taz Escreveu:Olá Chris entendi o que vc quis dizer, não esquenta com isso cara, não era disso especificamente que eu estava falando, eu só acho nociva a ideia de ter um cara pegando o trabalho de um cara anterior, só porque acham que esse cara é sucessor do outro e tem que fazer tudo que é trabalho que o outro fazia, é claro que isso não acontece assim ao pé da letra, mas tem muito fã que acha que tem que ser assim, e muito diretor que usa esse artifício pra poder escalar uns dubladores meio nada a ver pra fazer papéis de dubladores mais antigos. Eu acho impossível um cara que tá começando não se inspirar no trabalho dos seus antecessores, é claro que vai haver isso, mas com o tempo o trabalho vai ganhando uma cara diferente, e com a maturidade o ator passa a ter um trabalho muito distinto do trabalho daquele cara que o inspirou. Não quis falar nada pra ti nesse sentido, por favor, se a ideia foi essa que eu passei, peço desculpas por ter me expressado mal, é que eu acho certas práticas comuns do mundo da dublagem um pouco inadequadas e até mesmo abomináveis, como havia dito anteriormente.
Tranquilo, cara, não precisa se desculpar. Eu é que senti a necessidade de expor melhor meu ponto de vista, para evitar qualquer mal-entendido. E concordo contigo em relação aos bonecos, não existe sentido em jogar todos os bonecos de um determinado dublador nas mãos de outro só porque ambos possuem timbres de voz semelhantes, passando por cima de todos os outros critérios fundamentais da boa dublagem. Como você disse, cada caso é um caso, e se um profissional realmente vai dar continuidade ao trabalho de outro que seja por adequação completa ao ator/personagem, não apenas similaridade de vozes.
Um exemplo que você citou é o do Luís Feier, que passou a dublar muitos dos atores feitos anteriormente por André Filho e Márcio Seixas. Apesar de ser um ator de recursos limitados (ao contrário de seus colegas supracitados), ele se adequava muito bem a alguns papéis herdados por possuir a seu favor um carisma fora de série e conseguia imprimir isso em muitos atores deficientes de tais atributos (como Steven Seagal), só por isso ele já faz uma falta enorme no ramo.