BruceDubber Escreveu:Valeu. Eu tive um pouco de receio em relação ao Luiz Antônio Lobue porque não lembro dele dublando nessa época, mas acho que ele já era atuante, né?
Eu também ia colocar o Ricardo Nóvoa no Peter Cushing, li que ele havia começado muito antes na dublagem mas igualmente não me recordo de trabalhos dele nesta época, na minha mente o Nóvoa havia iniciado em algum lugar no fim dos anos 80. Pra mim ele é a voz do Peter Cushing no Brasil, mesmo que nunca tenha feito este ator. A voz é bem parecida com a no original. O Waldir de Oliveira me veio à mente como segunda opção, acho ele ficaria muito bacana, pelo menos no Van Helsing.
Gostaria de expressar também o meu desprezo pela escala do Orlando Drummond no ator na redublagem do filme para o DVD. Simplesmente não há margem para questionamento quando estamos falando da versatilidade e talento do Drummond, ele é justamente tido como um dos melhores dubladores da história e tal. Mas ficou PÉSSIMO no Cushing, não combinou em nada. Timbre, entonação, estilo de performance. Tenho sorte de possuir o filme com a excelente dublagem original com Sílvio Navas, Garcia Neto e Darcy Pedrosa.
Ao meu ver, nenhum dublador pôde ou poderia "adaptar" a sutileza e elegância do Peter Cushing para o nosso idioma, por isso mesmo que dificilmente vejo filmes dele em português. Ele era um ator fenomenal e como ele nunca vi outro. Eu gostei um pouco do Júlio Chaves em A Maldição de Frankenstein e foi só.
O Lobue deve ter começado a dublar no fim dos anos 80. O Ricardo Nóvoa começou a dublar na Ibrasom nos anos 60, existia até uma foto dele no site Retrotv que falava isso, mas na época o pessoal ou associava os trabalhos dele ao Eudes Carvalho ou ao João Francisco, e não era nenhum dos dois. Concordo que o Nóvoa ficaria interessante no Cushing, o timbre dele lembra um pouco a "voz normal" do Waldir de Oliveira, e também lembra o Garcia Neto, só que num tom mais agudo. Eu acho que o Nóvoa se afastou da dublagem, e depois voltou, acho que os trabalhos dele nessa suposta "nova fase" foram na Álamo no fim dos anos 80, ou até mesmo no iniciozinho da década de 90, depois ele migrou pra Clone, e nunca mais se ouviu nada dele em dublagem, pelo que sei.
A voz do Peter Cushing é bem leve, suave, mas ao mesmo tempo tempo tem um veludo na voz interessantíssimo, além de uma classe ímpar, adoro tudo nele, a expressão, o olhar, a voz, tudo é muito marcante e tudo com muita classe. Embora eu ache que a voz pra ele quando era jovem seria o Dário de Castro, e quando velhinho três nomes me vem a cabeça o Paulo Gonçalves, que tem um timbre próximo ao do Cushing, mas a voz é muito grave, Waldir Fiori, que tem a voz que eu acho que está no tom do Cushing, mas não tem o veludo que o Gonçalves tem, e Ribeiro Santos, que seria um meio termo entre um e o outro, mas ainda assim não fica perfeito. Eu prefiro ainda o Paulo Gonçalves apesar do grave trovejante. Em São Paulo dois nomes poderiam fazer o Cushing, eu escalei o Xandó Batista, na versão de Star Wars em outro tópico, mas não é nele que eu penso não, são Rogério Marcico, que tem uma voz diferente, um pouco grave, mas poderia dar a ele a classe e o tom que ele merece e Waldir Wey, que tem um estilo meio mecânico e uma voz muito similar à do Garcia Neto.