taz Escreveu:Sobre o Zezinho Cútolo, que saudade de ouvi-lo, a voz dele lembra infância, eu tava assistindo o Barney com meu priminho de 3 anos, e ele aparecia numa participação dublando um garotinho, ficou estranho, até porque o Zezinho já devia ter mais de 60 ou até 70 anos naquela época e ele dublando um garotinho destoou demais, mas ele sempre teve uma voz muito jovem, jovem não infantil mesmo. Ele seria uma boa para o Chris. Não sei nada sobre o paradeiro dele, ele deve estar com uns 85 anos agora, um mito.Realmente, um dos grandes nomes da história da dublagem paulista. Engraçado é que, se não me engano, o Zezinho nunca dublou um personagem ou ator mais velho, sempre fez crianças, mesmo nos anos 90, já com seus 70 anos -- por aí -- ele ainda dublava crianças ou adolescentes, como foi o caso do personagem Harold de Ei, Arnold, desenho de 1996 e uma das últimas produções que contou com a participação ilustre do Zezinho. Eu gostaria de ver ele falando de forma normal em alguma entrevista ou palestra, deve ser bem estranho já que estamos tão acostumados com ele fazendo um outro tipo de entonação e interpretação quase sempre. E a dublagem brasileira em geral tem dessas, não "muitas dessas", mas tem. Dubladores demasiadamente escalados em um certo tipo de personagem que não tem nada à ver consigo. Outro exemplo é a Úrsula Bezerra, ela não foi nem a primeira e nem a última atriz à dublar garotos, tradição já antiquíssima na dublagem, mas a associação dela à esse tipo de trabalho chegou ao ponto em que ela deve ter feito uma, duas ou três mulheres em toda a carreira dela, é engraçado.
i