Dubladores Favoritos

112 Replies, 28800 Views

Eu me limitei a cinco dubladoras e cinco dubladores.

André Filho, Isaura Gomes, Marcelo Gastaldi, Nelson Batista, Newton Da Matta, Olney Cazarré, Sandra Campos, Selma Lopes, Sumára Louise, Vera Miranda
Uma reconstrução do passado.
Post apagado.
(Este post foi modificado pela última vez em: 16-08-2025, 01:17 por Felipe96.)
Alguns dos que eu mais gosto:
Márcio Seixas, Orlando Drummond, Dário de Castro, André Filho, Jorgeh Ramos, Newton da Matta, Luiz Carlos de Moraes, Carlos Campanile, Mauro de Almeida, Ézio Ramos.
Sumára Louise, Ângela Bonatti, Vera Miranda, Fátima Mourão, Selma Lopes, Nelly Amaral, Denise Simonetto, Gessy Fonseca, Isaura Gomes, Helena Samara.
Luciana Baroli, Hermes Baroli, Letícia Quinto, Priscila Amorim, Lina Rossana, Mônica Rossi, Marcus Jardym, Marcelo Campos, Dário de Castro, Hélio Ribeiro, Philippe Maia, Fernanda Crispim, Priscila Ferreira, Samira Fernandes, Fernanda Bullara, Vágner Fagundes, Fábio Lucindo, Rodrigo Andreatto, Lúcia Helena, Fátima Noya, Gabriel Noya, Mabel Cezar, Gabriela Milani, Daniel Figueira.
Top 26 Dubladoras mulheres vivas na seguinte ordem:

Adriana Torres
Eleonora Prado
Sylvia Salustti
Letícia Quinto
Priscila Amorim
Marli Bortoletto
Fernanda Baronne
Andrea Murucci
Mabel Cezar
Miriam Ficher
Alessandra Araújo
Angélica Santos
Gabriella Bicalho
Marisa Leal
Marlene Costa
Rosa Maria Baroli
Patrícia Scalvi
Carol Valença
Samira Fernandes
Raquel Marinho
Rita Lopes
Lúcia Helena
Lina Rossana
Márcia Coutinho
Sheila Dorfman
Carla Pompílio

Menções Honrosas: Denise Simonetto, Tânia Gaidarji, Mariângela Cantú, Melissa Garcia
Top 26 Dubladores homens vivos na seguinte ordem:

Manolo Rey
Francisco Brêtas
Marcus Jardym
Felipe Grinnan
Jorge Lucas
Tatá Guarnieri
Clécio Souto
Duda Ribeiro
Guilherme Briggs
Ricardo Schnetzer
Leonardo Camillo
Wendel Bezerra
Duda Espinoza
Hércules Franco
Élcio Romar
Carlos Campanile
Luiz Carlos De Moraes
Fábio Azevedo
Felipe Zilse
Nestor Chiesse
Cláudio Galván
Luiz Antônio Lobue
Marco Antônio Costa
Reginaldo Primo
Hélio Ribeiro
Ronaldo Júlio

Menções Honrosas: Mauro De Almeida, Marcelo Campos, Mauro Ramos, Hermes Baroli, Nelson Machado, Orlando Viggiani
Eu raramente incluo o Mauro Ramos nas minhas listas de dubladores favoritos, e isso me deixa triste. Acho que são tantos grandes dubladores que marcam a nossa vida, que às vezes é fácil esquecer dos que sempre estiveram ali ? e é em parte isso que me leva a escrever sobre o Mauro hoje.
É até meio bobo falar dele, porque parece algo que vai subentendido, como se todo mundo soubesse o quanto ele é bom... mas será? Não sei. Mesmo com toda a fama que ele tem dentro do círculo da dublagem, eu ainda acho que ele é subestimado.

