Reinaldo Escreveu:duas vozes que sempre fico na dúvida em filmes do começo dos anos 90.
Hélio Ribeiro e Nelson Batista.
Por exemplo, nesse caso não vejo semelhança nem em timbre e nem em interpretação. As vozes são de tipos bem diferentes, o Hélio tem uma voz mais encorpada, a voz do Nelsinho é bem respirada, e em termos de tom e interpretação se aproxima mais do pessoal de Sampa da geração dele (por ex. Gastaldi, Ézio, Olney Cazarré, embora eu não ache as vozes semelhantes).
Reinaldo Escreveu:sempre será tbem discordo de bastante coisa que comentaram até agora mas normal. Taz eu to achando que uma parte do que você comentou tem mais a ver com a qualidade do dublador (timbre+interpretação) do que a voz em si se parecida... pra dizer que dubladores tem vozes parecidas não vejo a interpretação, dependendo da tonalidade, sotaque e nuances do personagem fica totalmente diferente da voz in natura dele.
vou discordar, as vozes dos dois são parecidas sim, um pouco mas são. Não é a melhor das comparações porque o Sérgio tem dublado mais ultimamente e o Jorgeh dublado pouco antes de falecer,..
Eu acho que é aí que entra a questão da interpretação, ninguém confundia a voz do Sérgio Fortuna com a do Jorgeh Ramos na época que ele era locutor da Herbert ou da Wan Macher, mas interpretando papéis que se assemelham mais aos tipos do Jorgeh e até personagens que o Jorgeh dublou (acho que foram Jafar e o Scar), causa esse tipo de confusão. Que na minha opinião é mais por uma questão de interpretação mesmo, as vozes são graves, conseguem emitir as mesmas notas, e ainda com estilo de interpretação semelhante, aí fica parecido mesmo, mesmo sem realmente ser, eu diria que existe uma ligeira semelhança, mas o que tão fazendo com o Fortuna hoje é forçação de barra, pra ficar parecido com o trabalho do Jorgeh Ramos.
Pra mim, a voz normal do Sérgio Fortuna lembra muito mais a voz do Ronaldo Baptista, que narrava os desenhos da Disney em São Paulo, em um daqueles estúdios (SC ou Megassom). Outra voz que se assemelha e muito é a do Sérgio Marques. E quando falo isso também não estou incluindo a questão da interpretação, e sim os timbres em si.
Sinceramente discordo quando falam que o AF e o Feier tem voz semelhante, não tem. As vozes tem constituição diferente. Pra mim o Marco Antônio Costa tem um timbre que se aproxima muito mais do timbre do AF que o Feier. O que o Feier conseguiu foi alcançar as notas e os tons que o AF usava em atores que fazia voz mais grave. Tanto que qualquer um sabe diferenciar a voz de um e do outro com facilidade, porque os timbres por si só são bem distintos. O Ricardo Juarez compartilha mais semelhanças em estrutura de timbre com o Feier, que o André Filho de fato, independente da interpretação.
Pra mim casos clássicos de vozes semelhantes na dublagem: Garcia Júnior e Gutemberg Barros / Ricardo Juarez e Luiz Feier (estou me referindo a timbres mesmo neste caso)
Eu por exemplo achava as vozes de Nelly Amaral e Selma Lopes iguais, hoje acho as duas muito diferentes, acho que a questão as vezes pode ser de familiaridade com as vozes as vezes também. Outro caso clássico, Antônio Patiño e José Santa Cruz, timbres absolutamente distintos, antes achava muito igual, hoje acho muito diferente.