantor adequado pra fazer Dan Dan Kokoro Hikareteku.

Realmente fui simplista, vou reformular: A voz dele é ruim quando canta essas aberturas que possuem esse tipo de proposta. Ouvi agora essa do Gary e realmente aqui ele fez um trabalho decente, a voz combinou com a proposta da música.

O problema é que a direção, sabendo que a voz dele não combinava em nada com a proposta de DBS, mesmo assim o escolheu. Eu acredito que se a letra tivesse sido melhor adaptada a abertura na voz dele teria sido menos desastrosa, essa adaptação porca também contribuiu pra isso. Na época o Projeto Remake, uma banda cover, fez uma letra muito melhor…
Sobre o Ricardo Fábio em Dragon Ball GT, a questão era mais limitação do estúdio. Ao que se sabe, não foi a DPN quem produziu as músicas, mas o The Kitchen de Miami, na mesma época que o Ricardo dublou South Park por lá. Então, você não tinha muitos cantores bons à disposição do estúdio, e pegaram o melhor que tinham independentemente de combinar com a música. O próprio encerramento, cantado pelo Gustavo Andriewiski, que na época também morava lá, deixa isso perceptível.

Não é atoa que a versão brasileira da música é cantada numa nota diferente da original em japonês. Eu gosto da voz dele, mas confesso que tem algumas coisas na letra que me incomodam, trechos que ficaram sem rima ou mesmo lógica, olhando hoje em dia.

Sobre o Daniel Quirino, eu gosto dele nas músicas de Digimon Data Squad (que o Wendel também dirigiu), pelo menos no encerramento. Mas acho que o Wendel simplesmente levou isso em conta ao chamá-lo para gravar, sem considerar que podiam ter nomes melhores para aquela música em especial.

É mais questão de o escalarem em músicas que não são pra voz dele - ao contrário do Nil, que não combina com música alguma.
(Este post foi modificado pela última vez em: 25-08-2025, 13:53 por vmlc.)
(25-08-2025, 13:41 )vmlc Escreveu:

É mais questão de o escalarem em músicas que não são pra voz dele - ao contrário do Nil, que não combina com música alguma.

Exatamente. Se for pra fazer uma adaptação porca e estragá-la com uma letra mal-adaptada e vocal péssimo, não duble, não versione a música, deixa no original como estão fazendo com as aberturas dos animes nos últimos anos tipo Demon Slayer, Dan Da Dan, Jujutsu Kaisen, Naruto e etc.
Eu amo o Ricardo Fábio e o Gustavo Andriewiski cantando em DBGT
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
(Este post foi modificado pela última vez em: 25-08-2025, 18:01 por DavidDenis.)
(25-08-2025, 18:00 )DavidDenis Escreveu: Eu amo o Ricardo Fábio e o Gustavo Andriewiski cantando em DBGT

Eu tbm Smile
Amar não é pecado! 🍃
Não sei se sou o único, mas eu prefiro a versão da Álamo de O Máskara. A versão da VTI é ótima, mas eu cresci assistindo o filme mais pela TNT, no final do anos 90, meu pai chegou inclusive à gravar o filme em VHS pra mim, junto com alguns episódios do desenho. Então por isso, tenho muita nostalgia pela versão da Álamo. Mas por ter assistido demais o desenho, também sou familiarizado com as vozes da VTI.
Prefiro a Delart como o melhor estúdio das dublagens brasileiras da Disney até 2016. A Disney fez uma burrada de dropar eles, pois depois que passaram somente a usar a TV Group (digo Media Access, que nome péssimo), passaram a colocar atores de teatro sem experiência e mais abuso de star talent (se não bastasse o que aconteceu em Enrolados colocando Luciano Huck no Flynn Rider) na dublagem nas produções dubladas deles, com resultados péssimos vindo da direção não ter sido o suficiente para melhorar as interpretações
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.
(3 horas atrás)Nicholas Knupp Escreveu: Não sei se sou o único, mas eu prefiro a versão da Álamo de O Máskara. A versão da VTI é ótima, mas eu cresci assistindo o filme mais pela TNT, no final do anos 90, meu pai chegou inclusive à gravar o filme em VHS pra mim, junto com alguns episódios do desenho. Então por isso, tenho muita nostalgia pela versão da Álamo. Mas por ter assistido demais o desenho, também sou familiarizado com as vozes da VTI.

Também prefiro O Maskára da Álamo, assim como prefiro a versão deles de Jurassic Park.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 19 10.484 12 minutos atrás
Última postagem: DubMasterZ
  Alguns recordes na dublagem rodolfoalbiero 571 234.885 42 minutos atrás
Última postagem: Maria Julia Santana
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 747 54.114 54 minutos atrás
Última postagem: Julius Rock
  Dublagem do novo jogo de South Park SuperBomber3000 170 14.744 1 hora atrás
Última postagem: Bruna'
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 183 68.554 4 horas atrás
Última postagem: Bruna'

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)