Pra mim, ele não só é o melhor dublador da geração dele, mas um dos melhores que temos vivos ? e vou além: acho muito difícil pensar em dubladores que começaram na mesma época ou depois e que tenham chegado no mesmo nível... e superar, então? Aí é quase impossível.
O Briggs, por exemplo, é um talentosíssimo ator de voz; o Jorge Lucas também é um cara sem igual. Alexandre Moreno, Sérgio Moreno, Sylvia Salusti... todos grandes profissionais. Mas tem uma coisa: o Briggs, como eu disse, é um fenômeno em criar vozes, "encarnar" personagens animados, uma força sobrenatural. Só que eu sinto que existe uma diferença entre talento pra criação de vozes e a atuação franca.
O que é a atuação franca? É a atuação sincera, que vem da alma de alguém que nasceu pra interpretar, que não precisa fazer "vozes" para se destacar, porque o diferencial já é a verdade crua que ele entrega.

Eu vejo o Mauro como um artista desse nível ? e ainda assim ele tem, sim, o talento pra criar vozes, pra fazer animação, pra divertir.
Ele me lembra muito o grande Isaac Bardavid: dois artistas que conseguem se adaptar perfeitamente aos atores que estão dublando, mas sem sacrificar a autenticidade, sem perder a alma natural que sempre aparece no trabalho deles.
Seria exagero comparar o Mauro Ramos como o Aku de Samurai Jack com o Bardavid como o Esqueleto de He-Man? Pra mim essa associação vem naturalmente. Quando ouço o trabalho original do grande Mako no Aku e percebo como a voz dele se aproxima da do Bardavid, vejo como o Mauro simplesmente não deveu nada nem ao Mako, nem ao Bardavid. É um trabalho de sensibilidade e dedicação sem igual.

E ainda tem a questão afetiva.
Eu já comentei isso algumas vezes com amigos que curtem dublagem, mas pra mim o Mauro tem uma das vozes mais "paternas" que existem.
Você ouve ele como o Sully de Monstros S.A., o Doc de De Volta Para o Futuro, o Shrek, o Stoico, o Bob Cratchit em Os Fantasmas de Scrooge, o Pumba, o Grover (meu Deus, como eu amo o Mauro no Grover, é a coisa mais fofa :cray) ou até em atores que têm essa vibe de "paizão", como o Bob Hoskins, John Candy, Kevin James, etc... gosto muito dele no Forest Whitaker, no Jean Reno, no Nathan Lane, e no Jeffrey Tambor em 'Encontro Marcado' também.
É um cara que, pra mim pelo menos, sempre passa essa voz que é como um abraço num dia ruim, sabe? Até nos vilões que sempre são divertidíssimos como o Abu que eu mencionei antes, o Cara do Chapéu Coco, o Rei do Crime (substituído sim, mas superado jamais), Tião Gavião, e tantos outros.

Eu nem cheguei a citar outros grandes personagens dele como o Larry de Esquadrão do Tempo, o Lobo Mau de Deu a Louca na Chapeuzinho, o Vitaly de Madagascar 3, o Porco do Segredo dos Animais, o Carl de Aqua Teen, o Boog... resumindo, o cara é foda.
True love will find you in the end.
Bom o pessoal da Herbert Richers só escalava o Mauro pra dublar negões, carecas e gordos. Sendo que ele tem um potencial tremendo pra dublar outras coisas.
Bruna Escreveu:resumindo, o cara é foda.

Achei este texto necessário, pois não apenas concordo, como também vejo que ele passou a ser até mais subestimado quando o Mauro se mudou para São Paulo. Parece que ele ficou mais "distante", menos presente, sendo que isso obviamente não é verdade.

Mauro Ramos tem aquele jeito de interpretar de uma geração anterior. Ele tem muito da escola dos anos 60-70, coisa que nem mesmo seus pares geracionais, como o Jorge Lucas, Alexandre Moreno e Márcio Simões possuem. Não sei, fico com aquela sensação de que o Mauro evoca um passado que já se foi quando ele interpreta, o que sempre me deixou particularmente maravilhade. Um grande ator, sem dúvida nenhuma. É um daqueles nomes que você associa imediatamente com o aspecto mitológico da máxima "a dublagem brasileira é a melhor do mundo".
Maldoxx Escreveu:Achei este texto necessário, pois não apenas concordo, como também vejo que ele passou a ser até mais subestimado quando o Mauro se mudou para São Paulo. Parece que ele ficou mais "distante", menos presente, sendo que isso obviamente não é verdade.

