Renato R! Escreveu:Mas tem uma grande diferença aí. Nos EUA os atores fazem trabalho de voz original (e não dublagem), junto com o diretor eles tem liberdade de criar as falas do jeito que acharem melhor e só depois é que os personagens em computação são criados em cima das falas deles. O processo de dublagem é bem mais tenso, pois o produto já está pronto, logo o ator tem que respeitar o ritmo, respiração, entonação, sincronização, etc, pois já está tudo ali, e nem sempre ser ator é sinônimo de boa dublagem. É aquilo que vários dubladores já falaram: todo dublador é ator, mas nem todo ator é dublador.
Olá Renato, não sei se você vai me responder isso, mas eu tenho uma dúvida em relação a essa questão de "voz original" e "dublagem", por que motivo a dublagem, ou melhor, o uso do termo dublagem só se aplica somente ao trabalho do ator seguindo um trabalho guia, ou seja, uma voz colocada anteriormente?
Quer dizer na prática, ou melhor, o resultado final é o mesmo, a finalidade (num sentido mais finalista mesmo) é a mesma, mas o processo é distinto, até que ponto essa diferença já pode ser suficiente para se utilizar um termo como este "voz original".
Eu não sei, pode até ser um termo técnico, mas qual a validade dessa terminologia em um sentido real, prático, qual a validade desse conceito de "voz original" enquanto que conceito real, sólido, enquanto uma categoria ou forma de classificação, é isso que eu gostaria de saber, porque o pessoal adora falar sobre isso de "voz original", mas nos EUA por exemplo é tudo "voice actor", que seria o correspondente ao dublador no Brasil, não importa se a voz foi o trabalho original ou não, como no caso dos animes e outros tipos de animações estrangeiras.
Eu juro que fiquei curioso pra saber isso, porque eu não faço a menor ideia de onde o pessoal retira alguns conceitos. Eu posso sim estar assinando um atestado de ignorância ou mesmo de "burrice", mas acho que é interessante abordar essa questão, muito embora eu saiba que não seja o assunto do tópico.
É isso, aguardo a resposta. Abraços.