taz Escreveu:Olá Bruce, peço desculpas por ficar fazendo quotes meio que desnecessários, mas putz cara, sou teu fã, gostei muito desse elenco do Dumbo, ficou super assim com aquele clima de dublagem realizada pela AIC, e o mais importante na arte de fazer elencos acho que isso, passar um ideia de verdade, e o teu elenco me passou essa ideia.Opa.
Muito obrigado pelo comentário, Pedro, sempre gosto quando meus elencos tem feedback. XD
E você tem toda a razão no que diz. Quando você está fazendo um elenco como esse, que remete à eras passadas da dublagem, você tem que se colocar como um diretor da época, e então não só se preocupar em escolher vozes adequadas, mas também em redefinir a sua ideia de "adequado".
Agora, falando sobre uma escalação curiosa, eu coloquei o Julio Municio Torres no diretor do circo porque eu lembro que vi Dumbo muitas vezes quando era mais jovem e sempre associava esse personagem ao Leôncio de Pica-Pau, e a voz mais marcante dele na AIC era a do Júlio, que tinha um tom de voz bem baixo e um sotaque castelhano, acho que ficaria muito legal.
Inclusive na primeira dublagem de Dumbo -- datada de 1941 -- quem fazia esse personagem era um ator com sotaque de Portugal, mas a dublagem mais marcante e mais frequente de minha infância é a com o Ênio Santos então só fui descobrir essa original recentemente e... bom, é realmente muito curioso você assistir a um filme efetivamente dublado em 1941 aqui no Brasil, é uma sensação diferente que eu não consigo explicar muito bem. Gostaria muito de ver a dublagem original de Branca de Neve também, mas acredito que esta está perdida para sempre, tão infelizmente.
i