BruceDubber Escreveu:Tenho certeza que vai ficar interessante até porque o Marco Antônio é um ótimo ator, mas é engraçado caso voltemos alguns meses atrás na história, quando o Briggs publicou em seu mural no Facebook uma queixa contra as campanhas dos fãs para escalação de determinado dublador em determinado personagem. Então os fãs, que mais estão antenados em dublagem, que mais investem sua grana no produto deles, são a razão do sucesso comercial de filme x e série x... eles não podem decidir o que querem ver, mas alguns produtores em ternos mequetrefes, que provavelmente nem entendem porra nenhuma de dublagem -- porque qualquer um minimamente informado sabe que o boneco do Mark aqui no Rio de Janeiro é o Marcus Jardym -- podem?
Questionamento importante, sem dúvida. Mas as vezes nós fãs realmente podemos estar interferindo numa coisa que ainda não devemos nos meter, por exemplo, quando mudam a voz de um ator consagrado com uma voz já consagrada num filme, antes mesmo de conferir o resultado final muita gente vai reclamar, sem nem saber direito quais as razões que levaram a essa escala, ou seja, de repente foi necessário haver a substituição de vozes por várias razões, ou o personagem não combinava com a voz oficial, ou o cara envelheceu a voz e não consegue mais fazer o papel, ou sei lá "n" razões aí que podem surgir. Mas embora isso de fato possa ocorrer, geralmente os fãs acertam mesmo e aquela voz que eles reclamaram realmente não seria adequada, mas isso é minha visão de fã e não de profissional em dublagem.
Eu acho que os distribuidores deveriam ter um grupo especializado, composto por profissionais capacitados, que ajudasse a avaliar melhor as escolhas dos elencos na dublagem. Antigamente os diretores tinham mais liberdade pra escolher as vozes, hoje os testes são uma obrigação e me sai cada absurdo desses testes que eu vou te dizer. Já que é pra ser assim, necessitamos sim de um acompanhamento profissional de qualidade, ajudaria a todos e daria mais legitimidade ao trabalho do diretor e do estúdio, quando o pessoal começasse a reclamar. Sim é mais burocracia, mas infelizmente, se não tivermos certas normas e certos termos e marcos de regulação e fiscalização a coisa realmente não sai boa, porque aí qualquer um decide o que quiser, e faz merda quando bem entender, esse tipo de coisa evita essas situações desagradáveis. Se é que isso já não existe, mas se existe não tem funcionado, e se não funciona ou se funciona de forma inadequada tá na hora de começar a botar o barca pra andar, e acabar com esses excessos, esses erros bizarros, porque realmente não dá, do jeito que tá, não dá, infelizmente.