taz Escreveu:Interessante isso, porque faz tempo que não assisto filme com o Kurt Russell, nunca o vi no original vou dar uma pesquisada, mas a voz desses dubladores convencia muito bem no ator, que é o mais importante. Enfim, se for o caso do cara ter que modular a voz não fica legal, vide o trabalho do Marco Antônio Costa em Electra dublando o Terence Stamp, ficou muito estranho, porque o Marco modula bem a voz veja que ele vai do Pica-pau ao George Clooney, tudo isso fica muito bem feito, mas esse modular de voz ao qual você se refere eu tenho minhas dúvidas, idem ao Garcia Júnior, que consegue modular a voz tão bem que dubla atores bem mais velhos desde quando era quase adolescente, só pra ter uma ideia, ele é uns 20 anos mais jovem que o Harrison Ford. Em relação ao tipo de personagem, não tenho dúvidas que eles fariam bem qualquer papel, mas em relação ao tipo de voz, acho que é um fator limitante sem dúvida. Vou assistir ao Kurt Russell fazendo qualquer coisa recente e posto minha opinião...
EDIT: Interessante, volto atrás no que disse, depois de assistir o Kurt Russell achei que o Tiraboschi mais ou menos se encaixa, principalmente quando ele abaixa o tom de voz, mau eu prefiro evitar sempre quando possível, porque é um intérprete de baixa qualidade na minha opinião, tem uma interpretação muito fraca, embora a voz seja interessante, mas é incomodo pra mim ouvi-lo nesse tipo de papel/ator, eu gosto até dele fazendo o Jason Statham, mas só.
Tenho algumas sugestões pro papel pra evitar o Tiraboschi, primeiro Luiz Antônio Lobue, que tem uma voz grave, mas pode ficar estranho, segundo Dário de Castro, que não tem uma voz mais grave, é uma coisa suave, mas vestiria bem o atual momento do Kurt Russell e por fim, e eu escolheria este sem dúvida, Élcio Romar, que tem um grave bem legal, já que ele tem feito o Christopher Waltz porque não o Russell. Quem eu não gostaria de ver dublando o Russell também é o Paulo Celestino, consegue ser pior que o Tiraboschi, embora tenha um timbre interessantíssimo.
No original o Kurt tem a voz mais rouca e áspera (e ele forçava muito essa rouquidão quando fazia o Snake Plissken, ficava parecendo o Clint Eastwood), por isso que eu acho que o Tiraboschi se encaixa, pelo timbre parecido e pela interpretação canastra (ele ficou perfeito no Statham justamente por isso, já para um personagem mais complexo, como Walter White, é realmente bem limitado). O Lobue e o Dario seriam opções interessantes, e ambos já dublaram o ator, já o Élcio acredito que ficaria pesado demais, não consigo imaginá-lo no Russell.
Garcia Júnior é um caso raro, como você disse, sempre conseguiu dublar atores muito mais velhos (outro exemplo é o próprio Schwarzenegger, que já tinha quase quarenta anos quando o Garcia, então com 17, começou a dublá-lo) alcançando um grave tonitruante ou suavizando a voz para jovens e galãs (o tom adotado por ele no Kurt), com a mesma naturalidade. Mas o Russell envelheceu demais, enquanto o Garcia ficou numa espécie de meio-termo: como seu grave ficou mais evidente com a idade, ainda tira de letra atores com esse padrão de voz (muita gente detesta, mas não vejo nada de errado nele dublando o Daniel Craig, por exemplo), mas para atores mais velhos com um timbre diferente, acho arriscado.