taz Escreveu:O Alan Rickman era dono de uma voz muito marcante, um grave muito profundo, e muito robusto, como foi dito anteriormente. O Allan Lima fez muito bem o papel no Harry Potter, mas é aquela coisa de novo, ele vestiu bem o papel, não significa necessariamente que seria uma opção pra fazer o ator de uma forma geral. Aliás, o Alan Rickman está quase irreconhecível neste papel em Harry Potter, nem parece o ator que esteve presente no cinema ao longo de todos esses anos de carreira. O trabalho do Allan Lima foi sem dúvida irretocável, e foi um de seus últimos trabalhos, e talvez um dos que mais tenha garantido visibilidade na sua longa carreira como dublador, diretor e tradutor. Exercendo tantas funções, Allan Lima, foi mais um homem dos bastidores, por isso é tão difícil encontrá-lo dublando alguma coisa. Ele sempre se manteve ativo na dublagem, se dividindo entre as três funções, que exercia com muita competência.
Acho que terem escolhido o Roberto Macedo pra substituí-lo, foi uma decisão acertada, primeiro em razão do grave estado de saúde do Allan Lima, que estava padecendo com um câncer raro, depois definitivamente, por conta do seu falecimento. O Roberto Macedo, embora também tivesse uma voz distante da voz do A. Rickman, tinha, a meu ver um timbre mais próximo. Ele também soube vestir bem o personagem. E acho que vestiria muito bem ator, caso tivesse feito outros filmes (se é que não fez) com ele.
Um que não está na lista e que eu acho que foi muito bem, foi o Márcio Seixas. Certamente é a voz que me vem na cabeça, quando vejo o Alan Rickman. Pádua Moreira também foi uma escolha interessante, até porque o tom se aproxima bastante do Alan Rickman no original. Sobre o Eduardo Borgerth, pode parecer estranho, mas a meu ver, ele tem um timbre que remete muito ao timbre do Alan Rickman, só que pela questão da faixa etária do ator, do tipo de ator tbem, acho que não 'casou' muito bem. Inclusive ele era um dublador relativamente jovem quando fez o trabalho. O Luiz Feier se aproximou do trabalho que o Seixas fez tbem. O Luiz Antônio Lobue também mandou muito bem no ator.
Enfim, uma enquete difícil, se puder escolher dois, meu voto irá pro Allan Lima e pro Roberto Macedo. Pelo conjunto da obra. Acho que ninguém dublou o ator com mais propriedade que eles. Embora, tenham ficado mais restritos ao Severo Snape.
Pode sim Taz.
Vc esqueceu de mencionar o Élcio Romar, que ao meu ver fez um bom trabalho no ator. Eu acho que ele é quem deveria ter dublado o Alan nos seus últimos anos de vida, mas mesmo assim o Élcio mandou bem ao meu ver. O que pode ter feito o Allan Lima não ter dublado muito, era porque ele foi um homem cheio de tarefas para cumprir e trabalhava intensamente, absorvendo muito do seu tempo. Mas mesmo assim fez ótimos personagens, apesar de algumas versões em que estava presente, serem muito difíceis de encontrar.