Paseven Escreveu:Acho que o começo mesmo pra essa nova geração foi o Newton da Matta, mas é claro que antes teve o Nestor, Grinnan e o Baroli (Nestor pela falta de oportunidade, Grinnan foi pela falta, talvez, de oportunidade fora da Double Sound e o Hermes por ter sua família em Sampa e de quebra pegou o Seiya rs)
Pra se ter uma noção o rio "perdeu" Felipe Grinnan, Hermes Barolli, Nestor Chiesse, Newton da Matta, Mauro Ramos, Hamilton Ricardo, Rosane Correa, Leonardo José, Ettore Zuim, Silvia Goiabeira e Sampa só o Bruno Rocha rs (Estou generalizando alguns nomes, mas deu pra entender a situação rs)
O Da Matta dublou pouco em São Paulo, a maior parte dos trabalhos dele que eu conheço nessa fase foram estúdios de menor projeção. Muito embora ele tenha se retirado do Rio, a parte mais significativa de toda a carreira dele foi no Rio. Diferente do Grinnan e do Mauro Ramos por exemplo que estão nos principais estúdios e em várias produções.
O Silvio Navas também deixou o Rio de Janeiro depois de anos dublando, no fim dos anos 90. Infelizmente o Navas não continuou a dublar com a mesma frequência em São Paulo, e hoje se encontra parado. Fiquei sabendo que ele já dublou alguma coisa nesses últimos anos, mas é muito pouco estamos falando de Silvio Navas, o cara é um dos mais versáteis dubladores da história. Faz falta, e muita falta, em qualquer lugar independente de onde esteja morando.
Eu diria que o Navas foi o precursor desse processo migratório. Antes dele que eu me lembre só o Sérgio Galvão, mas isso foi bem no início dos anos 90. Outros dubladores paulistas dublaram esporadicamente no Rio nos anos 90, César Leitão e Walmir Barros, mas poucos trabalhos são conhecidos deles no Rio de Janeiro nesta época.
Kevinkakaka Escreveu:O mercado de dublagem no Rio não é mais o mesmo desde que fizeram greve no início de 2015... Muitos clientes foram pra SP.
Nossa, como fiquei afastado muitos anos não soube dessa greve, se vc puder falar mais detalhes ou puder me falar onde posso me informar sobre isso, eu o agradeceria.
Agora, desculpe, acho que uma greve de dubladores não tenha sido a principal causa, o efeito desse tipo de coisa é mais pontual. Greve por greve, houve uma em 1979 no auge da dublagem carioca, e outra em 1997. E pode ter havido muito mais. Mas é um fato a se considerar levando em conta uma conjuntura desfavorável, mas não dá pra considerar como fator preponderante.