BruceDubber Escreveu:Realmente, um dos grandes nomes da história da dublagem paulista. Engraçado é que, se não me engano, o Zezinho nunca dublou um personagem ou ator mais velho, sempre fez crianças, mesmo nos anos 90, já com seus 70 anos -- por aí -- ele ainda dublava crianças ou adolescentes, como foi o caso do personagem Harold de Ei, Arnold, desenho de 1996 e uma das últimas produções que contou com a participação ilustre do Zezinho. Eu gostaria de ver ele falando de forma normal em alguma entrevista ou palestra, deve ser bem estranho já que estamos tão acostumados com ele fazendo um outro tipo de entonação e interpretação quase sempre. E a dublagem brasileira em geral tem dessas, não "muitas dessas", mas tem. Dubladores demasiadamente escalados em um certo tipo de personagem que não tem nada à ver consigo. Outro exemplo é a Úrsula Bezerra, ela não foi nem a primeira e nem a última atriz à dublar garotos, tradição já antiquíssima na dublagem, mas a associação dela à esse tipo de trabalho chegou ao ponto em que ela deve ter feito uma, duas ou três mulheres em toda a carreira dela, é engraçado.
Já vi a Úrsula Bezerra dublando garota, foi num filme na antiga sessão de filmes na tv chamada Cinema em Casa, ela fazia uma garota ruiva (adolescente) bem chata, e essa garota enganava e roubava a roupa do garoto (que acho que era dublado pelo Fábio Lucindo), aquele típico filme americano de adolescente/criança que tem acampamento, esse tipo de coisa assim, mas isso é a única coisa que me recordo desse filme, não lembro o nome, e nem os atores que participavam, só me lembro dessa cena especificamente, isso deve ter sido a mais de 15 anos com certeza, eu não tenho uma memória tão boa assim, era guri ainda, até hoje eu sou, mas sou gurizão hehehehe.
E sobre as vozes de crianças, realmente antigamente era muito comum que adultos fizessem vozes de crianças, alguns filmes da Disney contaram com vozes de crianças, mas não era algo comum. Li em algum lugar que até a Glória Pires tentou dublar quando criança mas não conseguiu. Outro que eu sei que dublou criança foi o cantor já falecido Pery Ribeiro, filho da Dalva de Oliveira e do Herivelto Martins, ele foi um dos protagonistas de um dos filmes da Disney, não sei se foi Bambi, ou algo do tipo. Mas geralmente as vozes infantis eram feitas por adultos, coincidentemente vários atores e atrizes que dublavam crianças, começaram a carreira de ator como crianças, como é o caso de Luís Manuel, Henrique Ogalla, Cleonir dos Santos, Juraciara Diácovo, Nair Amorim (acho), Nelly Amaral (que fez acho que ela criança não tenho certeza, mas começou a carreira ainda na infância).
Uma dubladora que eu curto fazendo crianças, mais especificamente meninos travessos, é a Maria Inês Nodial, essa era fera, parecia que era um menino mesmo que tava falando, não sei como ela conseguia. Enfim, coisas da dublagem.