Mauro Ramos tem aquele jeito de interpretar de uma geração anterior. Ele tem muito da escola dos anos 60-70, coisa que nem mesmo seus pares geracionais, como o Jorge Lucas, Alexandre Moreno e Márcio Simões possuem. Não sei, fico com aquela sensação de que o Mauro evoca um passado que já se foi quando ele interpreta, o que sempre me deixou particularmente maravilhade. Um grande ator, sem dúvida nenhuma. É um daqueles nomes que você associa imediatamente com o aspecto mitológico da máxima "a dublagem brasileira é a melhor do mundo".
Perfeito, é exatamente o que eu estava pensando - eu não sei se o Márcio, o Jorge ou o Alexandre seriam o que são pra nós hoje se tivessem começado nos anos 60-70, na AIC por exemplo; não porque eles são menos talentosos que o pessoal daquela época, mas porque eles tem um estilo que talvez não encaixasse tão bem na época em meio aos tantos radioatores e estrelas de cinema e televisão. O Mauro, ao meu ver, conseguiria, porque mesmo que o mercado fosse mais "hostil" na época de certa forma, no fim das contas a questão da atuação franca que eu falei é algo difícilimo de negar... acho que acabariam tendo que engolir seco e incorporar o cara nos elencos, porque ele é talentoso nesse nível mesmo.

Existe um estranhamento muito grande, em geral, com obras muito antigas dubladas mais recente (tipo, anos 90 pra frente), e eu sempre fico muito feliz quando vejo uma dublagem que consegue capturar a vibe da época, não só honrando as atuações originais mas também as dublagems originais, e eu menciono tudo isso com um exemplo em mente: "Frankenstein" de 1931, a dublagem da Double Sound. Mauro Ramos dubla tanto o Dr. Frankenstein quanto algumas reações da criatura num arranjo que, apesar de tosco, tem um charme inegável. Lina Rossana, André Bellisar, Alexandre Moreno, Guilherme Briggs, Orlando Drummond e outros compõem o elenco, mas pra mim, quem dá o show é o Mauro. Nem tem nada a ver com o Mauro, em tese, o Colin Clive como Dr. Frankenstein, mas funciona e eu acho que parte do motivo que funciona é o mesmo motivo pelo qual certas escalações do passado funcionavam mesmo quando o dublador não tinha a voz exatamente certinha pro papel — por causa desse estilo de atuação que consegue ser contido e extremamente marcante ao mesmo tempo.

Aliás, que bom que você me fez lembrar dessa redublagem do Frankenstein, porque eu já falei dela algumas vezes e geralmente é num tom de brincadeira por causa dessa questão do Mauro Ramos fazer reações da criatura, ou de ser um elenco bem "desenho do Cartoon Network anos 2000" e isso acabar criando um efeito que retarda o aspecto "terror" do filme, porque você tá ouvindo as vozes dos caras do Aqua Teen fazendo um filme dos anos 30, é quase "Mystery Science Theater 3000" ou Tela Class mas o talento dos profissionais envolvidos (destaco, sobretudo, Mauro, Lina e Bellisar) meio que segura as pontas.

Inclusive eu cheguei a ver o filme depois com a dublagem da AIC (que por muito tempo foi considerada perdida) e pra mim não foi a mesma coisa, já tinha me acostumado com a redublagem.
True love will find you in the end.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Os dubladores na mídia romario 4.231 1.613.885 19 minutos atrás
Última postagem: Derek Valmont
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 304 63.453 11 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores que estiveram face a face com seus "bonecos" ou que foram elogiados por tais "bonecos" RHCSSCHR 176 126.376 Ontem, 18:56
Última postagem: Moossan
  Lista exaustiva de dubladores da AIC Maldoxx 53 10.878 Ontem, 16:32
Última postagem: GiovanniTav
  Escalações bizarras para dubladores fazerem pais e filhas Daniel Felipe 81 29.871 Ontem, 12:21
Última postagem: Derek Valmont

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)