Alguns artistas e as grandes diferenças entre as vozes de seus dubladores

83 Replies, 19652 Views

Eu já vinha pensando nesse assunto e decidi abordar esse assunto.

Vou explicar através de exemplos:

Chris Pratt - Há cerca de 10 anos atrás, ele era, no Rio, bastante dublado pelo Thiago Fagundes, que é um dublador com voz jovial. Já em São Paulo, quem era seu dublador? Nestor Chiesse. Percebam a diferença. As vozes do Thiago e do Nestor são totalmente diferentes uma da outra. O Raphael Rossatto, no entanto, mostrou ser o "equilíbrio" e a voz que mais se aproxima da original.

Mary Elizabeth Winstead - Esse é bem mais recente, e foi em 2 filmes seguidos em ordem de lançamento. Primeiro veio Projeto Gemini, dublado em São Paulo, com Adriana Pissardini na atriz. Já o filme seguinte, que foi o Aves de Rapina, dublado no Rio, contou com Erika Menezes na atriz. Na boa, que diferença gritante!! Enquanto que Adriana Pissardini tem uma voz bem madura, a voz da Erika é bem jovial. Parece que a Adriana Torres tem sido o "equilíbrio", digamos assim.

Claro que às vezes há vários fatores que podem determinar uma escalação que seja a princípio "estranha", mas parece que não é o caso dos exemplos acima.

Citem outros exemplos e deem suas opiniões, por favor.

Fatores que acredito que sejam exceções:
Falar de atores das antigas que tiveram seus filmes de quando eram jovens redublados com vozes de dubladores jovens, e querer comparar com o dublador atual (veterano). Acho que isso é injusto, e não conta. O ideal é que seja algo recente.
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo
(Este post foi modificado pela última vez em: 14-05-2020, 08:19 por RHCSSCHR.)
Lembrei do Fábio Vilalonga no Mark Ruffalo. OK que foi num filme só, porém quando você compara com o Jorge Lucas ou o Alexandre Moreno, a diferença de timbres é brutal.
Eu Digo o Mesmo do Mário Monjardim e do Orlando Prado no Salsicha, Com o Monja o Salsicha Era Mais Engraçado com a Voz Esganiçada e os Bordões do Monja Como "Cruzes!'', o Mesmo Não Acontecia com o Orlando que Desaprendeu o Estilo Monja e Falava com um Estilo Normal, É Como se o Salsicha Estivesse Cagando, Mas Não de Medo.
Fátima Noya e Fernanda Crispim na Angelique Boyer.
Embora a Crispim combine mais a Noya traz certo peso pra algumas personagens (Teresa, Ana Letícia).

--------------------------------------

“Tornei-me insano, com longos intervalos de uma horrível sanidade.” - Edgar Allan Poe
Um exemplo bem conhecido:

Hugh Jackman - Isaac Bardavid e Hércules Franco ou Felipe Grinnan. Já dá pra ver a enorme diferença.

Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo
Dan Stevens - Um ator que já foi dublado por "vozeirões", como Fábio Azevedo e Marco Antônio Costa. Porém, já foi dublado por dubladores com vozes mais joviais, como Fabrício Vila Verde e Rafael Rodrigo.
Acredito que o Raphael Rossatto seja a voz "intermediária" e talvez a ideal. O ator tem muita "cara" de Raphael Rossatto.

"

Del Ocho, Chavo
RHCSSCHR Escreveu:Dan Stevens - Um ator que já foi dublado por "vozeirões", como Fábio Azevedo e Marco Antônio Costa. Porém, já foi dublado por dubladores com vozes mais joviais, como Fabrício Vila Verde e Rafael Rodrigo.
Acredito que o Raphael Rossatto seja a voz "intermediária" e talvez a ideal. O ator tem muita "cara" de Raphael Rossatto.

A escala do Marco Antônio tem muita cara de "tapa-buraco" hehe. Fora aquela tipagem.

Enfim, quanto ao tópico...

Clive Owen - Caso clássico. No Rio, já tivemos por exemplo Clécio Souto, Júlio Chaves e Luiz Carlos Persy, com os três tendo timbres muito diferentes. Em SP, a mesma coisa, o Alexandre Marconato e o Leonardo Camillo (que parece ser o atual preferido) também dublaram o ator, mesmo com a discrepância entre as vozes de cada um.
Maldoxx Escreveu:A escala do Marco Antônio tem muita cara de "tapa-buraco" hehe. Fora aquela tipagem.

Enfim, quanto ao tópico...

Clive Owen - Caso clássico. No Rio, já tivemos por exemplo Clécio Souto, Júlio Chaves e Luiz Carlos Persy, com os três tendo timbres muito diferentes. Em SP, a mesma coisa, o Alexandre Marconato e o Leonardo Camillo (que parece ser o atual preferido) também dublaram o ator, mesmo com a discrepância entre as vozes de cada um.

Quanto ao Clive Owen, realmente, são muitas escalações diferentonas mesmo.
Eu acho que o Garcia Júnior talvez seria a opção ideal. O ator meio que tem "cara" de Garcia Júnior.

"

Del Ocho, Chavo
Josh Brolin - É outro que tem vários dubladores com vozes muito diferentes: Reginaldo Primo, Júlio Chaves, Guilherme Lopes, Duda Espinoza (o Leonardo José não conta, já que ele na verdade foi escalado por causa do Thanos, e não do Josh). É outro que talvez funcionaria com o Garcia Jr.

"

Del Ocho, Chavo
Outro que se encaixa aqui neste tópico é o Neal McDonough.
É outro com escalações bem diferentonas.

Ja foi dublado por vozes relativamente jovens, como Felipe Grinnan, Alexandre Moreno, Jorge Lucas e Rodrigo Oliveira. Mas também já foi dublado por "vozeirões", como Armando Tiraboschi (como no filme do Sonic), Gutemberg Barros e até o Mauro Ramos e o Márcio Simões.

Parece que não se acertam nele.

"

Del Ocho, Chavo

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Em busca de vozes maduras, Netflix inicia projeto de dublagem com moradores do Retiro dos Artistas Thiago. 17 2.670 41 minutos atrás
Última postagem: Reinaldo
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 771 111.945 1 hora atrás
Última postagem: Reinaldo
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 304 63.396 8 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Todas as vozes em Naruto klaudiu 170 61.657 9 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores que estiveram face a face com seus "bonecos" ou que foram elogiados por tais "bonecos" RHCSSCHR 176 126.325 Ontem, 18:56
Última postagem: Moossan

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)