taz Escreveu:Tu encontrou esse filme facilmente? Eu gostaria de vê-lo é um clássico do cinema brasileiro, filme do Gláuber Rocha, mas eu tenho mais curiosidade de assistir mesmo é Terra em Transe, que parece que é raríssimo.
Sobre o filme, bom, muito provavelmente sim, no cinema nacional muita coisa era dublada. Acho que a Zezé Macedo, a que fazia a Dona Bela na Escolinha do Professor Raimundo, exigia sempre ser dublada pela Selma Lopes, que inclusive dublou a Carmem Miranda em muitos filmes.
Outros dubladores começaram dublando filme nacionais, Sumára Louise a convite da Selma Lopes inclusive. E o Mário Jorge Andrade, ao que me parece, começou dublando a si mesmo, mas não tenho certeza muito sobre esse fato.
No YTB tem trechos de um filme dublado, no elenco havia Vanda Lacerda, que na ocasião não foi dublada, a Vanda Lacerda que já trabalhou em dublagem, e o ator Osvaldo Loureiro dublado pelo ator Allan Lima, a guria que era uma espécie de protagonista era dublada pela Juraciara Diácovo, o garoto namorado dela era dublado pelo Luís Manuel, e o Isaac Bardavid dublou um capitão de um navio.
Enfim, tinha muita coisa dublada no Cinema Nacional, e muitos atores que passaram pelo cinema, inclusive fizeram incursões pela dublagem.
Assisti em um dvd ripado do canal Brasil,sempre passa por lá. Acho que até no YouTube tem.Cara,também quero ver "Terra em Transe",queria ver até MA69,documentario que Sarney pediu pra ele fazer falando como o estado era pobre antes dele