Ivan Escreveu:Eu não sei o que está acontecendo com o Garcia Júnior, mas as suas dublagens atualmente estão deixando muito a desejar. Eu adoro os trabalhos dele, mas atualmente quando vejo algum de seus trabalhos recentes parece que não é aquela voz que eu gostava antigamente. Eu não sei se vcs sentem a mesma coisa, mas eu queria entender o porque das dublagens do Garcia serem bem ''ruinzinhas'' atualmente. Tipo ele dubla bastante na Unidub e na Delart, e os resultados sempre são os mesmos. Será que ele sempre foi assim... se foi eu nunca percebi.
Bruna Escreveu:Postaram esses dias um vídeo do Garcia dublando um filme do Kevin Costner na Unidub; achei, com base apenas nesse trecho, é claro, muito ruim. Realmente não sei o que aconteceu, acho que foi a voz que mudou, isso prejudica bastante, algumas inflexões, o tom da voz vai mudando, você não consegue mais alcançar as "notas" - falo notas porque é o termo usado no canto - e tem que se reinventar, de certa forma, artisticamente, se a voz é o seu instrumento de trabalho. O Garcia parece que resolveu ir por outro caminho, fazendo uma coisa mais respirada, não sei, pelo que pude ver não tá legal mesmo.
Particularmente, não acho os trabalhos mais recentes dele ruins como estão falando (vide o Bebop em as "Tartarugas Ninja - Fora das Sombras" ou o James Bond do Daniel Craig, ou o próprio Schwarzenegger, que ainda é imbatível na voz dele), mas deu sim pra notar uma diferença na voz e no estilo de atuação... no Kevin Costner por exemplo, ele tem usado um timbre bem rouco e envelhecido, talvez pela própria idade do ator (em Três Dias para Matar, eu acho que funcionou, já que era um personagem doente, à beira da morte, e de saco cheio da vida de matador). O fato é que o Garcia passou alguns anos meio distanciado da dublagem, fazendo apenas trabalhos esporádicos (fora o tempo que ele passou dirigindo para a Disney, que não o permitia atuar muito na função de dublador), agora ele parece estar voltando a dublar com mais frequência, e talvez esse período afastado tenha enferrujado um pouco ele, sendo necessário um pouco de tempo para voltar a antiga forma.
Bruna Escreveu:Eu acho o envelhecimento algo terrível, mas de um ponto de vista artístico realmente é "bom", digamos assim. Tem alguns dubladores que eu tenho curiosidade de ouvir como as vozes deles irão envelhecer, como o Sérgio Stern ou o Francisco Brêtas.
O Sérgio Stern já tem 65 anos (fiquei surpreso quando descobri) e continua com praticamente a mesma voz de vinte anos atrás. Não acho que ela vá mudar muito mais do que isso, mas posso estar enganado.