taz Escreveu:Gostei, excelente escolha o Waldir de Oliveira pra fazer o Peter Cushing, eu penso exatamente o mesmo, seu elenco tá tão de alto nível, que o pior dublador é o Luiz Antônio Lobue, que é muito fera.Valeu. Eu tive um pouco de receio em relação ao Luiz Antônio Lobue porque não lembro dele dublando nessa época, mas acho que ele já era atuante, né?
Eu também ia colocar o Ricardo Nóvoa no Peter Cushing, li que ele havia começado muito antes na dublagem mas igualmente não me recordo de trabalhos dele nesta época, na minha mente o Nóvoa havia iniciado em algum lugar no fim dos anos 80. Pra mim ele é a voz do Peter Cushing no Brasil, mesmo que nunca tenha feito este ator. A voz é bem parecida com a no original. O Waldir de Oliveira me veio à mente como segunda opção, acho ele ficaria muito bacana, pelo menos no Van Helsing.
Gostaria de expressar também o meu desprezo pela escala do Orlando Drummond no ator na redublagem do filme para o DVD. Simplesmente não há margem para questionamento quando estamos falando da versatilidade e talento do Drummond, ele é justamente tido como um dos melhores dubladores da história e tal. Mas ficou PÉSSIMO no Cushing, não combinou em nada. Timbre, entonação, estilo de performance. Tenho sorte de possuir o filme com a excelente dublagem original com Sílvio Navas, Garcia Neto e Darcy Pedrosa.
Ao meu ver, nenhum dublador pôde ou poderia "adaptar" a sutileza e elegância do Peter Cushing para o nosso idioma, por isso mesmo que dificilmente vejo filmes dele em português. Ele era um ator fenomenal e como ele nunca vi outro. Eu gostei um pouco do Júlio Chaves em A Maldição de Frankenstein e foi só.
i