BruceDubber Escreveu:Sim, sua observação está correta. Tanto que geralmente quando estou fazendo um elenco noto que um determinado personagem que eu escolho o Rodney Gomes funcionaria com todos esses outros, e eu acrescentaria o Henrique Ogalla, que é outro que tem um estilo parecido. Agora, pelo menos o Rodney Gomes e o Luís Manuel até pouco tempo atrás, quando o primeira era vivo, os dois tinham vozes MUITO parecidas, eu lembro até de confundir quem fazia quem em Catdog, porque a voz do gato lembrava muito a do Yoda na trilogia moderna de Star Wars, até acho que o Luís poderia ter feito esse personagem na redublagem da saga. E sobre estilos parecidos: o mesmo se aplica aos outros que você citou anteriormente. Ézio Ramos, Marcelo Gastaldi, Orlando Viggiani, Nelson Batista e eu acrescentaria aí no meio o Olney Cazarré.
Enfim, ainda sobre o Dustin Hoffman: as vozes que citaste para este ator estão bem diferentes hoje em dia. Não sei se foi isso que eu quis dizer, mas o Carlos Marques ou o Luís Manuel nunca que poderiam dublar o ator em uma possível redublagem de A Primeira Noite de Um Homem, por exemplo. Orlando Viggiani talvez, mas o que eu quero dizer é que as vozes deles envelheceram quase que juntamente à "cara" do Hoffman. Acaso não tenha ouvido ainda a voz do Luís Manuel nos dias atuais, recomendo que dê uma olhada em alguns episódios que ele faz pontas, ele também dubla o Thomas, que é um bode e é fixo da série. Ele geralmente faz um tom caricato, mas dá pra ter uma ideia. Ele também fez o gato em Catdog há um tempo atrás junto do saudoso Rodney Gomes, que fazia o cão, mas desde lá já há um tempinho, acho que mais de 15 anos, a voz dele envelheceu ainda mais desde então. Já o Carlos Marques, eu vi um vídeo dele de 2007 com o Castro Gonzaga e achei que ficaria muito foda a voz dele nesse ator. Enfim, o Henrique Ogalla, que eu citei no parágrafo anterior, talvez desse um caldo também, mas esse eu não sei se tá vivo.
Já vi algumas coisas recentes do Luis Manuel na Wan Macher, na época que ele trabalhava lá, e já ouvi a voz dele também naquele estúdio novo, que tem umas dublagens bem mais ou menos, acho que é Riosound o nome. Eu acho a voz dele jovial, ele é um velhinho já, e pode dublar caras mais jovens. O Carlos Marques eu ouvi numa série chamada Veronica Mars, acho que foi uma das últimas coisas que ele fez em dublagem. O que eu acho é que o tom de voz deles pode estar grave, mas não se encaixaria bem no perfil do Dustin Hoffman de hoje, a voz do Dustin Hoffman é bem característica e destoa bastante da voz deles, acho que seria interessante mesmo alguém que estivesse mais próximo desse estilo dele, acho que se encaixaria melhor.
Mas quando jovens a voz deles caberia nos papéis do Dustin Hoffman daquela época. Luís Manuel e Carlos Marques são grandes dubladores, que dublaram poucos atores de importância, uma pena, que o pessoal não conseguiu se adaptar ao amadurecimento do trabalho deles, principalmente do Carlos Marques, até porque o Luís Manuel se dedicou muito à direção de dublagem, e deixou a parte da interpretação para os outros. Mas ainda assim eu seria mais contido, e optaria por um caminho digamos assim mais comum, se é que você me entende porque ficou um pouco confuso.
Sobre o Henrique Ogalla, ele está vivo e muito bem de saúde, mas não tem saco pra dublagem atual, ele alegou em entrevista ao Gerson Ferreira, que não curte o estilo do pessoal que tem feito hoje, que tem muito dublador que imita o pessoal do passado, ele citou que tem gente que imita o André Filho, ao invés de buscar um estilo próprio, e também criticou as panelinhas. Ou seja, não foi nada amistoso, e acredito que pelo tom que ele deu, provavelmente não voltará mais às bancadas dos estúdios. Posso estar enganado, mas ele que não é bobo nem nada tem curtido sua "aposentadoria" em uma fazenda na Bahia.